Seguro viagem geral 728x90

Viagem de Avião ou Outro Meio de Transporte – Qual a Melhor Opção?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual o melhor meio de transporte a ser utilizado em uma viagem.

Avião, ônibus, carro, navio, trem e até mesmo bicicleta. As opções são várias e cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. Tudo vai depender do destino, estilo do viajante e motivo da viagem.

Se você vai viajar e não sabe qual a melhor opção em meio de transporte, então nos acompanhe neste artigo.

Avião

Imagem de avião voando em pleno céu.
Foto: via Pixabay

Sem sombra de dúvida este é o transporte mais rápido e a primeira opção da maioria dos viajantes. É ótimo para destinos mais distantes, sendo que você pode escolher entre classe econômica, executiva e primeira classe, proporcionando maior conforto e comodidade.

Porém é o meio de transporte mais caro, dependendo do destino que você escolha, além do mais burocrático, sendo necessário realizar check-in, possui maior fiscalização, você tem que se preocupar com o tamanho e peso da bagagem e objetos que não podem ser levados no avião.

Além disso, podem ocorrer problemas como extravio ou perda de bagagem, atraso em voos, dificuldade em encontrar o portão de embarque, entre outros imprevistos.

Quando chega ao destino, nem sempre o aeroporto fica próximo de seu local de hospedagem e passeios que deseja fazer, assim você terá que pagar outro meio de transporte, que além de ser um acréscimo a mais para seus gastos pode causar transtornos se você estiver em um país no qual não domina o idioma ou não conhece direito o local.

Por isso sempre é recomendado preparar o traslado até o local da hospedagem com antecedência, dessa forma você poderá chegar com tranquilidade, sem maiores transtornos.

Outra dica é conferir se todas as taxas se encontram inclusas na passagem a área ou se devem ser pagas separadamente antes de adquirir a sua.

Prefira comprar as passagens com antecedência e viajar em baixa temporada para conseguir melhores preços. Fique atento às promoções das companhias aéreas. Se quiser conferir mais dicas confira nosso artigo sobre como encontrar passagens aéreas baratas.

Procure chegar cedo ao aeroporto para realizar o check-in com tranquilidade, de preferência duas horas antes em voos nacionais e três horas no caso de voos internacionais, uma vez que o processo pode demorar, especialmente se você for viajar para os Estados Unidos que possui um procedimento de segurança mais rígido.

Tenha seus documentos em mãos, assim como autorizações de viagem para agilizar o atendimento.

Também é importante guardar todos os documentos e comprovantes emitidos pela companhia aérea, dessa forma caso ocorra atraso de voo em mais de quatro horas você poderá exigir seus direitos para acomodar-se em outro voo ou receber seu dinheiro de volta.

Essa opção vale mais a pena quando o destino é distante. Viajar de avião entre cidades próximas pode ser um desperdício de dinheiro.

Quer mais dicas para viajar de avião? Então confira nossos artigos Dicas Para sua Primeira Viagem Internacional e Dicas de Sobrevivência para Viagem de Avião.

Carro

Imagem de carro parado em estrada com árvores.
Foto: via Pixabay

Esse meio de transporte é uma ótima opção para destinos mais próximos (nacionais e alguns países da América do Sul) e no caso de quem vai viajar em família ou com um grupo de pessoas.

O carro te dá mais liberdade, sendo que você pode preparar seu próprio roteiro, parar quantas vezes quiser e aproveitar melhor a viagem, observando e tirando fotos de belas paisagens.

No entanto é você que tem que assumir todos os gastos, seja com gasolina, pedágio, hospedagem (se necessário) e alimentação. Além disso, você tem que se preocupar com a rota, imprevistos, como pneu furado, entre outros.

Outra preocupação é sobre onde deixar o carro durante a viagem, sendo que isso pode gerar um gasto a mais.

Se você vai viajar de carro é essencial fazer um bom planejamento, especialmente em viagens de muitas horas, obtenha o máximo de informações que puder sobre o lugar para onde vai, tenha um GPS a mão e acrescente um valor de segurança a seus gastos para possíveis imprevistos.

É importante fazer sempre a revisão do veículo e verificar se está levando as ferramentas necessárias, como macaco hidráulico e o pneu estepe.

Essa opção vale mais a pena em destinos mais próximos, podendo ser seu carro próprio ou alugado.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Ônibus

Imagem de ônibus por dentro, passageiros sentados nas poltronas.
Foto: via Pixabay

Essa também é uma ótima opção para destinos mais próximos e para quem tem disponibilidade de tempo, sendo que diferente do carro você tem mais comodidade (dependendo da empresa) e não precisa se preocupar em manter o olho na estrada, podendo até mesmo dormir durante a viagem.

Além disso, você economiza dinheiro e não precisa passar por trâmites burocráticos como nos aeroportos.

Também há a opção de viajar em ônibus fretado, ótimo para quem vai viajar em grupos grandes, pois os gastos também são menores e você ainda pode revezar na direção.

No entanto nem todos os ônibus contam com banheiro e você não pode parar quando quiser (a não ser no caso de ônibus fretado), dessa forma se tiver alguma necessidade fisiológica no momento errado terá que esperar.

Outra desvantagem é que assim como o aeroporto, a rodoviária também pode ser longe de seu local de hospedagem, assim você terá mais um gasto com outra condução.

Trem

Imagem de trem andando em ferrovia em meio a campos e montanhas.
Foto: via Pixabay

Essa opção vale a pena para viajar pela Europa, onde é um dos melhores meios de transporte. Os trens europeus não só percorrem cidades como países, apresentando ótimo conforto, velocidade e preços bem convidativos.

Além disso, você pode aproveitar as belas paisagens que rodeiam as ferrovias e contar com wi-fi e serviço de bordo, oferecido pelos melhores trens.

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

Navio

Já passou a época em que o navio era o principal meio de transporte entre continentes, mas ainda existem os cruzeiros. Apesar de eles não ser a principal opção dos viajantes, podem ser uma boa escolha para quem gosta de conforto e serviços de primeira.

Em comparação a viagens de avião, o cruzeiro oferece boas ofertas, uma vez que você não só paga pelo meio de transporte, como atrações, comida, hospedagem e conforto.

Além disso, nos cruzeiros você só paga pela ida, o que barateia ainda mais essa opção, no entanto você tem que retornar através de outro meio de transporte, sendo avião a melhor escolha nesse caso (dependendo do destino).

Outra vantagem do cruzeiro são seus ótimos serviços e opções de lazer, sendo possível encontrar dentro do navio, piscinas, saunas, SPAs, quadras poliesportivas, salão de jogos, entre outros.

Também é uma ótima opção de viagem com crianças, uma vez que contem atividades para o dia todo, tendo até mesmo uma equipe recreativa.

Um ponto negativo é que você não vê muita coisa, sendo que quando há paradas elas são rápidas, suficientes para as pessoas comprarem algumas lembrancinhas.

É uma boa escolha para quem não faz questão de conhecer diferentes lugares, mas gosta de serviço de qualidade, conforto e lazer.

Outros meios de transporte

Chegando a seu destino você pode escolher outros meios de transporte para circular pelas cidades.

Dentre os mais usados estão o metrô, que dependendo do destino pode ser ótimo e eficiente, uma boa opção para um deslocamento rápido e prático.

A bicicleta é uma opção bem convidativa, especialmente em cidades europeias que tem uma ótima infraestrutura nesse quesito. Dessa forma você poderá observar a paisagem com calma e ter uma maior interação com as pessoas do local.

Os táxis são bons para quem não conhece muito bem a cidade e em destinos onde seus preços são melhores como Dubai, por exemplo.

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado.

Mas e para você? Qual melhor meio de transporte para viajar? Conte pra gente nos comentários.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Diário de Pernambucano, Notícias Bol, Tursan, Falando de Viagem, Hotel Mirim, A Melhor Viagem

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg
One Comment

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!