Seguro viagem geral 728x90

Seguros de Viagens – Vale a Pena Contratar?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar dos seguros de viagens, são serviços que cobrem imprevistos durante viagens nacionais e internacionais.

Mas será que vale a pena contratar esse tipo de seguro?

É o que você vai decidir após ler as informações que preparamos.

O que o seguro viagem faz?

Sabemos que problemas de saúde, acidentes e imprevistos podem acontecer em qualquer lugar, não é mesmo?

No entanto, especialmente em viagens internacionais, em momentos que estamos longe de nossa casa, se acontece alguma coisa e não estamos amparados, o problema pode se tornar ainda maior.

Por isso o seguro viagem foi criado para solucionar problemas financeiros oferecendo assistência em diversos casos, como acidentes ou doença, perda de documentos ou cartões de crédito, extravio de bagagem, perda de voo e cancelamento de viagem, entre outros.

Veja também:

Seguro Viagem Internacional – Como Funciona

Seguro Viagem Europa – Saiba Como Escolher o Melhor Para Você

Como funciona o serviço?

Imagem de família caminhando por píer ao nascer do Sol.
Foto: via Pixabay

Tudo vai depender da empresa, cobertura do seguro contratado e o tipo de serviço que você necessita. Vamos mostrar alguns exemplos das coberturas mais necessárias:

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

Assistência Médica

Se você, por exemplo, sofre um acidente, seja uma queda, atropelamento, passe mal por comer algo estragado ou contraia alguma infecção basta ligar para a seguradora.

Além de a ligação ser gratuita, você recebe o atendimento em português, e a empresa te informará para qual hospital você deverá ir.

A empresa ainda se comunicará com o hospital, deixando-o a par do seu problema, sem que você tenha a preocupação de explicar o ocorrido.

Dependendo da seguradora ou ela te reembolsará depois ou já cobrirá todos os gastos médicos no momento.

Dependendo da cobertura ela ainda indeniza caso o segurado precise de hospedagem após ter alta no hospital, cobrindo as passagens tanto do segurado quanto acompanhantes.

Isso é muito útil, já que muitos países não têm hospitais públicos, apresentando serviços médicos caros, como nos Estados Unidos em que uma consulta gira em torno de 300 dólares e em casos mais sérios como amigdalite e fraturas pode ultrapassar os 1000 dólares.

Veja também:

Seguro Viagem e Assistência Viagem – Qual a Diferença Entre Eles?

Extravio de bagagem

Ter a bagagem extraviada dá uma grande dor de cabeça, afinal nela estão suas roupas, pertences, coisas que pretendia utilizar durante a viagem e perdê-las não é nada agradável. No entanto com o seguro, o problema pode ser amenizado.

Como falamos neste post que explica o que fazer em caso de perda ou extravio de bagagem, você deve primeiramente notificar o aeroporto sobre sua situação. Solicite o registro oficial da perda, o qual é emitido no local e informe-o à seguradora.

Através disso, ela te indenizará para que você possa comprar roupas e itens novos enquanto espera a devolução de sua bagagem.

Se caso não tivesse o seguro você teria simplesmente que esperar a devolução de sua mala e gastar de seu próprio bolso, o que te daria um grande prejuízo.

Além disso, a seguradora também oferece assistência em caso de perda de documentos, te orientando como agir nessa situação, buscando a melhor solução para você.

E em caso de roubo ou extravios de cartão de crédito ou débito, a seguradora também oferece indenização.

Veja também:

Dicas Para Evitar Furto e Extravio de Bagagem

Saiba o que Fazer em Caso de Acidentes ou Imprevistos Durante a Viagem

Atraso ou cancelamento de voo

Atrasos e cancelamentos de voos costumam acontecer por diversos motivos, no entanto o maior prejudicado é o viajante, já que muitos desses pacotes e serviços de viagem não são reembolsáveis.

E assim ele se vê obrigado a comprar novas passagens por ter de cumprir horários seja de trabalho ou alguma emergência.

No entanto através do seguro viagem você é indenizado nesses casos, seja por cancelamento ou se tiver que regressar antecipadamente por alguma emergência que o seguro cubra.

Funeral

Claro que ninguém quer pensar em morte, no entanto o seguro viagem também oferece esse serviço.

Através dessa cobertura ele indeniza as despesas do funeral em caso de falecimento do segurado durante a viagem. Dessa forma a família não precisa se preocupar em cobrir os gastos, que costumam ser bem salgados, especialmente se tratando do transporte do corpo de um país para o outro.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Outros serviços

Além disso, o seguro viagem também oferece coberturas para: acompanhamento de menores, adiantamento de fiança, adiantamento para assistência jurídica, transmissão de mensagens urgentes, entre outros.

Os seguros de viagens são caros?

Agora que você conheceu os serviços que os seguros de viagens oferecem é normal se perguntar se terá que pagar muito por eles.

Na verdade tudo depende da empresa e das coberturas que você deseja contratar. Mas em média, o valor compreende R$30 a R$200.

Se formos levar em conta os problemas que iremos evitar só contratando esse serviço, o valor não é caro.

O indicado é que você faça mais coberturas em viagens internacionais, já que o atendimento é facilitado através do seguro viagem.

Já em viagens nacionais a preocupação não é tanta, por isso coberturas que garantam sua indenização em caso cancelamento de viagem e extravio de bagagem devem ser suficientes.

Onde posso contratar esse serviço?

Você pode contratar através do site oficial das seguradoras ou no momento da compra de sua passagem aérea ou pacote de viagem, uma vez que sempre é oferecido o seguro viagem nessa ocasião.

O ideal é que você faça a contratação com calma, optando pelas coberturas que realmente necessita.

Algo legal é que alguns cartões de crédito oferecem o seguro viagem. Por isso é bom verificar os benefícios da empresa de seu cartão e se certificar se o seguro viagem está incluído.

Quais as empresas de seguro mais conhecidas?

Veja a seguir o link dos sites das empresas de seguro mais conhecidas para você visitar e conferir seus serviços e coberturas.

Assist-Card
Cardinal Assistance
GTA
Mondial Travel
Travel Ace
Universal Assistance
Vital Card
World Plus

O interessante é que nos próprios sites dessas empresas há uma área de cotação, em que você pode calcular o valor do seguro contratado de acordo com alguns itens como tempo de viagem, número de viajantes, idade, entre outros. Dessa forma antes de contratar terá uma ideia de quanto o serviço te custará.

Contratar o seguro viagem pode ser obrigatório

Já pensou comprar sua passagem, tirar o passaporte, planejar tudo minuciosamente e ter sua viagem cancelada por não contratar o serviço de seguros de viagens?

Pois é, algo importante que você deve saber é que alguns países exigem que os turistas tenham seguro viagem. A maior parte são os países europeus pertencentes ao Tratado de Schengen, mas também há outros casos. Saiba quais são esses países e maiores detalhes neste post.

Então, vale a pena contratar o seguro viagem?

Essa é uma escolha individual, mas se você leu nosso artigo até aqui deve ter notado que todas as informações sobre o seguro viagem foram positivas, não é mesmo?

Claro que ninguém deseja que algo ruim aconteça. No entanto sabemos que imprevistos podem acontecer e nada melhor do que se prevenir.

E você? Após ler este artigo considera que o seguro viagem vale a pena? Já teve alguma experiência positiva ou negativa com esse serviço?

Comente conosco.

E se curtiu este artigo, compartilhe com seus amigos!

Fontes – Tudo Sobre Seguros, Melhores Destinos, Vai Pra Disney, Compara Online

Compartilhe nas Redes Sociais:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!