Seguro viagem geral 728x90

Seguro Viagem Internacional – Como Funciona?

O seguro viagem internacional é feito para quem deseja viajar para o exterior e contar com assistência para imprevistos como acidentes, extravio de bagagem, cancelamento de voo, perda de documentos, morte, entre outros.

É um serviço essencial, pois proporciona segurança, especialmente em caso de assistência médica, uma vez que em vários países não há serviço de saúde público.

Como funciona o seguro viagem internacional?

Imagem de céu colorido cheio de nuvens e um avião viajando por ele ao fundo.
Foto: via Pixabay

Basicamente o seguro viagem oferece indenização ao cliente em caso de imprevistos cobertos por seus serviços. Mas não é só isso, pois a seguradora também pode orientar o cliente em certas situações e disponibilizar diferentes serviços de acordo com as coberturas e necessidades do segurado.

Coberturas

Já havíamos mencionado as coberturas do seguro viagem em nosso artigo sobre por que vale a pena contratar o seguro viagem. No entanto aqui falaremos sobre elas de forma mais detalhada para que você possa conhecê-las e conferir como funciona a prestação de serviços das seguradoras.

Assistência médica

Existem vários tipos de coberturas para assistência médica, já que essa é uma das principais preocupações ao viajar, especialmente em outra nacionalidade. Entre elas temos:

Assistência médica por acidente ou doença

É possível ficar doente ou sofrer um acidente em qualquer lugar, e viagens não são exceções. Caso você precise de atendimento médico durante sua viagem internacional a seguradora não só te indica uma instituição credenciada como te indeniza na hora ou após o pagamento da consulta ou procedimento.

Imagem de médico usando um jaleco branco com um estetoscópio em volta do pescoço.
Foto: via Pixabay

Ainda há casos de seguradoras, dependendo do país em que você se encontra, de que o atendimento médico é feito a domicílio.

Esportes radicais

Imagem de pessoa voando em parachute.
Foto: via Pixabay

Há até mesmo uma cobertura para pessoas que viajam para praticar esportes radicais, em especial atletas e competidores. Pensando nos riscos que essas atividades proporcionam aos segurados, as seguradoras oferecem pacotes com coberturas específicas para acidentes relacionados a esportes radicais.

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

Assistência médica por doenças pré-existentes

Também há uma cobertura para doenças que o cliente já tinha antes de fazer a viagem. Dessa forma caso você passe mal ou precise de um atendimento urgente poderá contar com isso.

No entanto essa cobertura é reduzida para evitar que as pessoas façam tratamento no exterior de graça. Afinal esse serviço para emergências.

Invalidez permanente total por acidente

Caso aconteça um acidente que provoque invalidez durante a viagem, a seguradora indeniza o segurado de acordo com o valor do contrato.

Assistência farmacêutica

Caso tenha que tomar algum medicamento devido à contração de alguma doença durante a viagem, essa cobertura paga os remédios que serão necessários para o tratamento. Somente não é válida para remédios de uso contínuo.

Assistência odontológica

Já pensou se acontece de você quebrar um dente ou ter uma cárie durante a viagem?

Pois essa cobertura resolve seu problema, sem você ter que pagar caro pelo tratamento ou no pior das hipóteses ser obrigado a esperar para ter atendimento em seu país de origem. O seguro geralmente cobre os tratamentos de acordo com o valor contratado.

Remoção Médica

Se o segurado sofrer um acidente e precisar ser transferido de uma cidade para outra, a seguradora cobre o traslado.

Visita ao cliente hospitalizado

Se você viajou sozinho e acabou sendo internado em um hospital seja por motivo de acidente ou doença, a seguradora disponibiliza essa cobertura para que alguém de sua família possa te acompanhar, pagando todas as despesas.

Hospedagem após alta hospitalar

Caso seja necessário que o segurado permanecer alguns dias de repouso após uma internação, o seguro paga algumas diárias em um hotel não só para você como um acompanhante. A quantidade de dias varia de acordo com contrato.

Retorno após alta médica

A hospitalização com certeza nunca está nos planos de ninguém, por isso com essa cobertura a seguradora garante seu regresso e de seus familiares para casa sem você ficar no prejuízo.

Morte acidental

Claro que ninguém quer pensar nessa possibilidade, mas o seguro também tem cobertura para morte acidental durante a viagem, através dela a família do segurado recebe um valor para cobrir todos os gastos com os trâmites legais.

Assistência funeral e repatriação funerária

A seguradora te ajudará com os valores necessários para o funeral, assim como retorno do corpo para o país de origem.

Regresso antecipado

A seguradora também cobre os custos de um possível regresso antecipado em caso de falecimento de parente ou sinistro grave na residência.

Mudança de planos

Em caso de cancelamento, interrupção ou extensão da viagem o seguro viagem também cobre as despesas, tudo de acordo com as condições estabelecidas no contrato.

Extravio de bagagem

Imagem de malas em carrinho de bagagem.
Foto: via Pixabay

Caso sua bagagem seja extraviada o seguro te paga uma indenização para que você possa comprar roupas para usar até que ela seja encontrada.

Acompanhamento de menores

Se o seu filho menor de idade vai viajar sozinho a seguradora disponibiliza um acompanhante, dando mais segurança aos pais. No entanto este serviço costuma estar disponível apenas para a classe econômica.

Quer saber mais informações sobre viagem de menor desacompanhado? Então confira nossos artigos: Dicas Para Menores Desacompanhados: Viagem Nacional e Viagem Internacional.

Problemas jurídicos

Caso você tenha algum problema com a polícia ou tenha seu cartão de crédito roubado ou extraviado as seguradoras também oferecem soluções.

Adiantamento de fiança

Esta cobertura paga a fiança do segurado, caso algo dê errado. No entanto isso é apenas um empréstimo, você terá que ressarcir a seguradora depois.

Adiantamento para assistência jurídica

Acontece da mesma forma se você precisar de um advogado, dessa forma mesmo que você não tenha dinheiro no momento poderá contar com esse serviço, mas tendo que devolver o dinheiro posteriormente.

Adiantamento de fundos em caso de roubo ou extravio de cartão de crédito/débito

Imagem de homem apresentando o cartão de crédito.
Foto: via Pixabay

Se o seu cartão for roubado ou extraviado a seguradora também lhe oferece um adiantamento até que você possa se organizar.

Garantia de viagem de regresso

No caso de você ser obrigado a permanecer no país por mais tempo que o esperado a seguradora oferece o reembolso para que você possa voltar para casa, no entanto este serviço é apenas disponível para a classe econômica.

Quer saber mais sobre acidentes e imprevistos de viagem? Então confira nosso artigo: Saiba o que Fazer em Caso de Acidentes e Imprevistos Durante a Viagem.

Quanto custa o seguro viagem internacional?

O seguro viagem internacional costuma ser mais caro que o nacional devido aos valores dos serviços no estrangeiro serem maiores, podendo variar entre 70 a 200 reais por pessoa, dependendo da empresa, cobertura e critérios.

Quais os critérios para a estipulação de valores?

Idade, tempo que irá permanecer no local, número de pessoas que farão a viagem e o tipo de plano que quer contratar.

Uma coisa interessante é que você pode fazer simulações através desses critérios nos sites das seguradoras, assim poderá comprar os preços e ver qual a melhor opção para você.

Como contratar o seguro viagem?

Você pode fazer isso através dos sites das seguradoras ou no momento da compra de sua passagem ou pacote turístico nas agências de viagem e companhias aéreas.

Mas o ideal é que você fale com um agente de viagem ou operador turístico e tire todas as suas dúvidas sobre os planos e se o seguro cobre a cidade que você deseja visitar.

Além disso, é importantíssimo ler todo o contrato e conferir todas as condições do seguro para que você fique a par de todas as coberturas e valores e assim possa decidir qual a melhor opção para você.

O seguro viagem é obrigatório?

Em alguns países sim, como os que incluem o Tratado de Schengen (grande parte dos países da Europa), Cuba e Austrália.

Para maiores detalhes confira este nosso artigo que explica os motivos pelos quais esses países exigem a contratação do seguro viagem.

Quais as melhores seguradoras de viagem?

Entre as melhores estão:

Assist Card – uma empresa suíça fundada em 1972.

Mondial Assistance – considerada uma das melhores, tem cobertura no mundo todo.

Allianz Global Assistance – a maior seguradora do mundo. Tem origem alemã e foi fundada em 1890.

Mas além dessas tem muitas outras, chegamos a citar mais algumas neste artigo.

Dicas

Assistência médica gratuita no exterior

Algo interessante de saber é que o Ministério da Saúde fez um acordo bilateral com Portugal, Itália e Cabo Verde para que o atendimento de saúde seja gratuito para brasileiros.

Através desse acordo não é preciso comprovar contribuição com a previdência para ter acesso ao atendimento. A única coisa que a pessoa deve fazer é retirar um documento chamado Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária (CDAM) antes de viajar. Caso queira saber mais informações sobre isso acesse o site do Ministério da Saúde.

Para obtê-lo basta procurar o posto do Ministério da Saúde em seu estado.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Seguro viagem do cartão de crédito

Algumas bandeiras de cartão de crédito como Visa, American Express e Diners oferecem benefícios, entre eles o seguro viagem.

No entanto a cobertura vai depender da anuidade de seu cartão, quanto mais cara for, melhor o serviço de seguro.

É importante ler o contrato da empresa para conferir as regras quanto às coberturas, pois elas podem estar disponíveis apenas em caso de compras das passagens com o cartão e outras coisas.

Quer saber como economizar no seguro viagem? Então confira nosso artigo: Como Conseguir Seguro Viagem Mais Barato?

Caso tenha ficado com alguma dúvida, conte pra gente nos comentários.

Fontes – Mondial Travel, Exame Abril, 360 Meridianos

E se curtiu o artigo, compartilhe com seus amigos:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg
4 Comments

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!