Seguro viagem geral 728x90

Seguro Viagem Cotação – O que é, Como Funciona?

Como muitos sabem o seguro viagem é um serviço imprescindível para quem deseja se prevenir contra acidentes e imprevistos.

No entanto a preocupação de algumas pessoas gira em torno do quanto terão que desembolsar para adquirir esse tipo de serviço.

Pensando nisso, a maior parte dos portais das seguradoras oferece um sistema de cotação em que o cliente pode consultar os valores dos planos almejados de acordo com alguns critérios.

O que é o seguro viagem cotação?

Imagem de mulher loira sentada mexendo em notebook.
Foto: via Pixabay

Esse sistema na verdade é um serviço de consultoria online automatizado. Como se fosse um questionário virtual em que você deve preencher os campos em branco com os dados pedidos e através deles o sistema cotará o valor do seu seguro.

Os dados são os critérios que as seguradoras se baseiam para cobrar os seguros.

Entre eles temos idade, destino, duração da viagem e coberturas.

Como são avaliados os critérios?

O valor que você pagará no seguro viagem dependerá essencialmente dos critérios. Cada um tem uma maneira de ser avaliado.

Veja alguns a seguir.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:

Booking.com

Destino – as seguradoras oferecem diferentes planos de seguro dependendo do destino de escolha, já que o valor dos serviços de saúde varia de um lugar para o outro. Países pertencentes ao Tratado de Shengen, por exemplo, exigem 30 mil euros de cobertura médica.

Duração da viagem – viagens de maior duração rendem seguros de viagem mais caros, pois há uma maior probabilidade de ocorrer acidentes e imprevistos.

Idade – o critério idade só é levado em conta se o cliente tiver mais de 70 anos, pois nesses casos os riscos de fatalidades relacionadas à saúde são maiores.

Coberturas – as seguradoras oferecem diversas opções de coberturas, além das mais comuns como assistência médica, odontológica, farmacêutica, extravio de bagagem, perda ou furto de cartão de crédito, cancelamento de voo e assistência jurídica, ainda há aquelas específicas como no caso de praticantes de esportes radicais e gestantes que precisam de um serviço diferenciado.

Algumas coberturas são mais caras do que outras e quanto mais coberturas mais caro será o seguro.

Como funciona o seguro cotação?

O sistema de cotação de diferentes sites de seguradoras funciona de forma parecida.

Vamos usar como exemplo duas empresas: GTA Seguros e Mondial Assistance para vocês terem uma ideia.

GTA Seguros

Acessando o site da GTA Seguros , você se deparará com o sistema de cotação. É essa pequena janela com os dizeres “Cotação Inteligente” que você está vendo no canto esquerdo da imagem abaixo.

Imagem da página inicial do site GTA Seguros.
Foto: via GTA Seguros

Você deverá preencher cada um dos campos com as datas de início e fim da viagem, assim como a quantidade de pessoas que usarão o seguro. Depois clique em calcular.

Aparecerá a lista dos valores e planos que a empresa oferece. Para saber quais coberturas e serviços eles disponibilizam, basta clicar em cada um deles e conferir as informações, assim você poderá escolher o plano que mais se adequar a você.

A escolha vai depender do destino para o qual você deseja viajar, as atividades que desempenhará durante a viagem e o tempo de viagem, assim como sua própria avaliação do que será necessário ou não.

Se quiser saber mais detalhes sobre as coberturas que o seguro viagem oferece aos clientes clique aqui.

E caso queira saber mais sobre a empresa GTA Seguros clique aqui.

Mondial Assistance

Acesse o site da Mondial Assistance e preencha os dados da tela de cotação que você está vendo do lado direito da imagem abaixo com os dizeres “Cote Aqui Seu Seguro Viagem”.

Imagem da página inicial do site da Mondial Assistance
Foto: via Mondial Assistance

A janela é contém mais detalhes que a da GTA Seguros, nela você deverá escolher o plano (aéreo ou aéreo + marítimo), optar pelo país de origem e destino, motivo da viagem, determinar a quantidade de passageiros e as datas de ida e volta.

Em seguida clique em “Fazer Cotação”.

O site te levará a outra página que mostrará os valores e planos que se adéquam a seus critérios, com todos os dados de suas coberturas e serviços.

Você pode fazer esse mesmo processo em outros sites de seguradoras e assim optar pela que oferecer o valor e serviço mais convidativo.

Confira a seguir os sites das empresas mais conhecidas:

Assist-Card

Cardinal Assistance

Allianz Global Assistance

Travel Ace

Universal Assistance

Vital Card

World Plus

Quer conferir dicas de como encontrar seguro viagem mais barato? Então leia nosso artigo Como Conseguir Seguro Viagem Mais Barato?

Dicas

Qual a importância do seguro viagem com assistência médica?

Imagem de equipe médica de uma ambulância socorrendo um homem caído na rua.
Foto: via Pixabay

Uma dica que damos através dos casos que vimos de clientes de seguradoras é que a contratação do seguro viagem com assistência médica deve ser feita especialmente se o seu destino for internacional.

Pois muitos países não oferecem serviço de saúde pública, como Estados Unidos, por exemplo, e se caso você precisar de atendimento médico e não tiver o seguro terá que desembolsar uma grande quantia em dinheiro, o que pode te trazer muitos prejuízos.

Em países que oferecem o serviço de saúde pública você pode ser atendido em casos emergenciais sem ter custo algum, no entanto se precisar de tratamento médico terá que pagar de seu próprio bolso.

Países europeus que pertencem ao Tratado de Shengen e Cuba consideram o seguro viagem com cobertura médica obrigatório para os turistas poderem ingressar.

Embora seja difícil a alfândega dos países do Tratado de Shengen solicitar ao turista a contratação do seguro, caso aconteça e você não tiver, isso pode ser usado como desculpa para deportação ou a barragem de sua entrada no país.

Já no caso de Cuba além de ser obrigatório, a alfândega faz questão de fiscalizar essa parte.

A Austrália, por outro lado, só considera obrigatório que estudantes de intercâmbio contratem o seguro viagem com cobertura médica.

Se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a Embaixada ou consulado brasileiro presente no país para o qual pretende viajar.

A equipe lhe dará todos os detalhes com relação à obrigatoriedade ou não da contratação do serviço de seguro viagem e cobertura principal.

Seguros com coberturas médicas que oferecem serviços como passagem e hospedagem para acompanhantes em caso de urgência, hospedagem após alta no hospital e assistência jurídica e funeral, podem ser bem úteis em situações extremas.

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

Quando contratar o seguro viagem?

Procure contratar o seguro antes de sua viagem, dessa forma não só poderá escolher com calma as coberturas que necessita como estará preparado para imprevistos.

Dependendo da seguradora é possível contratar o seguro durante a viagem, mas para usá-lo, é preciso tê-lo adquirido há pelo menos dois dias.

Até mesmo na compra de sua passagem, as agências e companhias aéreas costumam oferecer o seguro viagem.

Durante a aquisição do seguro viagem é essencial que você leia muito bem o contrato, dessa forma ficará a par de todos os seus direitos e poderá reclamá-los, caso aconteça algum problema.

Quer mais motivos para contratar um seguro viagem? Então confira nosso artigo Seguro de Viagens – Vale a Pena Contratar?

Operadoras de cartão de crédito x seguro viagem

As operadoras de cartão de crédito oferecem seguro viagem gratuito para alguns clientes, a Visa, por exemplo, proporciona alguns serviços a quatro categorias de cartões: Classic, Gold, Platinum e Infinite.

O benefício depende de alguns critérios como renda mensal e perfil do portador, geralmente os melhores serviços são destinados aos clientes com maior poder aquisitivo.

O seguro oferece alguns serviços de assistência médica, indenização contra acidentes e imprevistos e ajuda o cliente a ficar por dentro de mais detalhes do destino, como cotação da moeda em relação ao real, temperatura local e até mesmo indicações de restaurantes.

Cabe a cada cliente entrar em contato com a operadora e conferir seus benefícios.

No entanto embora seja gratuito, esse seguro não deve ser usado em viagens longas.

Se quiser saber mais detalhes sobre o seguro oferecido pelas operadoras de cartão de crédito, confira nossos artigos:

Seguro Viagem Internacional MasterCard – Como Funciona?

Como Funciona o Seguro Internacional Visa?

Esperamos ter te ajudado a sanar suas dúvidas sobre o sistema de cotação do seguro viagem e que agora você consiga usá-lo da melhor forma para encontrar os planos mais vantajosos para você.

Caso tenha alguma dúvida comente conosco, teremos prazer em ajudar no que pudermos.

Fontes – Exame Abril, Protecta Seguros, Preciso Viajar

Gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg
2 Comments

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!