Seguro viagem geral 728x90

Seguro Viagem – Como Funciona, Dúvidas

Já falamos bastante sobre seguro viagem aqui no blog Viajantes de Primeira Viagem, como por exemplo, como contratar, se vale a pena, como funciona o seguro viagem internacional, entre outros tópicos.

Mas percebemos que deixamos algumas informações relevantes de lado e que geralmente são dúvidas frequentes de muitos viajantes.

Então se você tem alguma dúvida sobre seguro viagem dá uma conferida nas informações que reunimos.
Antes de mais nada, vamos entender…

Pra que serve o seguro viagem?

O seguro viagem é uma garantia que o viajante receberá atendimento médico e auxílio no caso de algum eventual problema relacionado com a viagem.

Por exemplo, se você contratou o seguro viagem e tem sua bagagem extraviada ou furtada durante a viagem, basta acionar o seguro que ele lhe dará um auxílio financeiro para restituir artigos de primeira necessidade, além de te ajudar a localizá-la.

Agora se você não contratou o seguro viagem, todas as despesas e resolução dos problemas ficarão por sua conta.
Vamos às dúvidas…

Como contratar o seguro viagem?

Atualmente todas as empresas de seguro viagem contam com sites próprios, onde você poderá contratar seus serviços de forma simples e rápida.

Uma dica é que você pesquise as seguradoras mais conhecidas, se possível siga a recomendação de alguém que já tenha usado o serviço.

A Real Seguro, por exemplo, é uma comparadora de seguros que apresenta o serviço de várias seguradoras, sendo que você poderá comparar os preços entre elas e ainda receber o auxílio da mesma na hora de escolher o melhor seguro viagem para você.

O que é o guia de uso do seguro viagem ou voucher?

Imagem de uma mão apoiando a figura de um avião e uma mala de viagem.
Foto: via Pixabay

É um documento que contém o resumo das coberturas que você contratou, assim como o telefone da central 24 horas da seguradora e o número do bilhete do seguro.

Esse documento também serve como comprovante da aquisição do seguro.

Ele deve ser impresso e levado junto com você durante a viagem. Pois além de facilitar sua vida, caso precise acionar o seguro, é obrigatório apresentá-lo aos agentes de imigração, no caso de viagens internacionais a países que exigem a contratação do serviço, como no caso dos países europeus pertencentes ao Tratado de Schengen.

O que é o contrato e por que devo lê-lo?

O contrato do seguro viagem é um documento importante, onde a seguradora descreve todas as informações sobre o funcionamento da assistência e das coberturas, além de especificar as obrigações e direitos do segurado.

Através dele você se inteirará sobre seus direitos, podendo usar o seu seguro da melhor forma possível, assim como os procedimentos a serem tomados no caso de você precisar acionar o seguro viagem.

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

Até quando posso contratar o seguro viagem?

É possível contratar seu seguro até a data de embarque de sua viagem. Algumas empresas até mesmo permitem a contratação durante a viagem.

Mas é recomendado que a contratação seja feita no mesmo dia da compra das passagens, dessa forma você poderá aproveitar os serviços do seguro desde o primeiro momento. Especialmente no caso do voo ser cancelado.

E se tiver esquecido de contratar e já estou na viagem?

Você deve entrar em contato com a seguradora e informar sua situação, assim como seus dados pessoais para que ela entre com o procedimento de contratação.

Qual dia devo selecionar como data de embarque e retorno?

Sempre que se contrata um seguro viagem, é pedido as datas de embarque e retorno da viagem, tempo em que o seguro será válido.

Por isso opte como data de partida, o dia em que você estiver saindo do Brasil e como data de retorno o dia da chegada ao Brasil. Dessa forma você terá cobertura para o caso de extravio de bagagem.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:

Booking.com

Qual plano de seguro viagem devo escolher?

Geralmente as seguradoras apresentam um plano básico que cobre os principais problemas que podem ocorrer, como atendimento médico, auxílio em caso de perda de bagagem e documentos, cancelamento de voo, entre outros.

Mas há casos de planos específicos, como os voltados para esportes radicais, para idosos, gestantes, entre outros. Por isso é bom informar a seguradora sobre todas as suas necessidades e assim escolher o plano que mais se abique a você.

Como funciona o seguro viagem para a prática de esportes radicais?

Esse plano oferece cobertura em caso de acidente durante a prática do esporte.
Mas é importante que você informe a seguradora sobre os esportes que vai praticar, pois alguns planos não cobrem certos tipos de esportes.

Como funciona o seguro para gestantes?

Geralmente o seguro é válido para mulheres de até 40 anos, que estejam até na 34ª semana de gestação.
Ele oferece assistência médica caso ocorra alguma complicação durante a viagem, até mesmo em caso de partos prematuros e abortos espontâneos.

Se quiser saber mais detalhes confira o artigo abaixo:

Seguro Viagem Para Gravidas – Por que Realizar, Como Funciona?

Como funciona o seguro para idosos?

A maioria dos seguros para idosos são válidos para indivíduos de 80 anos, no entanto há planos com extensão etária entre 71 a 110 anos.

Esse seguro oferece assistência médica específica para pessoas idosas, caso ocorra algum acidente, problema de saúde e até mesmo no caso de doenças pré-existentes.

Se quiser saber mais informações confira o artigo abaixo:

Seguro Viagem Para Idosos – Por que Realizar, Como Funciona?

Qual a diferença entre seguro saúde e seguro viagem?

O seguro saúde apresenta apenas cobertura médica, enquanto que o seguro viagem inclui outras coberturas como extravio e localização de bagagem, indenização em caso de morte, auxílio financeiro, fiança, assistência jurídica, entre outros.

Saiba mais sobre seguro saúde no artigo abaixo: 

Como Contratar Seguro Saúde Viagem Internacional Para Estudante de Intercâmbio?

Como aciono o seguro viagem?

Você deve ligar para os telefones de emergência que se encontram em seu guia de uso. A ligação pode ser feita a cobrar, sendo que algumas seguradoras também oferecem atendimento via Skype ou Whatsapp.
O atendimento é 24 horas, 7 dias por semana.

Como faço para mudar a data do seguro viagem?

Se você já tiver contratado o seguro viagem e por ventura sua viagem mudar a data, você deverá contatar a seguradora até um dia antes do início da validade do seguro, caso contrário não será mais possível fazer alterações.

Como cancelo meu seguro viagem?

Caso você precise cancelar seu seguro viagem deverá entrar em contato com a seguradora até 24 horas antes da data de início da viagem.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Se tiver alguma dica, dúvida ou queira deixar sua opinião, fique à vontade para comentar.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fonte – Real Seguro Viagem

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!