Seguro viagem geral 728x90

Saiba o que fazer em caso de Acidentes ou Imprevistos Durante a Viagem

Dificilmente estamos preparados para a ocorrência de um acidente ou imprevisto, não é mesmo?

Mas infelizmente eles podem ocorrer, até mesmo durante uma viagem de férias ou trabalho.

Você sabe o que fazer se ocorrer um acidente de trânsito fora de sua cidade ou mesmo país? E se precisar de atendimento médico?

Sabe que providências tomar se perder o passaporte ou cartão de crédito?

Então fique atento às informações e dicas a seguir.

Acidentes de Trânsito

Apesar de seguirmos as regras de trânsito e tomarmos todo o cuidado necessário ao dirigir em ruas e avenidas, não estamos imunes a acidentes.

Por isso é essencial saber o que fazer nessas horas. Confira a seguir algumas dicas das medidas que você deverá tomar em caso de acidentes de trânsito no Brasil e Exterior.

Imagem da placa Stop - pare de trânsito.
Foto: via Pixabay

No Brasil

As regras que você verá a seguir são válidas para qualquer lugar no país.

Acidente sem vítimas

Quando não houver vítimas, os envolvidos devem retirar os veículos da pista para que o trânsito não seja interrompido e não haja perigo de ocorrer outro acidente.

Não é preciso chamar as autoridades de trânsito, sendo que você pode chegar a um acordo com os envolvidos e registrar um boletim de ocorrência pela internet.

Anote todas as informações possíveis como nome completo, telefone e código da placa do carro.

Se houver suspeita de que um dos condutores está cometendo um crime de trânsito como dirigir embriagado ou ter menos de 18 anos, você deve acionar a Polícia Militar.

Acidente com vítimas

Agora se o acidente apresentar vítimas você deve parar o carro no local do acidente. Nesse caso você não deve mudar a posição do carro nem retirá-lo da pista.

Acione o pisca alerta e coloque o triângulo a uma distância segura (30 metros pelo menos) para evitar outros acidentes.

Ligue rapidamente para o Corpo de Bombeiros (193).

Não toque na vítima nem tente socorrê-la de qualquer forma, mesmo que ela esteja bem. Se ela estiver consciente você pode falar com ela, tranquilizando-a dizendo que já chamou socorro.

Ligue também para a polícia para fazer a perícia. Caso haja vítimas fatais somente a polícia pode retirar o corpo do local.

Você também deve acionar o seguro DPVAT, o qual é válido tanto para motorista, pedestre ou mesmo passageiro. O seguro cobre casos de invalidez permanente, reembolsa as despesas médicas e hospitalares e dá uma indenização em casos de morte para os familiares.

Telefones que podem ser úteis:

Batalhão de Polícia de Trânsito: 190

Polícia Rodoviária Federal: 191

SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): 192

No Exterior

Quando for viajar para o exterior é essencial que você contrate o seguro viagem internacional, pois ele cobre despesas e orienta seus clientes em caso de acidentes. É uma segurança, uma vez que muitos países não oferecem serviços gratuitos para socorro e atendimento médico.

Por isso em caso de acidentes de trânsito entre em contato imediato com o seguro que ele lhe dará as orientações necessárias.

O plano de seguro para os clientes do cartão Visa Platinum, por exemplo, oferece proteção gratuita para o titular, conjugue e filhos de até 23 anos em viagens de no máximo 60 dias em qualquer lugar do mundo para clientes que paguem as passagens usando o cartão.

No entanto a proteção só é gratuita quando você está sob a responsabilidade de uma transportadora comum registrada, como companhias aéreas, marítimas ou terrestres que estejam registradas com as autoridades de transporte em seu próprio país.

Táxi, metro, ônibus intermunicipais ou qualquer outro tipo de empresa de transporte ou operador que não tenha rotas publicadas e cronogramas de viagem não estão incluídos.

Em caso de morte ou desmembramento acidental você deverá abrir uma requisição em até 30 dias.

Já em caso de acidentes de trânsito a pessoa deve entrar em contato com a operadora.

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

Problemas de saúde ou doença

Imagem de sinal da cruz vermelha, estetoscópio e um hospital.
Foto: via Pixabay

Caso você ou alguém de sua família passe mal durante a viagem ou contraia alguma doença inesperada, você deve seguir as seguintes recomendações.

No Brasil

Apesar de o atendimento médico ser gratuito, sabemos que nem todos os hospitais públicos brasileiros oferecem um bom atendimento. Por isso o ideal é contratar o seguro viagem nacional antes de viajar ou mesmo ter um convênio médico com cobertura nacional.

Através da cobertura de assistência médica do seguro viagem você será direcionado pela seguradora para o hospital mais próximo, onde será atendido devidamente. Dependendo da seguradora e da cobertura que você contratou ela te indenizará após a viagem ou já cobrirá todos os custos durante o atendimento.

Tudo o que você deve fazer é entrar em contato com a seguradora, através de sua central de atendimento e seguir suas orientações.

No Exterior

Como dissemos anteriormente é essencial ter um seguro viagem internacional, pois os serviços hospitalares em outros países costumam ser muito caros e há até algumas nações que exigem a contratação do seguro viagem com assistência médica como os países que pertencem ao Tratado de Shengen, Cuba e Austrália. Saiba mais sobre isso aqui.

Em caso de problemas de saúde você deve ligar para a seguradora, o ideal é que você contrate uma que ofereça atendimento em português.

Dependendo da seguradora e do caso, o cliente será direcionado para o hospital mais próximo, um médico pode ser enviado ao local, ou mesmo uma UTI móvel poderá buscá-lo.

Se quiser saber mais informações de como funciona o seguro viagem internacional clique aqui.

Dica

Uma boa notícia é que três países europeus fizeram um acordo bilateral com o Ministério da Saúde oferecendo atendimento de saúde gratuito para brasileiros. Entre os países estão: Portugal, Itália e Espanha.

Para ter acesso a esse benefício tudo que você tem que fazer é se dirigir a um posto do Ministério da Saúde de seu estado e retirar o CDAM (Certificado de Direito à Assistência Médica Durante Estadia Temporária).

Mas se você não for viajar para outros países europeus, o ideal é contratar o seguro viagem Europa.

Veja também:

O que Fazer em Caso de Furto ou Extravio de Bagagem

Seguro Viagem – Vale a Pena Contratar?

Perda de Passaporte

Caso você perca seu passaporte antes do voo de retorno, basta solicitar a ARB (Autorização de Retorno ao Brasil) no consulado ou embaixada mais próxima.

Você deve apresentar a autorização no momento do embarque ao oficial da Polícia Federal. Mas fique atento, pois esse documento só pode ser utilizado uma vez.

Agora se você perder o passaporte no meio da viagem e ainda for visitar outros países, precisará pedir um novo documento.

A solicitação também deve ser feita no consulado e embaixada mais próximos.

Os documentos necessários variam de um lugar para outro, assim como o prazo de entrega da ARB e do novo passaporte. Por isso para agilizar o processo você deve saber o número do seu título de eleitor e RG. No caso dos homens é bom estar com o certificado de reservista.

Em caso de furto o ideal é fazer um boletim de ocorrência na polícia, já que alguns consulados exigem o comprovante de registro policial.

Perda ou Roubo de Cartão de Crédito

 Imagem de dois cartões de crédito Visa e Mastercard.
Foto: via Pixabay

Se você tiver perdido seu cartão de crédito ou ele for roubado, os bancos autorizam um saque emergencial. Mas cada um deles apresenta regras próprias nesses casos. Vamos conhecer alguns casos:

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:

Booking.com

Banco do Brasil

Quem tem cartões Visa ou Mastercard pode solicitar o saque emergencial no exterior pelo (55-11) 2845-7820. As ligações a cobrar são aceitas. Você ainda pode pedir um novo cartão, que levará em média 48 horas para ser entregue a você.

American Express

Os clientes podem solicitar através do telefone 1-312-935-9220 o pagamento das contas de viagem como hotel, aluguel de carros, entre outros. A ligação pode ser feita a cobrar.

O saque emergencial é possível em algumas cidades através da loja da Amex. Já os clientes que tenham cartão com bandeira Visa e Mastercard devem fazer o saque em bancos credenciados.

Santander

Você deve entrar em contato com a central de atendimento de sua bandeira (Visa ou Mastercard) para solicitar o saque emergencial ou um cartão novo. Ela te fornecerá um código de autorização para você realizar a operação em uma casa de câmbio ou agência bancária. É necessário apresentar o passaporte para receber o dinheiro.

Confira os números de telefone aqui.

Itaú

Os clientes devem ligar para a central de atendimento no exterior 55 11 4004 4828 para solicitar saques emergenciais ou novos cartões. O dinheiro deve ser retirado na casa de câmbio mais próxima. No entanto o Itaú não aceita ligações a cobrar.

Para saber maiores informações acesse o site do Itaú.

Dicas

Para ter acesso aos serviços emergenciais do banco é importante que antes de viajar você entre em contato com seu banco e verifique se seu cartão está desbloqueado para usá-lo no exterior. Pois geralmente o cartão é bloqueado por segurança contra fraudes.

Se a perda ou roubo ocorrer no Brasil, basta entrar em contato com a central de atendimento nacional e fazer os mesmos procedimentos, solicitando o saque emergencial e um novo cartão de crédito.

Caso você tenha o seguro viagem com cobertura para perdas ou furtos de cartão de crédito, a seguradora oferece um adiantamento até que o cliente possa se organizar.

Esperamos que as dicas tenham ajudado. Caso tenha alguma dúvida ou queira expressar sua opinião, deixe seu comentário.

Fontes – Turismo IG, Visa Platinum, Bolsa de Mulher

Curtiu o Artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg
3 Comments

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!