Seguro viagem geral 728x90

Passaporte de Viagem – Como Faço Para Tirar?

Se você vai realizar sua primeira viagem internacional deve saber que o passaporte é um item essencial, pois é o documento que comprova sua identidade fora do país, lhe dando o direito de visitar outras nacionalidades livremente.

Claro que há algumas exceções como alguns países vizinhos sul-americanos pertencentes ao Mercosul que exigem somente a apresentação da carteira de identidade (RG) para a entrada de estrangeiros no local, mas se você pensa em viajar para outros lugares é obrigatório tirar um passaporte de viagem.

Conheça 9 Países que Não Exigem Passaporte de Viagem

Tudo bem, mas como faço isso?

Imagem de dois passaportes em uma mesa e um carimbo sobre eles.
Foto: via Pixabay

Essa é a dúvida de muitas pessoas, especialmente viajantes de primeira viagem. Mas através do passo a passo a seguir que preparamos, você descobrirá que o processo é mais simples do que imagina.

Como Funciona o Processo?

Primeiramente você deve saber que existem duas partes do processo, uma online que é feita através do site da Polícia Federal, onde deverá preencher um formulário de solicitação, emitir o boleto para pagamento da taxa e agendar sua solicitação, se necessário; e outra presencial, em que você deve se dirigir ao Departamento da Polícia Federal de sua cidade, portando os documentos pedidos assim como o comprovante de pagamento e fazer sua solicitação.

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

Documentação

Antes de começar é importante verificar se você possui a documentação necessária para que não haja nenhum impedimento.

Entre os documentos pedidos estão:

– Algum que comprove sua identidade como RG, carteira de trabalho, carta de motorista ou passaporte anterior;

– CPF;

– Certidão de nascimento ou casamento quando for preciso;

– Título de eleitor e comprovantes de que votou na última eleição;

– Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (no caso de pessoas do sexo masculino);

– Certificado de naturalização para os naturalizados;

– Passaporte anterior (no caso de pessoas que desejam fazer a renovação do documento);

– Comprovante bancário de pagamento da taxa de emissão do passaporte (GRU – Guia de Recolhimento da União).

Observações:

Em caso de menores de 18 anos é necessário apresentar autorização expressa de ambos os pais ou responsável legal. É possível encontrar o modelo no site da Polícia Federal.

Na ausência de um dos pais é necessário apresentar o formulário próprio com a firma (procuração particular) do pai ou mãe ausente que seja reconhecida em cartório ou uma procuração, autorizando a emissão do passaporte ao menor.

Para maiores detalhes você pode conferir aqui a lista completa dos documentos obrigatórios e suas especificações.

Processo Online

imagem de formulário do site da Polícia Federal para retirar passaporte de viagem

Formulário Eletrônico

Para iniciar o processo online você deve acessar o site da Polícia Federal para fazer um requerimento, para isso basta preencher o formulário eletrônico com seus dados pessoais e documentos.

GRU

Após o preenchimento do formulário o site gerará a GRU, que deverá ser paga até a data de validade. O valor da taxa para a emissão do passaporte de viagem vigente em 2016 é de R$ 257,25.

Emissão de Passaporte

Depois é só preencher os campos necessários na página de emissão de passaporte e escolher qual posto da Polícia Federal deverá comparecer para a apresentação dos documentos e fazer a solicitação.

Observação: em algumas unidades do DPF é necessário que o atendimento seja agendado no site. Confira na página de agendamento do site se esse é seu caso.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Processo Presencial

Solicitação

Para fazer a solicitação você deverá comparecer ao Departamento da Polícia Federal que escolheu juntamente com toda a documentação necessária, GRU paga e comprovante de solicitação do passaporte.

Antes era preciso levar uma fotografia, no entanto agora ela é tirada durante o atendimento.

Andamento do Pedido

Espere o tempo determinado pelo posto de atendimento para buscar seu passaporte de viagem. Você pode consultar o andamento de seu pedido através desta página do site da Polícia Federal.

Retirada do Passaporte

Para retirar o passaporte você deve comparecer no local e horário indicado, apresentar sua identidade e assinar o recibo.

Observação: o prazo varia de acordo com o local de atendimento.

Pronto! Viu como o processo é fácil?

Visto Americano de Viagem – Como Faço Para Tirar? (Visto de Turismo)

Outros Casos

Agora se você precisa apenas renovar seu passaporte, ou se é estrangeiro e deseja tirar o seu ou mesmo necessita retirá-lo com emergência, fique atento às informações a seguir.

Renovação

Se você já tem um passaporte e pretende renová-lo, saiba que o processo é o mesmo, com a única diferença de ser obrigatória a apresentação do documento anterior, ainda que ele esteja inutilizado.

Caso contrário terá que pagar a taxa de emissão em dobro.

Porém se você tiver perdido seu passaporte ou se ele for roubado ou extraviado deverá preencher a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem e apresentá-la no posto de atendimento da Polícia Federal.

Em caso de roubo não é necessário pagar a taxa extra.

Passaporte de Emergência

Se você está pronto para realizar todo o processo, mas necessita do passaporte o mais rapidamente possível, a Polícia Federal pode emiti-lo em até 24 horas.

Para isso você deverá comprovar que a situação é mesmo urgente. A Polícia Federal geralmente aceita o pedido em caso de catástrofes naturais, conflitos armados, viagem imediata por motivo de saúde ou famíliar, proteção do patrimônio, necessidade de trabalho, ajuda humanitária, interesse da Administração Pública ou outro motivo que o adiamento da viagem gere problemas.

Do que preciso?

Além da documentação necessária, você precisará de uma foto de rosto 5×7 colorida e recente, documento que comprove sua situação emergencial e comprovante de pagamento da taxa para Passaporte de Emergência (GRU), a qual é emitida no próprio posto de atendimento.

Como funciona o processo?

Você deve preencher o mesmo formulário de solicitação no site da PF, ir ao departamento mais próximo com o protocolo de solicitação, documentos, comprovantes, foto e fazer seu pedido.

Um funcionário do departamento avaliará seu caso. Se o pedido for aprovado, será emitida a GRU para pagamento da taxa e em 24 horas você poderá retirar seu passaporte.

Para maiores informações acesse o site da Polícia Federal.

Visto Americano de Viagem – Como Faço Para Tirar (Visto de Estudante)

Passaporte para Estrangeiros

Estrangeiros residentes no Brasil também podem tirar passaporte e o processo é o mesmo dos brasileiros.

No entanto há algumas condições para tirar o passaporte, sendo aceitos os seguintes casos: estrangeiros de nacionalidade indefinida, asilados ou refugiados, que não tenham documentos para comprovar sua nacionalidade e legalmente registrados no Brasil .

Confira no site da Polícia Federal se você atende aos requisitos e mais detalhes sobre o processo.

Atualização: Agora o passaporte de viagem é válido por 10 anos. Por isso algumas coisas mudaram como seu preço e apresentação. Confira maiores detalhes neste artigo.

Acreditamos que agora você esteja mais tranquilo quanto ao processo de retirada do passaporte de viagem, não é mesmo?

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira expressar sua opinião, fique à vontade para comentar.

E se gostou do artigo não se esqueça de compartilhar com os seus amigos, afinal de contas pode haver mais pessoas que tenham a mesma dúvida que você.

Fontes – S7Study, Esse Mundo é Nosso, Turismo IG

Compartilhe nas Redes Sociais:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!