Seguro viagem geral 728x90

Pacote de Viagem ou Conta Própria – Qual a Melhor Forma de Viajar?

Muitos viajantes de primeira viagem se perguntam qual a melhor forma de viajar, através do pacote de viagem ou conta própria?

Isso depende de cada pessoa. Afinal há aqueles que nunca estiveram fora de sua cidade ou país e desejam mais segurança em sua viagem enquanto existem os mais aventureiros que gostam de planejar cada detalhe, tendo mais autonomia.

Para te ajudar a decidir a melhor forma de viajar, vamos mostrar como funciona os dois tipos de viagem e apresentar suas principais vantagens e desvantagens.

Pacote de Viagem

Imagem de mão mexendo no notebook em cima de uma mesa com uma xícara de café ao lado e um smartphone.
Foto: via Pixabay

Como funciona

O pacote de viagem geralmente é adquirido através das agências de viagem que fazem acordos com empresas que oferecem serviços de viagem como companhias aéreas, redes de hotéis e resorts e locadoras de veículos.

Você pode comprar o pacote de viagem diretamente com o agente de viagem ou através dos sites das agências, onde pode montar seu próprio pacote. Tudo de forma simples e rápida.

Vantagens

Quem não tem experiência em viagens aproveita bastante o pacote de viagem, já que ele cuida de tudo: compra de passagens aéreas, reserva de hotel, aluguel de carros, promove ônibus e guias turísticos para as excursões, auxilia no check-in no aeroporto e ainda o agente pode te ajudar a adequar um pacote de acordo com suas necessidades.

Você não tem trabalho algum, pode ganhar um passeio gratuitamente e ainda é possível parcelar o pacote, facilitando o pagamento.

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

A agência também te ajuda com a documentação, sendo que ela oferece formulários de solicitação para passaporte e visto de viagem e te orienta sobre como funciona todo o processo.

Algumas agências ainda fazem parceria com a casa de câmbio, possibilitando que o cliente troque a moeda lá mesmo, sem ter que se deslocar para outro lugar.

Os pacotes te dão maior segurança em países difíceis como Rússia, Sudão e Índia. Pois assim o viajante não corre o risco de se hospedar em lugares distantes do centro e com péssimas acomodações, fazer passeios perigosos ou se perder, uma vez que tudo é organizado pela própria agência.

Você ainda tem a segurança de contar com o seguro viagem incluso nos pacotes em casos de imprevistos, como perda de documentos, voos cancelados e problemas de saúde. Dessa forma basta apenas entrar em contato com o agente que ele te dará as orientações.

É possível encontrar e adquirir pacotes em feriados e em temporada de férias, uma vez que as agências bloqueiam assentos de aviões e quartos de hotéis para os viajantes de última hora.

Se adquirir um pacote com excursões, poderá conhecer vários lugares em um só dia e usufruir da presença do guia turístico para obter mais informações, o que enriquecerá sua viagem.

Desvantagens

Quem pensa que o valor dos pacotes é sempre menor que os serviços avulsos, engana-se, pois muitas vezes você pode encontrar valores competitivos e até que vão um pouco além, por isso no quesito economia, o pacote não é a melhor opção.

Algumas agências trabalham apenas com hotéis de maior categoria, o que pode encarecer a estadia. E dependendo da parceria que as agências possuem, você ainda tem acesso a um número limitado de serviços, sendo obrigado a escolher apenas as opções que lhe são apresentadas.

Você não tem muita escolha de horários e roteiros, tendo que seguir o que a agência programou. E nem sempre todos os ingressos das atrações estão incluídos, sendo que para participar você tem que pagar à parte, assim como viagens de avião ou barco para determinado lugar do roteiro.

Os passeios geralmente são corridos, sendo que você passa a maior parte do tempo no transporte do que no local almejado e muitas vezes algum lugar que você queira visitar pode ficar de fora do roteiro.

Dicas

Faça uma boa pesquisa de pacotes de viagem, procure diferentes agências, compare os preços e opções, dessa forma pode encontrar valores mais em conta e contar com os serviços de viagem que deseja.

Comprar o pacote com antecedência também pode te ajudar a encontrar boas promoções. Uma forma de ficar por dentro das melhores ofertas é se cadastrar nos sites das agências de viagem.

Veja aqui: Como Encontrar Pacotes de Viagem Promocionais?

Muitas pessoas gostam de comprar pacotes apenas com passagens e hospedagem, dessa forma podem cuidar sozinhas de seus passeios e optarem pelos lugares que desejam visitar, tendo mais autonomia e assim aproveitar melhor.

Não escolha o hotel mais barato, pois ele pode ter um péssimo serviço. Procure sempre pesquisar a opinião de pessoas que se hospedaram nele e consulte o agente de viagens perguntando por hotéis que não tiveram reclamação.

Veja também:

Qual a Importância de Fazer Reserva de Hotel com Antecedência?

Conta Própria

Imagem de pés de garota caminhando no trilho de um trem.
Foto: via Pixabay

Como Funciona

Toda a viagem fica por sua conta. Você monta seu próprio roteiro, pesquisa os preços de passagens, hotéis e faz todas as reservas. Você pode fazer sozinho ou ter a ajuda de um agente de viagens.

Vantagens

Você tem mais liberdade em sua viagem, podendo visitar os pontos turísticos e lugares que deseja nos horários e dias que quiser, tudo de acordo com seus gostos e rotina.

É possível economizar muito mais nessa forma de viagem, pois muitas vezes as companhias aéreas e redes de hotéis oferecem promoções que não são encontradas em pacotes de viagens, e dependendo do dia que você faça a reserva ou viaje pode acabar se deparando com boas ofertas.

Você também pode optar por uma hospedagem mais barata, que é difícil de encontrar em pacotes de viagem, como albergues (hostels) ou aluguel de apartamentos ou caso, por exemplo, podendo dividir os custos com sua família ou amigos.

Se você tem dificuldade em fazer roteiros e não tem dinheiro para contratar um agente basta pesquisar na internet. A tecnologia virtual nos oferece uma gama de opções, desde reservar voos, hotéis e outros serviços como conferir dicas e opiniões de outros viajantes que compartilham suas experiências com desenvoltura e boa vontade.

Pesquisando sobre os lugares para os quais vai viajar, você ainda acaba aprendendo muito. Coletando informações valiosas que podem ajudar a tornar sua viagem ainda mais proveitosa.

Desvantagens

Organizar a viagem sozinho significa que você terá mais trabalho, tendo que se preocupar não só com a reserva das passagens e hotel como verificar sua documentação e vacinas necessárias.

E se esquecer de preencher algum dado em formulários ou esquecer de algum trâmite pode ter uma grande dor de cabeça.

Caso ocorra algum imprevisto como extravio de bagagem, perda de documentos ou cancelamento de voos você terá que resolver por conta própria.

É péssimo para quem deseja fazer ecoturismo e tem pouco tempo para aproveitar a viagem, pois pode demorar para conseguir transporte e chegar até o local.

Veja também:

Dicas Para Sua Primeira Viagem Internacional

Dicas

Programe sua viagem com calma e antecedência, dessa forma você poderá se organizar melhor e listar tudo o que precisará para realizá-la.

Planeje a viagem de acordo com suas possibilidades, não queira realizar os mesmos passeios que teria em um pacote de viagem, pois isso só acabará te frustrando. Faça tudo de acordo com seu ritmo, com tranquilidade, assim aproveitará melhor a viagem.

Pesquise bastante tanto os serviços como sobre o lugar que para o qual pretende viajar.

Os sites Attitude Travel, Atrapalo e Decolar.com podem te ajudar a encontrar ofertas em passagens e hotéis.

As companhias de viagem geralmente oferecem a opção de cotações para que você faça simulações de preço de acordo com a data da viagem.

Também é bom se cadastrar nesses sites para ficar por dentro das ofertas.

Veja aqui: Como Aproveitar Sua Viagem Ao Máximo Gastando Pouco

Fique atento aos comentários de pessoas que já usaram os serviços que você deseja contratar, como hospedagem em um determinado hotel, por exemplo. Pois nem sempre a publicidade e a foto dizem a verdade sobre o lugar.

Se você tem flexibilidade em seu horário pode adquirir passagens no meio da semana e fora de temporada, elas costumam ser mais baratas.

Caso se sinta inseguro sobre fechar negócios na internet, consulte um agente de viagens e peça sua ajuda para encontrar bons lugares e fazer as reservas ou mesmo procure por dicas na internet em blogs de dicas de viagem e turismo como este e fóruns.

Você pode reservar seu hotel no Booking, o maior site de reservas em hotéis do mundo. Nele você encontra diversas opções feitas para todos os gostos e bolsos. Se quiser conhecer o site acesse o banner abaixo.


Booking.com

Mantenha seus documentos de viagem como passaporte e visto sempre atualizados e verifique se é necessário tomar vacinas.

Consulte as datas e confira o horário de funcionamento dos passeios para os quais irá, dessa forma não correrá o risco de encontrar o lugar fechado.

Tenha sempre a mão endereços e telefones do lugar em que vai se hospedar, atração ou ponto turístico que vai visitar e um mapa para não se perder.

Algo legal de saber é que geralmente as cidades possuem balcão de informação nas áreas turísticas. Lá a equipe fornece informações e mapas que podem ser gratuitos ou apresentarem um preço baixo.

Acreditamos que agora você já tenha ideia de qual seja a melhor opção de viagem para o seu caso, não é mesmo?

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Compartilhe sua opinião com a gente.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos!

Fontes – Viaje na Viagem, Melhores Destinos, Veja SP

Compartilhe nas Redes Sociais:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!