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O que Fazer em Caso de Atraso ou Cancelamento de Voos Aéreos?

Um dos problemas mais comuns nos aeroportos é o atraso ou cancelamento de voos aéreos.

Seja por condições climáticas ou problemas de manutenção é algo que causa um grande transtorno aos viajantes, especialmente se a viagem tem um motivo mais urgente.

O que fazer nesse caso? Quais são os meus direitos e os deveres das companhias aéreas?

É o que você vai conferir nos acompanhando neste artigo.

Primeiramente vamos entender…

Por que os atrasos e cancelamentos de voos aéreos ocorrem?

Os atrasos e cancelamentos podem ocorrer devido às condições climáticas, manutenção não programada no avião, excesso de tráfego aéreo, falta de tripulação ou volume de ocupação do voo.

É possível evitar esses problemas?

Claro que nem todos podem prever o futuro, mas há algumas medidas que você pode tomar para tentar evitar esses problemas.

Imagem de painel de voos em aeroporto.
Foto: Painel de Voos – Pixabay

Mudanças Climáticas

Não há como controlarmos o tempo, ainda mais nas condições climáticas que nos encontramos atualmente, em que está cada vez mais difícil prever o tempo.

No entanto podemos evitar aeroportos construídos em locais mais suscetíveis a mudanças climáticas e que tenham uma infraestrutura menor, como Santos Dumon (RJ), Congonhas (SP), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Joinville (SC).

Manutenção não Programada no Avião

Consultar o histórico de atrasos e cancelamentos do seu voo pode ajudar a ver quais horários os voos costumam atrasar mais. Para isso, basta acessar o site da Companhia Aérea. Geralmente os voos à noite atrasam mais que os voos da manhã.

Os aviões no Brasil também tem pouco tempo de vida, por isso prefira viajar em aeronaves mais novas, estas precisam de menos manutenção que as mais antigas.

Excesso de Tráfego Aéreo

Evite viajar em feriados ou temporada de férias, pois essas são as épocas mais movimentadas. Mas se não houver remédio, prefira comprar passagens para dias e horários menos movimentados como sábados, durante feriados, entre as 14h e 16h.

Fique atento a aeroportos que não funcionam 24 horas como Congonhas (SP) e Santos Dumon (RJ), pois caso o atraso passe do horário de seu funcionamento, seu voo será desviado para um aeroporto próximo.

Falta de Tripulação

Pode ocorrer de algum membro da tripulação ficar doente ou não poder executar seu trabalho, nesse caso nem sempre há uma equipe reserva e mesmo se houver pode demorar para que ela entre em ação.

Por isso é bom escolher companhias aéreas com o maior número de voos na rota de seu destino, assim caso ocorra algum problema haverá mais opções de voos para a reacomodação.

Outra opção é escolher hubs, companhias aéreas que operam muitos voos, entre elas temos a TAM que opera em Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont e Brasília, Gol que opera em Congonhas, Guarulhos, Galeão e Brasília, Azul que opera em Campinas, Belo Horizonte e Santos Dumont e Avianca que opera em Congonhas, Galeão e Brasília.

Volume de Ocupação de Voo

Pode acontecer da ocupação do voo ser muito baixa, nesse caso a companhia aérea costuma unir o voo com outro que sairia mais tarde ou mesmo cancelá-lo e reacomodar os passageiros.

Outro caso é de voos lotados que podem atrasar, pelo embarque e desembarque serem mais lentos.

Por isso é bom estar preparado ao viajar em época de alta temporada. Assim como viajar em dias menos concorridos em baixa temporada. É um risco que deve ser levado em conta.

Observação: pode também ocorrer overbooking, quando a companhia aérea vende mais passagens do que um voo pode comportar, nesse caso também é necessário a reacomodação de voo.

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Quais os meus direitos?

Em caso de atraso ou cancelamento de voo é a companhia aérea que deve arcar com os danos financeiros sofridos pelo passageiro, independente da causa ser extraordinária (como no caso de mudanças climáticas) ou não.

A partir de uma hora de atraso você tem direito a comunicação seja via internet ou telefone para avisar sobre o atraso.

A partir de duas horas tem direito a voucher para alimentação.

A partir de quatro horas tem direito a acomodação ou hospedagem e traslado do aeroporto ao local de acomodação. Caso esteja em sua cidade, a empresa poderá oferecer traslado até sua residência.

Se a companhia aérea tiver a estimativa que o voo atrasará mais de 4 horas, você tem direito à reacomodação em outros voos ou reembolso, assim como assistência material.

Em caso de overbooking você poderá escolher entre viajar em outro voo da mesma companhia, endossar seu bilhete ou pedir reembolso pela passagem.

Da mesma forma que os outros casos a companhia tem o dever de proporcionar compensação material (telefonema, alimentação, transporte e acomodações, se precisar).

Ainda nesse caso as companhias aéreas são obrigadas a procurar voluntários que cedam suas reservas em troca de benefícios. A transportadora aérea também deve oferecer aos voluntários o reembolso total e o reencaminhamento.

Observação: pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida devem notificar os aeroportos sobre suas necessidades, pois são protegidas contra a discriminação durante a reserva e embarque, tendo direito a receber assistência nos aeroportos e a bordo dos aviões.

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O que fazer?

Imagem de homem de pé em aeroporto.
Foto: via Pixabay

Antes do voo

É importante que você tome algumas medidas para evitar transtornos em caso de atraso ou cancelamento de voo.

Na véspera de sua viagem consulte sua reserva pela internet ou telefone. Pode acontecer de seu voo ter sido alterado sem que a empresa tenha conseguido avisá-lo. Nesse caso a reacomodação pode ter sido feita em um horário diferente, mas no mesmo dia.

Quando estiver no aeroporto fique atento ao painel de informações e aos avisos sonoros, dessa forma poderá agir rapidamente e se dirigir ao balcão da companhia aérea, pois a reacomodação geralmente é feita por ordem de chegada.

Quando há Atraso

Primeiramente você deve procurar a companhia aérea para reivindicar seus direitos. Ela se encontra no check-in ou no portão de embarque.

Quando falar com o atendente seja educado, mas firme, pois geralmente a maioria das companhias aéreas brasileiras tentam fugir de suas obrigações nesses casos.

Verifique se a solução oferecida pelo atendente é a melhor para você. Caso não seja tente negociar com o funcionário. Se ele se negar a resolver o problema, solicite falar com um supervisor e explique o problema. Ameace procurar a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Se não der certo entre em contato com a ANAC e registre sua reclamação.

É importante que você tenha provas do atraso ou cancelamento do voo, por isso guarde o comprovante do cartão de embarque e dos gastos recorrentes ao atraso, tire uma foto do painel, guarde também documentos relacionados à atividade profissional que faria em seu destino (se for o caso) e registre tudo o que puder como prova.

Dessa forma ingresse no Juizado Especial Cível para exigir seus direitos.

Voos Internacionais

Se o atraso ocorrer em um aeroporto internacional os direitos do passageiro mudam um pouco.

Nos EUA e União Europeia, por exemplo, o reembolso e compensação material só são feitos se o problema for técnico, em caso de condições climáticas, o passageiro deve arcar com os gastos recorrentes ao atraso ou cancelamento. Nesse caso nem adianta reclamar.

Por isso muitos passageiros preferem dormir nos aeroportos para esperar o próximo voo.

Na União Europeia se o atraso for superior a cinco horas, o reembolso ou assistência da empresa aérea é integral, ocorrendo de forma semelhante ao Brasil.

Quer saber como resolver outros problemas em aeroportos? Então confira nossos artigos: 

Furto ou Extravio de Bagagem – O que Fazer?

Saiba o que Fazer em Caso de Acidentes ou Imprevistos Durante a Viagem

Como Passar na Alfândega Brasileira e Não Ter Problema com Imposto?

Esperamos que as informações tenham ajudado. Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário.

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Fontes – Melhores Destinos, Aviação, Viaje Aqui Abril, Andep, Deco proteste

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