Seguro viagem geral 728x90

Intercambio para Quebec – Por que Realizar, Como Funciona?

Quebec é a cidade mais antiga e uma das mais importantes do Canadá, ela se encontra às margens do Rio São Lourenço, na província de Quebec, a 180 km de Montreal. Uma das melhores escolhas para realizar intercâmbio, especialmente se você deseja aprender francês.

É um belo lugar, cheio de construções históricas e uma encantadora arquitetura europeia. Nela você encontrará escolas de qualidade, tranquilidade, qualidade de vida e um povo simpático e hospitaleiro.

Mas por que realizar intercâmbio em Quebec e como funciona?

Confira as respostas para essas perguntas através das informações que reunimos para você.

Por que Realizar?

Ensino de Qualidade

Em Quebec você encontrará escolas de idiomas de qualidade, onde poderá aprender sua língua oficial, o francês.

Agora se você já têm conhecimento no idioma também poderá estudar e instituições de primeira, onde há cursos profissionais de diversas áreas, sendo que as que mais se destacam são: informática, telecomunicações, farmacêutica, biotecnologia e tecnologia da informação.

Conhecer Monumentos Históricos

Imagem do hotel Châteay Frontenec, na cidade de Quebec, no Canadá.
Foto: Châteay Frontenec, Quebec, Canadá – Pixabay

Realizando intercâmbio em Quebec você não sentirá falta da Europa, pois a cidade conta com uma bela arquitetura europeia, ruas de pedras e construções históricas.

Grande parte de seus monumentos você encontrará na Basse Ville (Cidade Baixa), a área mais antiga da cidade, onde você encontrará a Rue du Petit Champlim, uma rua famosa por manter parte da arquitetura histórica preservada, nela há diversas lojas, bistrôs, bares e restaurantes.

Entre seus monumentos que mais se destacam temos a Basílica Notre-Dame, que foi edificada em 1647, o Museé du Fort, que conta a história militar da região, Châteay Frontenec, que fica na parte alta da cidade (Haute Ville), sendo um dos hotéis mais sofisticados do Canadá, edificado no século XIX e tendo 600 quartos.

Também há a Place Royale, uma praça pequena e bonita, cercada de edificações dos séculos XVII e XVIII, a Maison Chevalier, que foi construída no século XVIII e La Citadelle, uma fortaleza construída para defender a cidade de um possível ataque norte-americano, mas que nunca aconteceu. Nela você poderá observar cerimônias de troca de guarda.

Outro lugar interessante para conhecer é a Morrin Centre, a primeira prisão da cidade e que tem 200 anos de existência. Atualmente é um centro cultural que tem como papel mostrar ao público a importância sobre a contribuição histórica da cultura dos falantes da língua inglesa locais.

Visitar Outras Atrações

Em Quebec você também poderá aproveitar outras atrações interessantes, como o Museu da Civilização, que foi instalado em um prédio moderno e conta a história canadense há milhares de anos, além da cultura, esportes, ciência através de exposições interativas.

Também há o Terrase Dufferin, um mirante formado por uma passarela com bancos e quiosques, onde é possível relaxar e aproveitar a bela vista do rio São Lourenço. O local originalmente foi edificado em 1838 sobre as ruínas Château St. Louis (um antigo castelo usado no século XVII como residência oficial do governo da Nova França.

Outro lugar legal para visitar na cidade são o Parc Aquarium, um aquário público que abriga mais de 10 mil animais, entre eles peixes, crustáceos, moluscos, répteis, anfíbios, aves e mamíferos marinhos. Um ótimo programa tanto para adultos como para crianças.

Encontre ofertas em seguro viagem para a América do Norte na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem america do norte 468x60

Curtir seus Festivais

Em Quebec você também poderá aproveitar seus festivais, que ocorrem todos os anos e assim divertir-se e conferir badalação da cidade.

Entre eles temos o Festival de Verão que ocorre em julho e conta com mais de 400 espetáculos, que envolvem apresentações de diversos estilos musicais e artes de rua.

Também há o Carnaval de Inverno, que ocorre entre os meses de janeiro e fevereiro e que conta com atividades diferentes como concertos musicais, paradas noturnas, esculturas de neve e atividades esportivas, como a famosa pesca no gelo.

Sentir-se na França

Se você tem vontade de realizar uma viagem para a França, mas nunca teve oportunidade, saiba que em Quebec você vai se sentir como se estivesse na França, pois além da arquitetura e monumentos antigos em estilo francês, a maior parte da população fala o francês, sendo que até mesmo nomes de ruas e letreiros estão escritos na língua.

É como visitar um pedacinho da França em outro país.

Praticar Muitas Atividades ao Ar Livre

Imagem de homem sobre um barco, pescando ao lado de seu cachorro em um barco em Quebec, no Canadá.
Foto: Homem pescando em lago em Quebec, Canadá – Pixabay

Quebec é uma linda cidade, cercada pelo rio São Lourenço e uma bela natureza. Nela você poderá acampar, passear de barco, praticar trekking, esqui, pesca, entre outros esportes ao ar livre. Uma ótima notícia para os amantes da natureza.

Saborear sua Gastronomia

Outra característica francesa em Quebec é sua culinária que se assemelha muito a francesa, mas que é feita com produtos da própria província de Quebec.

Seus pratos costumam conter fígado de pato ou ganso, camarões vindo de Metano, queijos, vegetais orgânicos e carne de porco.

Além disso, Quebec é a maior produtora do xarope de Maple do mundo, um famoso xarope que no Canadá serve de acompanhamento de neve, panquecas, feijão e até mesmo porco.

Também há um prato típico que foi reinventado na cidade, a poutine (batata frita palito, molho gravy e pedaços da parte coalhada do queijo por cima, e itens sofisticados da culinária francesa como fígado ou coxa de pato).

Cidade Multicultural

O legal de Quebec é que você não se sentirá um peixe fora d´água, pois é uma cidade multicultural que possui muitos estrangeiros morando. Assim você terá a oportunidade de trocar informações e experiências culturais.

Como Funciona?

Instituição de Ensino

Imagem de mesa em sala de aula com livros e tablet.
Foto: via Pixabay

Primeiramente você deve procurar uma escola de línguas, que tenha cursos profissionalizantes ou universidade para de candidatar a uma vaga.

A documentação pedida vai depender da instituição, mas geralmente elas costumam pedir diplomas, histórico escolar e identidade, todos os documentos devem estar traduzidos para o inglês ou francês.

Se a instituição de aceitar, você vai receber uma carta-convite para estudar nela e deverá enviar uma cópia para o governo de Quebec para receber o CAQ (Certificat d´Acceptation du Québec), documento que permite que você estude na província.

Confira algumas instituições de ensino em Quebec:

École Québec

Universidade Concordia

Universidade McGill

Universidade UQAM

Observação: Essas universidades e outras escolas possuem programas de bolsa de estudos para estudantes de até 25 anos.

Visto de Estudante

Tendo sido aceito em Quebec, você deverá entrar com o pedido de visto de estudante canadense para poder entrar no Canadá. Todo o processo de envio dos documentos é feito pelo correio, sendo que se tiver uma entrevista, está é feita por telefone.

Atualmente há a opção de participar do programa Pathway, para aqueles que desejam cursar uma faculdade no Canadá, mas não tem conhecimento de inglês ou francês, dessa forma poderão receber treinamento na língua escolhida e posteriormente cursar a faculdade.

Primeiramente é necessário obter o visto para o curso de línguas e posteriormente pedir uma extensão para o curso universitário. Confira mais informações no site oficial do governo canadense.

Observação: Todo o processo de aceitação da escola, da província e a obtenção do visto é um tanto demorado, podendo durar de três a seis meses.

Trabalho

Existem alguns tipos de visto de trabalho no Canadá, entre eles o work permit, uma permissão de trabalho vinculada ao visto de estudante que permite que o intercambista trabalhe 20 horas semanais no período de aulas e é considerado um open work permit para as férias, que permite que o estudante trabalhe 40 horas semanais.

Esse mesmo visto pode ser adquirido quando o estudante traz consigo seu cônjugue, permitindo que ele ou ela trabalhe 40 horas semanais.

Também é possível adquirir um visto de trabalho ao terminar um curso universitário, nesse caso é o Post Graduation Work Permit, cuja duração varia de acordo com a duração de seu curso.

Uma coisa legal de saber é que todos os trabalhos pagam bem, independente da função, por isso as pessoas não se preocupam com o tipo de trabalho que vão conseguir.

Hospedagem

O melhor lugar para se hospedar é no centro da cidade, uma vez que no local se encontram as universidades, comércio e atrações noturnas. A maioria dos apartamentos é pequena, tendo apenas um cômodo.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Transporte

O transporte em Quebec tem boa qualidade, sendo que o metrô e ônibus são interligados, levando os passageiros a várias partes da cidade. A passagem é unitária e dura uma hora e meia, dessa forma com uma só passagem você pode chegar a seu destino tranquilamente.

Dinheiro

A vida em Quebec não é das mais baratas, sendo que a moeda usada é o dólar canadense (que atualmente em abril de 2017 está valendo R$2,32), e especialmente o estudante universitário estrangeiro paga caro. Por isso o ideal é trabalhar no país, conseguir uma bolsa de estudos ou até mesmo realizar empréstimos estudantis.

Quer saber mais sobre intercâmbio no Canadá? Então dá uma conferida no artigo abaixo:

Intercambio no Canada – Por que Fazer, Como Funciona?

Intercambio Vancouver – Por que Realizar, Como Funciona?

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira deixar sua opinião, fique à vontade para comentar.

E se curtiu o artigo compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Immi Canada, Canadá Para Brasileiros, Expedia, Wikipedia, Intercâmbio A Z, Cursos no Canadá, Rain Intercâmbio

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!