Seguro viagem geral 728x90

Intercâmbio Para Noruega – Por que Realizar, Como Funciona?

A Noruega é um país que pertence à Esncadinávia, uma região da Europa. Um belo lugar, onde você encontrará paisagens lindas formadas por fiordes, montanhas e florestas, ótima qualidade de vida e boa receptividade.

Além disso, a Noruega oferece estudo gratuito, inclusive para estrangeiros. Isso tudo faz com que mais viajantes se animem a realizar um intercâmbio para Noruega.

Quer saber mais motivos e como funciona o intercâmbio no país?

Então fique atento às informações que reunimos para você.

Por que Realizar?

Qualidade de Vida

A Noruega chegou a ser um dos países mais pobres da Europa, no entanto após a Segunda Guerra Mundial, soube administrar bem o país e aproveitar o dinheiro do Petróleo para se desenvolver, e assim até mesmo foi eleita pela ONU como “o melhor país do mundo para se viver” em 2009.

Nela você encontrará ótimos sistemas de saúde e educação, um povo cortês, boa comida e serviços públicos.

Educação Gratuita e de Qualidade

Uma das características que mais chama a atenção dos intercambistas é que a Noruega oferecer ensino de qualidade gratuito até mesmo para estrangeiros, graças a programas do governo.

Dessa forma você poderá estudar em uma escola pública e até mesmo fazer um curso universitário e de pós-graduação sem ter que pagar mensalidades. No entanto o aluno deverá pagar suas despesas com hospedagem, comida e transporte.

Outra coisa interessante na educação do país é que ela é bem organizada e justa. De acordo com alguns estudantes universitários, as provas são avaliadas por dois professores que juntos chegam a uma conclusão democrática sobre a nota do aluno.

Também há matérias ensinadas que não estão relacionadas ao currículo do curso, mas que contribuem muito para o desenvolvimento social do aluno.

Atividades de Lazer

Imagem de jovem com mochila nas costas em montanhas da Noruega,.
Foto: via Pixabay

Os noruegueses valorizam muito o esporte, especialmente esqui, futebol e handebol. Por isso nas escolas você poderá realizar atividades extracurriculares e assim aliviar a tensão dos estudos.

Além disso, são organizados passeios fora da escola pela cidade de Oslo e Trondheim, estações de esqui, trilhas e até mesmo viagens para a EuroDisney em Paris. No entanto quem quer participar tem que arcar com as despesas.

Boa Receptividade

Os noruegueses são gentis e bem humorados, se mostrando bem receptivos com os estrangeiros. É um povo que preza a educação, se importando com os menores gestos.

Sabia que é falta de educação bocejar sem colocar a mão na boca?

Sim, por isso é bom pesquisar sobre os hábitos dos noruegueses para não pagar mico e se relacionar bem com eles.

Entre seus hábitos preferidos estão esquiar, pescar e ler.

Encontre ofertas em seguro viagem para a Europa na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem europa 468x60

Oportunidade de Trabalho

O governo norueguês permite que o intercambista trabalhe 20 horas semanais. Dessa forma você poderá ganhar dinheiro para ajudar a pagar suas despesas.

Belas Paisagens Naturais

Se você gostar de natureza, a Noruega é um excelente país para realizar intercâmbio. Pois além de contar com belas paisagens naturais como fiordes, montanhas, florestas e lagoas, ainda conta com fenômenos incríveis.

Entre eles está o fato do verão ter dias bem longos, tendo sol quase que 24 horas, já que a Noruega se encontra bem próxima ao Polo Norte. Outro fenômeno é a aurora boreal, luzes formadas através da atração eletromagnética entre o sol e a terra. Lindo de se ver e fotografar.

Como Funciona?

Programas

Imagem de pessoa lendo livro sentada em mesa de professor.
Foto: via Pixabay

A primeira coisa que você deve fazer é se inscrever em um dos programas oferecidos pelo governo para estudar gratuitamente na Noruega.

Entre eles temos:

Rotary – uma organização comunitária mundial que tem mais de 100 anos de existência. Entre seus objetivos está o apoio à educação, amizade e paz entre os países. Ela oferece bolsas para ensino médio, graduação e pós-graduação.

YFU (Youth for Understanding) – uma organização internacional que atua há 60 anos em intercâmbio de estudantes. Seu objetivo é promover o crescimento individual e o entendimento entre os povos. Ela oferece programas high school para jovens de 15 a 18 anos, Community College Acadêmico e Community College Inglês para jovens de 18 a 23 anos.

Rode Kors Nordisk United World College – uma organização norueguesa que promove o intercâmbio de jovens. Ela tem como objetivo promover o respeito entre seres humanos e meio ambiente assim como a responsabilidade social.

American Scandinavian Studente Exchange – programa internacional de intercâmbio que oferece bolsas de estudo a jovens, promovendo uma experiência válida e interessante.

Você deverá entrar no site dos programas e verificar todos os detalhes para se inscrever.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:

Booking.com

Documentação

É necessário ter um passaporte de viagem (se não souber como retirá-lo clique aqui), carta de formulário ou carta de admissão da organização do intercâmbio e o visto de estudante.

Para retirar o visto é necessário acessar o site Application Portal, realizar seu registro, fazer o pagamento da taxa e agendar uma entrevista.

Será enviado um formulário que deverá ser preenchido, além de uma foto 3×4, passaporte e formulário de inscrição no programa de intercâmbio.

No dia da entrevista você deverá se dirigir com todos os documentos citamos acima para a Embaixada da Noruega em Brasília ou o Consulado Geral da Noruega do Rio de Janeiro.

Os documentos deverão ser apresentados em original e cópia.

Se quiser saber mais detalhes acesse o site Noruega o Site Oficial no Brasil.

High School

No programa High School, o estudante deverá ter entre 14 e 17 anos (dependendo do programa às vezes varia até 18 ou 19 anos), ter conhecimento de inglês nível intermediário e contar com 7.200 euros para passar o semestre.

Entre as matérias estudadas estão inglês, ciências sociais, ciências naturais, alemão, francês, espanhol, business, economia, esportes, mídia e comunicação.

Durante o tempo de estudo o estudante viverá em uma casa de família, que estará preparada para recebê-lo e poderá viver como um estudante local. O estudante também será tratado como um “filho” dos anfitriões, devendo respeitá-los, assim como a rotina da casa.

Universidade

Os estudantes de graduação e pós-graduação deverão abrir uma conta bancária na Noruega, onde deverão depositar 11.700 dólares para viver ao longo de um ano no país.

Há alguns programas que oferecem bolsas de estudo aos estudantes como o Ciências Sem Fronteiras e o Mobility Grant for Norwegian Languageand Literature que oferece 1.200 dólares mensais aos alunos que desejam estudar a cultura norueguesa, pelo período de um a três meses no país.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, queira contar alguma experiência ou dica ou deixar sua opinião, comente.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Intercultural, E-konomista, Central do Estudante, CI, Estudar Fora, Noruega.org

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!