Seguro viagem geral 728x90

Intercambio no Canada – Por que Fazer, Como Funciona?

Quando se fala em intercâmbio as pessoas geralmente pensam em Estados Unidos, não é mesmo?

Essa pode ser a primeira opção, no entanto o Canadá, seu país vizinho, tem sido um dos destinos mais requisitados pelos imigrantes.

Mas por que o Canadá?

Talvez você tenha se perguntado isso.

Simplesmente porque o país apresenta diversas qualidades que tem atraído pessoas de todo o mundo, como segurança, hospitalidade e custo de vida.

Se você está em dúvida vamos mostrar as razões pelas quais muitos brasileiros estão escolhendo o país como destino para intercâmbio e como ele funciona.

Por que fazer intercambio no Canada?

Imagem de um grupo de pessoas sentado em uma mesa estudando em um campo aberto.
Foto: via Pixabay

Melhor Hospitalidade

Um dos pontos que mais tem atraído os brasileiros a estudarem no país é a boa receptividade para com os imigrantes. O povo canadense tem se mostrado gentil e hospitaleiro e por isso o número de imigrantes no país tem aumentado consideravelmente, especialmente em Toronto.

Isso facilita muito para brasileiros que não estão acostumados a morar em outro país, pois podem encontrar pessoas da mesma nacionalidade que estão lá há mais tempo e até mesmo comércios que vendem produtos importados do Brasil. Tudo isso faz com que você se sinta mais em casa.

Melhor Segurança

O Canadá também chama a atenção no quesito segurança. Pra vocês terem ideia ele é considerado o nono país mais seguro do mundo pela ONU. Brasileiros que viveram no país dizem não só que há pouca criminalidade no lugar como as pessoas respeitam umas às outras.

Inglês Mais Fácil de Entender

O inglês canadense também tem sido muito elogiado pelos brasileiros, pois eles apresentam uma pronúncia limpa e livre de sotaques, tornando-o mais fácil de compreender e aprender.

No Canadá você ainda tem a possibilidade de aprender mais um idioma, o francês que é a segunda língua oficial do país.

Custo de Vida Mais Barato

Além disso, o custo de vida é bem mais barato que os Estados Unidos e países europeus. Apesar de a passagem aérea ser cara, devido à distância, o custo das escolas, alimentação, estadia, transporte e produtos acaba compensando.

Menos Complicação na Aquisição do Visto de Estudante

Imagem de óculos em cima de uma folha de papel.
Foto: via Pixabay

A aquisição do visto de estudante canadense além de ser mais fácil que o americano, tem maior duração, sendo que imigrantes com visto de turismo tem a possibilidade de fazer cursos de até seis meses, enquanto que o visto de estudante tem validade superior.

Transporte de Boa Qualidade

O transporte público é bem organizado no Canadá, sendo que o sistema de ônibus, metrôs e trens metropolitanos é interligado e tem grande cobertura, possibilitando maior facilidade e acessibilidade ao transitar de um lugar para o outro.

Possibilidade de Trabalho

Além de o Canadá ter uma baixa taxa de desemprego dá oportunidade para intercambistas que estejam matriculados em universidades e cursos técnicos trabalharem no país e assim ajudá-los a custear os estudos. Durante o período de aulas é permitido trabalhar até 20 horas semanais e nas férias por 40 horas.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Contato com a Natureza e Melhor Qualidade de Vida

Imagem da cidade de Vancouver no Canadá.
Foto: Vancouver – Canadá – Pixabay

O país conta com uma grande dimensão continental, a qual compreende muitas belezas e paisagens naturais. Pra vocês terem ideia há mais de 1,6 mil parques públicos no Canadá, contando com diversas atividades que vão desde piqueniques tranquilos a esportes radicais como bunge e jump e rapel.

Ótimo para quem é amante da natureza e aventureiro.

Além disso, o Canadá oferece uma boa qualidade de vida, apresentando boa educação, serviço de saúde, respeito à natureza e meio ambiente.

Diploma Canadense Abre Boas Oportunidades

Com um diploma canadense em mãos e a ótima experiência que terá estudando no país, muito provavelmente boas oportunidades de emprego se abrirão para você quando retornar para o Brasil.

Ou quem sabe você não acaba conseguindo uma boa oportunidade de trabalho no próprio Canadá?

Como funciona o intercâmbio no Canadá?

Agora que você ficou por dentro das qualidades que fazem o país um dos melhores destinos para fazer intercâmbio, vamos saber como um imigrante pode estudar no Canadá.

Escolha da Instituição de Ensino

A primeira coisa a fazer é escolher a escola e o curso que pretende estudar no Canadá. Há diversas opções de estudo como cursos de inglês de diversos níveis, inclusive preparatórios para exames de proficiência como TOEFL e Cambridge que abrem portas para quem deseja estudar em universidades tanto no Canadá como nos Estados Unidos e estar apto a trabalhar no país em diversos seguimentos.

Imagem de universidade na cidade de Toronto no Canadá.
Foto: Universidade em Toronto – Canadá – Pixabay

O imigrante também pode ingressar no ensino fundamental, médio e universitário.

Para conseguir se matricular nas instituições é necessário entrar em contato com elas e solicitar um formulário para a retirada do visto de estudante.

Confira algumas instituições que aceitam estudantes intercambistas:

Oxford House

English School of Canada

St. Lawrence College

ALI – Academie Linguistique Intl.

University of Calgary

Dica: No site Government of Canada (site de turismo no Canadá) há uma ferramenta em que você pode encontrar instituições que oferecem intercâmbio no Canadá de acordo com a cidade que deseja ficar. Confira aqui.

Esse site está em inglês, se você tem dificuldades com a língua pode usar o Google Tradutor para te ajudar a entender o que está escrito.

Documentos Necessários

Para ingressar no Canadá como intercambista é necessária a apresentação de passaporte e visto de estudante.
Se você ainda não possui passaporte saiba como tirá-lo aqui.

Visto de Estudante

Para tirar o visto de estudante você precisará se dirigir ao consulado geral do Canadá com os seguintes documentos:

Passaporte válido mínimo de 6 meses e anteriores se tiver;

Formulários Residente Temporário e Questionário de Informações Adicionais preenchidos e assinados;

Duas fotos 3 x 5 recentes coloridas, com fundo branco, sem óculos;

Cópia da Declaração do Imposto de renda completo com o recibo de entrega;

Cópia do extrato bancário;

Cópia dos três últimos holerites;

Se for empresário deve levar cópia do contrato social da empresa com a última contratual, do cartão CNPJ e dos três últimos pró-labores;

Se for aposentado deve levar cópia dos três últimos comprovantes de aposentadoria;

Se for estudante deve levar cópia de toda documentação de quem está pagando a viagem e comprovante de escolaridade, e se menor autorização de viagem dos pais com, firma reconhecida;

Para visto de estudo de até seis meses deve levar também uma carta de aceitação da escola;

Para visto de estudo acima de seis meses deve levar também o Formulário de Permissão de estudante preenchido, carta original de aceitação da escola canadense e deve se submeter a exame médico que é realizado por um médico credenciado no próprio consulado;

Para quem for visitar ou ficar na casa de parentes ou amigos deve adquirir um visto para essa finalidade e apresentar uma carta-convite juntamente com uma cópia do documento de cidadania ou residência (status de imigração) da pessoa que você vai visitar. A pessoa no Canadá deverá enviar essa informação/documento diretamente para você anexar ao seu pedido.

Observações

Imigrantes que vão ingressar em cursos ou programa de estudos com duração inferior de até seis meses podem tirar simplesmente o visto de turista ou temporário que é válido por este tempo, no entanto não podem trabalhar no país durante este período.

O Consulado Geral do Canadá em São Paulo se encontra no Centro Empresarial das Nações Unidas, mais precisamente na Avenida das Nações Unidas, número 12.901, 16º andar.

Para maiores informações eis os contatos:

Tel: (11) 5509-4321
Fax: (11) 5509-4260

Se você mora em outro estado confira os endereços e contatos dos consulados aqui.

Passagens Aéreas e Acomodação

Imagem de beliches em um quarto compartilhado.
Foto: via Pixabay

Após ter todos os documentos e autorizações o que resta é comprar as passagens aéreas e encontrar o lugar ideal para se hospedar durante o período de intercâmbio.

Se quiser saber como encontrar passagens aéreas baratas clique aqui.

Muitas escolas oferecem acomodação para os estudantes, seja em casas de família ou alojamentos, por isso dificilmente você terá problemas com acomodação.

Agora se por acaso a instituições não ofereça essa opção você pode pesquisar acomodações baratas nas proximidades.

Dica: a CVC oferece pacotes para intercambistas. Confira aqui seus pacotes para o Canadá.

Encontre ofertas em seguro viagem para America do Norte na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem america do norte 468x60

Agências Para Estudantes de Intercâmbio

Caso achar complicado tomar todas as medidas para o intercâmbio por conta própria, há agências que podem te ajudar.

São agências de intercâmbio, que são intermediárias de várias instituições de ensino canadenses e orientam os intercambistas em todo o processo, facilitando bastante a vida dos brasileiros.

Essas empresas atuam desde o contato com a escola, pagamento do curso, retirada do visto de estudante, escolha de hospedagem no país, passagens aéreas, traslados até a contratação de um seguro saúde, dando toda a assistência durante o período de intercâmbio.

Para maiores informações acesse os sites das agências:

Cursos no Canadá
Canadá Intercâmbio
Conexão Canadá

Quer saber mais detalhes sobre o intercâmbio no Canadá? Então confira os artigos abaixo: 

Intercambio para Quebec – Por que Realizar, Como Funciona?

Intercambio Vancouver – Por que Realizar, Como Funciona?

Esperamos ter te ajudado a sanar algumas dúvidas sobre o intercâmbio no Canadá e se você escolher fazê-lo desejamos que tudo dê certo e que você tenha uma boa experiência.

Se você ficou com alguma dúvida ou saiba de mais informações que não se encontram neste artigo, deixe um comentário.

E se curtiu o artigo compartilhe com seus amigos!

Fontes – World Study, Conexão Canadá, Cursos no Canadá, DPB Intercâmbio

Gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!