Seguro viagem geral 728x90

Intercambio na Italia – Por que Realizar, Como Funciona?

Se você tem vontade de aprender italiano, realizar um intercâmbio na Itália pode ser uma experiência incrível e que te ajudará ainda mais no aprendizado da língua.

Além disso, você terá a oportunidade de conhecer a rica cultura italiana que foi se lapidando em torno dos 30 séculos de existência do país.

Quer conhecer mais razões que te mostrarão por que realizar intercâmbio na Itália e como funciona o sistema de estudo no país?

Então nos acompanhe neste artigo.

Viver uma Experiência Cultural Inesquecível

A Itália é um dos países mais culturais que existem. Nela você respirará história, tendo a oportunidade de aprender na prática o que ensinam na escola e nos livros.

Em Roma, por exemplo, você poderá se deslumbrar com monumentos famosos como o Coliseu, as ruínas do Fórum Romano e o Panteão.

Você ainda poderá conhecer o Vaticano, considerado o menor país do mundo, e deslumbrar-se com sua bela arquitetura e igrejas. Além disso, você se deparará com diversos museus e lindas praças.

Imagem panorâmica da cidade de Florença, mostrando rio Arno, na Itália.
Foto: Rio Arno em Florença, Itália – Pixabay

Em Florença você vai se encantar com a arte espalhada por galerias famosas, onde poderá ver as obras de artistas renomados como Michelangelo, Leonardo da Vinci e Rafael Sanzio. Entre as galerias mais conhecidas estão a Dell-Academia e Uffizzi.

Em Milão se encontra o centro financeiro da Itália. A Cidade também é conhecida como a capital da moda, onde há diversas lojas de grifes famosas e o que há de mais sofisticado e belo da moda italiana.
Outra cidade que vale a pena conhecer é Bologna, onde ocorrem diversos festivais e há uma grande variedade de museus e espaços para espetáculos.

As cidades pequenas da Itália também são encantadoras apesar de não tão conhecidas. Entre elas San Gimgnano, onde se encontra o Museu da Inquisição e pequenas vinícolas. Também há Perugia que tem um centro histórico medieval gracioso, que se encontra no alto de um monte.

A cidade ainda possui os mais completos museus de arte sacra do mundo decorados com as artes de um famoso artista italiano, Perugino.

Além dessas há muitas outras cidades que chamam a atenção como Veneza, Gênova, Pisa e Nápolis.

Ensino de Qualidade

Imagem de moça caminhando com mochila em rua movimentada, com a bandeira da Itália em marca d´água.
Foto: via Pixabay

Na Itália você também encontrará um ensino de qualidade, onde muitas escolas de idiomas e universidades oferecem cursos dinâmicos, unindo o ensino em sala de aula à atividades culturais.

Os professores são bem qualificados e são italianos nativos, o método de ensino é baseado em conversação, tornando o aprendizado mais fácil e existem programas de aprendizagem adequados ao nível do estudante e a duração do curso, sendo utilizados materiais interativos e atualizados.

Os cursos de idiomas na Itália são divididos em modalidades, de acordo com o estilo do intercambista.

Há os cursos padrão para quem quer aprender de forma mais tranquila e curtir passeios, intensivo para quem busca um aprendizado mais rápido, individual para ter mais eficiência e preparatório para exames em italianos, voltado para quem busca áreas profissionais.

Quem deseja cursar uma universidade na Itália também é possível, mas nesse caso é preciso ter uma boa fluência em italiano.

Gastronomia Deliciosa

Imagem de pizza, prato famoso na Itália.
Foto: via Pixabay

A Itália também chama a atenção por sua deliciosa gastronomia que é bem apreciada em restaurantes e lanchonetes no país. Você terá a oportunidade de experimentar a típica pizza italiana, massas, panetone, bife à milanesa, entre outras delícias.

Boa Hospitalidade

Os italianos costumam ser bem alegres e simpáticos, tratando bem seus visitantes. Dessa forma você se sentirá mais à vontade e terá ainda mais desejo de conhecer o povo e a cultura italiana.

Fácil Acesso

O legal é que para entrar na Itália não é necessário visto de turismo ou estudante. Até 90 dias você pode estudar sem preocupações. No entanto se o seu curso tiver uma duração maior terá que retirar o visto de estudante.

Quer saber mais sobre o país? Então confira nosso artigo sobre os 7 motivos para realizar uma viagem para a Itália.

Como Funciona?

Planejamento

Imagem de homem sentado escrevendo em um caderno de anotações.
Foto: via Pixabay

Primeiramente você deve fazer uma boa pesquisa sobre a Itália, verificar qual cidade gostaria de realizar o intercâmbio, conferir o custo de vida e suas condições financeiras.

Depois comece a pesquisar as instituições de ensino e escolha a que mais se adequar às suas necessidades.

Como falamos anteriormente os cursos de idiomas são divididos em modalidades.

O curso de italiano padrão é o mais básico, tendo aulas cinco dias na semana, 4 horas por dia. A duração mínima deste curso é duas semanas. Ele é voltado para quem deseja aprender, mas quer ter tempo para passear e visitar as atrações do país.

O curso de italiano intensivo é mais puxado, sendo 6 horas diárias durante cinco dias na semana. É voltado para quem quer aprender mais rápido.

O curso de italiano individual é mais eficiente, pois através dele você contará com um professor somente para você. Este curso se molda às possibilidades do aluno e pode ser cursado em parceria com o padrão ou intensivo para melhorar o aprendizado.

E por fim o curso preparatório para exames assim como o padrão inclui 4 horas de aula por dia durante cinco dias na semana. Ele é voltado para alunos que pretendem fazer teste de proficiência em italiano (CILS – Certificato di Italian come Lingua Seconda), exigido pelas universidades.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:

Booking.com

Escolas

Ao escolher a escola desejada você deve se comunicar com ela e fazer sua matrícula.

Confira algumas escolas de idiomas na Itália:

Instituto Italiano

Studia in Italia

Curso de Italiano na Italia

Agências de Intercâmbio

Se sentir dificuldade em contatar a escola e realizar seu intercâmbio sozinho você pode contratar agências de intercâmbio.

Essas empresas têm como papel intermediar a relação entre aluno e escola, te ajudando em todo o processo de intercâmbio, como a efetuação da matrícula, retirada de visto de estudante, reserva de hospedagem, compra da passagem aérea, contratação do seguro viagem e qualquer ajuda que você precise durante sua estadia no país.

Confira algumas agências de intercâmbio:

EF

CI

World Study

Hospedagem

Depois de escolhida a escola chegou o momento de reservar a hospedagem. Há várias opções, você pode se hospedar em casas de famílias que estão aptas a receber estrangeiros, em residências estudantis que as instituições de ensino disponibilizam, alugar um apartamento ou ficar em um albergue.

Tudo vai depender de suas condições financeiras e estilo.

Passagem Aérea

Essa parte é mais simples. Basta realizar uma boa pesquisa nos sites das companhias e buscadores para encontrar a passagem ideal para você.

Uma boa dica é comprar a passagem e fazer a reserva da hospedagem com antecedência para conseguir bons preços.

Visto de Viagem

Se o seu curso tiver mais de 90 dias será necessário retirar um visto de estudante. Você deve retirá-lo no consulado da Itália no Brasil que se encontra em São Paulo ou via correio.

Para isso você precisará de duas fotos recentes 3×4, passagem de ida e volta, passaporte com validade mínima de dois anos, certificado de direito à assistência médica internacional, expedido pelo Ministério da Saúde, certificado de inscrição no curso, comprovante de pagamento de matrícula, declaração de renda suficiente para se manter na Itália, indicações precisas sobre as condições de moradia durante o curso.

E se for fazer universidade precisará da Declaração de Aceitação da Universidade.

Você também deverá comparecer ao consulado para realizar uma entrevista com o oficial de imigração.

Seguro Viagem

Como a Itália faz parte do Tratado de Schengen é obrigatório que você contrate um seguro viagem antes de se dirigir ao país, especialmente com assistência médica, que é exigida uma cobertura de 30 mil euros.

Encontre ofertas em seguro viagem para a Europa na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem europa 468x60

Esperamos que as informações tenham te ajudado a entender como funciona o intercâmbio na Itália.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou informação para compartilhar, deixe um comentário.

E se gostou do artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Fitiintercambio, CI, Um Intercambio na Itália, Intercambio Cultural, Sprachacaffe, Blog Descubra o Mundo

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!