Seguro viagem geral 728x90

Intercambio na Escocia – Por que Realizar, Como Funciona?

A Escócia é um belo país europeu, ela pertence ao Reino Unido e possui uma história antiga e cultura interessante. Um lugar bem legal para realizar intercâmbio, uma vez que conta com castelos, cidades medievais e uma belíssima paisagem.

Quer saber mais motivos para realizar intercâmbio na Escócia e como funciona?

Então dá uma conferida nas informações que reunimos para você.

Por que Realizar?

Aprender Inglês sem Interferências

Como a Escócia não é um destino tão popular entre os brasileiros para realizar intercâmbio, a probabilidade de ter compatriotas na sua sala é bem remota.

Dessa forma você poderá aprender inglês sem interferências, já que uma grande tendência é que pessoas da mesma nacionalidade se unam nas aulas, o que pode atrapalhar na hora do aprendizado.

Pois tendo contato com pessoas de diferentes nacionalidades e línguas com certeza você terá vontade de aprender rapidinho o inglês para poder se comunicar.

Turmas Pequenas

Muitas escolas de inglês na Escócia oferecem um aprendizado otimizado aos intercambistas, devido às turmas serem pequenas, compreendendo em torno de cinco a dez pessoas.

Dessa forma você poderá tirar suas dúvidas com mais facilidade e acompanhar as lições passadas pelo professor.

Visitar os Imponentes Castelos Escoceses

Imagem do Edinburgh Castle, na cidade de Edimburgo, na Escócia.
Foto: Edinburgh Castle, Edimburgo, Escócia – Pixabay

A Escócia é um país rico em castelos, os quais inicialmente foram construídos com a função de defesa durante as guerras, mas que posteriormente passaram a ser edificados e usados como moradia e famílias nobres, inclusive o Palace of Holyroodhouse, residência oficial da rainha da Escócia e que pode ser visitado quando a família não está por perto.

Os castelos são novidade e despertam a curiosidade dos brasileiros que curtem história e querem saber como é o interior dessas grandiosas construções e tentar imaginar como viviam seus antigos moradores. Sem dúvida uma experiência única.

Entre os castelos mais visitados se encontram Edinburgh Castle, Stirling Castle, Eilean Donan Castle, Caerlaverock Castle, Glamis Castle, Blair Castle, Craigievar Castle, Culzean Castle, Dunvegan Castle, Fyvie Castle, Duart Castle, Inverarav Castle e Cawdor Castle.

Realizar o Caminho de Hogwarts e Visitar as Montanhas Highland

Imagem do viaduto Glenfinnan Viadut, na região de Highland, na Escócia.
Foto: Glenfinnan Viadut, Highland, Escócia – Pixabay

Uma das principais atrações da Escócia são as Highland, uma região montanhosa conhecida também como terras altas, onde você poderá contemplar uma magnífica paisagem e praticar várias atividades ao ar livre como montain bike, rafting, golfe, caiaque, caminhadas pela praia e esportes na neve.

Para chegar até a região você deve percorrer a rota ferroviária West Highland Line, onde além de poder ver um belo cenário ainda passará pelo Glenfinnan Viadut, o viaduto que serviu de cenário para a estrada que conduz Harry Potter à escola Hogwarts.

Uma boa notícia para os fãs da série de livros e filmes, dessa forma poderão se sentir como se estivessem mesmo rumando para a escola de magia mais famosa dos cinemas.

Socializar-se com os Escoceses nos Pubs

Os pubs são uma tradição escocesa, não se tratam somente de bares comuns, aonde as pessoas vão para beber. Mas sim um lugar onde os escoceses se socializam e se divertem, contendo atrações musicais ao vivo e até concertos.

Conhecer na Prática a História do Monstro do Lago Ness

Imagem do lago Ness, na Escócia.
Foto: Lago Ness, Escócia – Pixabay

Uma das figuras lendárias mais conhecidas da escócia é o monstro do lago Ness. As pessoas costumam dizer que se trata de uma serpente, réptil marinho e até mesmo um dragão, sendo que outros acreditam se tratar de um plesiossauro.

Apesar das histórias e rumores sua existência nunca foi comprovada. Mas uma vez estando na Escócia você terá a oportunidade de visitar o lago Ness e, quem sabe, avistar o monstro.

O lago Ness se encontra na região Highland, rodeando o Castelo de Urquhat e Eilean Donan. Um lugar belo e que dá pra tirar ótimas fotografias.

Participar do Festival de Edimburgo

Edimburgo é a capital da Escócia, a principal cidade do país, que além de contar com uma histórica rica e cultura interessante ainda apresenta um festival internacional incrível.

Trata-se de um festival cultural que ocorre no mês de agosto, onde você poderá conferir apresentações de teatro, música erudita, ópera e balé.

O evento recebe milhões de pessoas todos os anos, onde você poderá conferir as incríveis apresentações artísticas e ainda ter a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo.

Outros festivais que chamam a atenção na cidade é o International Book Festival, um grande encontro de escritores, Fringe e Jazz Festival que trazem artistas alternativos e um teatro moderno.

Quer saber mais sobre Edimburgo? Então confira nosso artigo abaixo: 

7 Motivos Para Realizar Turismo Edimburgo

Saborear a Deliciosa Culinária Escocesa

A Escócia pode não ter uma gastronomia fenomenal e conhecida como a francesa e italiana, mas apresenta pratos deliciosos e que merecem ser provados.

Entre suas comidas típicas temos o salmão, um peixe bem abundante nos rios do país. Ele pode ser preparado no forno ou frito com molho de manteiga e limão, e até mesmo defumado, um aperitivo bem apreciado pelos escoceses.

Também há vários pratos com frutos do mar, como mexilhões, vieiras, caranguejo e o eglegim (peixe de águas geladas da mesma família do bacalhau). A forma mais comum e apreciada de servir os peixes é com batata frita.
Ainda há o prato aberdeen angus (carne servida em filés) e o mince and tatties (carne picada acompanhada de batatas).

Entre as sobremesas mais famosas está o clootie dumpling (bolo feito com frutas secas, banha e farinha de aveia).

Encontre ofertas em seguro viagem para a Europa na REAL SEGURO VIAGEM:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Aproveitar o Verão Escocês

Outra coisa interessante na Escócia é que durante o verão, os dias são mais longos no país, podendo chegar a ter até 20 horas de duração.

Dessa forma os intercambistas podem aproveitar o período após as aulas com mais tranquilidade, praticar esportes radicais e realizar atividades à luz do dia.

Como Funciona?

Documentos

Imagem de dois passaportes e um guia de viagem.
Foto: via Pixabay

Para entrar na Escócia é necessário passaporte e visto de viagem.
Caso seu curso tenham duração inferior a seis meses e a onze meses o visto tirado é o Estudante-Visitante, agora no caso da duração de um ano é o visto de Estudos.

O visto Estudante-Visitante é solicitado na chegada no aeroporto Heathrow, de Londres (Inglaterra). É necessário apresentar a carta de aceitação da escola, documentos pessoais, extrato da conta bancária, contrato de locação de moradia e passagem de volta para o Brasil. A entrevista é feita por um policial da Fronteira do Reino Unido.

Já o visto de Estudos deve ser retirado junto ao Consulado Britânico do Rio de Janeiro. O processo é mais difícil, sendo necessária a tradução juramentada de vários documentos além dos itens anteriores.

Assim que chegar na Escócia é necessário registrar-se na polícia. Caso o seu visto venha com a mensagem “Police Registration” você deverá se dirigir a uma delegacia em até 7 dias pós sua chegada e registrar seus dados.

Escolas

Você deverá entrar em contato com uma escola de inglês escocesa para realizar sua matrícula.
Entre as escolas mais conhecidas temos:

Kaplan em Edimburgo

A escola conta com uma boa infraestrutura e professores de inglês qualificados e experientes. Há turmas para adultos e adolescentes entre 14 e 17 anos.

ESC Scotlando em Edimburgo

A escola tem boa qualidade, oferecendo aulas de inglês em pequenos grupos (de no máximo cinco pessoas) e individuais para adultos de todas as idades.

As aulas se concentram em conversação e compreensão oral, contendo cursos para iniciantes e níveis avançados, e até mesmo específicos como cursos de inglês médico, para negócios e jurídico.

Agências de Intercâmbio

Se você não tem tempo para entrar em contato com as escolas nem tirar seus documentos, as agências de intercâmbio podem ajudar.

Elas cuidam de todos os trâmites, desde a retirada do passaporte, visto de viagem, à matricula da escola, passagens aéreas e hospedagem.

Entre as mais conhecidas temos:
CI
World Study
Experimento

Hospedagem

Há várias opções de hospedagem para os intercambistas, entre elas:

Hospedagem em casa de família: onde você se hospedará na casa de uma família escocesa, podendo ter um contato maior com sua cultura e trocar experiências enquanto pratica o inglês.

Alojamentos estudantis: são oferecidos pelas escolas, onde você terá contato direto com os estudantes, sendo uma boa experiência de aprendizado e para fazer novas amizades.

Apartamento alugado: para quem prefere mais privacidade ou vem fazer o intercâmbio com a família.

Albergues: uma hospedagem mais conturbada, devido ao grande número de pessoas hospedadas, até mesmo no mesmo quarto, mas bom para intercambistas estilo mochileiros que gostam de conhecer gente nova e não se importam com bagunça.

Hotel: hospedagem para quem quer ter todas as acomodações, no entanto além de ser a hospedagem mais cara, durante sua estadia você não deixará de ser um visitante no país, não tendo tantas trocas culturais.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:

Booking.com

Sistema de Saúde Gratuito

Algo legal de saber é que os estudantes internacionais tem direito a utilizar o sistema público de saúde do país, basta registrar-se na clínica mais próxima de sua moradia. Outra coisa é que os estudantes também tem direito a medicamentos com prescrição médica gratuitos.

Exames, atendimento odontológico, entre outros não são cobertos totalmente pelo sistema de saúde, por isso é bom se informar.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira expressar sua opinião, fique à vontade para comentar.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – CI, World Study, Experimento, ESC, Kaplan, Brasileiras Pelo Mundo, Contando as Horas, Viagem e Viagens, Descubra o Mundo, Information Planet, English Huk

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!