Seguro viagem geral 728x90

Intercambio para Belgica – Por que Realizar, Como Funciona?

A Bélgica é um belo e pequeno país que se encontra no norte da Europa. Nele você encontrará uma cultura rica, belíssimas construções medievais e ótima qualidade de vida.

Por isso tem se tornado um bom destino para intercâmbio, especialmente para quem deseja aprender as línguas francesa, holandesa e alemã.

Quer saber mais razões de por que vale a pena realizar um intercâmbio na Bélgica e como funciona?

Então fique atento às informações a seguir.

Possibilidade de Aprender Três Línguas

A Bélgica é um dos poucos países que oferece variedade no intercâmbio de idiomas.

Isso se deve ao fato de haver uma boa diversidade cultural no país e as regiões serem divididas através das línguas faladas.

O país é dividido em duas regiões Flandres, ao norte, onde se fala holandês e Valônia, ao sul, onde se fala francês. Além disso, na fronteira oriental há algumas cidades que falam em alemão e em sua capital, Bruxelas, são falados francês e holandês.

Imagem de garota andando em cidade com mochila nas costas, bandeira da Bélgica em marca d´água.
Foto: via Pixabay

Dessa forma você terá a oportunidade de aprender três línguas em seu intercâmbio, se desejar, aumentando ainda mais suas chances de subir em sua carreira, já que o francês e o alemão tem se tornado idiomas cada vez mais importantes no mundo dos negócios.

Conhecer Bruxelas

Imagem do Grote Markt, em Bruxelas, na Bélgica.
Foto: Grote Markt, Bruxelas, Bélgica – Pixabay

A capital da Bélgica é uma ótima cidade para realizar seu intercâmbio, nela você poderá realizar várias atividades culturais e de lazer imperdíveis.

Entre elas conhecer o Museu Real de Belas Artes e o Museu Magritte, Grande Place, a praça que é considerada a mais bela do mundo. Trata-se do centro histórico da cidade, onde se encontram o Hotel da Cidade e a Casa do Rei.

Ainda há monumentos interessantes como o Antomium, uma enorme escultura de metal em estilo futurista que representa um cristal elementar de ferro, sendo construído em 1958, e o famoso Manneken Pis, estátua do século XVII construída em uma fonte, representando um menino urinando. Algo interessante é que em época de festas, a estátua é vestida com roupas diferentes.

Você também poderá aproveitar ótimo sistema ferroviário da cidade que te possibilita conhecer outras regiões e municípios do país e ainda conhecer seu centro histórico a pé, caminhando por suas ruas e observando a interessante arquitetura da cidade.

Visitar Outras Cidades

Imagem de canal e construções antigas na cidade de Bruges, na Bélgica.
Foto: Canal em Bruges, Bélgica – Pixabay

A Bélgica ainda possui outras belas cidades para visitar, entre elas Bruges, conhecida como “Veneza do Norte”, devido aos diversos canais que cortam o município. Por isso é possível passear de barco por ela e conhecer ainda melhor esta bela cidade medieval.

Entre suas atrações estão Stadhuis, o edifício da prefeitura e o Museu Brugge que contém uma estupenda coleção de arte e artefatos antigos.

A cidade de Louvain também conta com construções medievais, tendo belos monumentos como sua prefeitura (Hôtel de Ville), as igrejas De Saint Pierre e Saint Gertrude, Halles aux Draps, edifício, onde se encontram instalações universitárias e a Maison van Gestich.

Louvain ainda é rica em fábricas de cerveja, uma ótima oportunidade para quem sempre teve curiosidade em conhecer a fabricação da bebida, uma vez que no país há mais de 300 tipos diferentes.

Na Antupércia você também poderá conhecer mais belas construções medievais, inclusive a praça do mercado, conhecida como Grote Markt e que é bem preservada e Vleeshuis, a sede de uma guilda medieval.

Se você é fã e castelos medievais e belezas naturais vai gostar de visitar a área das montanhas da Ardênia, na região de Valônia.

Outras cidades bem famosas são Liege, a terceira maior cidade do país e que possui uma cultura rica e interessantes tradições, Namur que possui uma cidadela bem preservada, de onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade e Tournai que se encontra no centro de uma região agrícola e ás margens do rio Escalda. É nessa cidade que também se encontra um monumento importante, a catedral gótico-romântica de Nossa Senhora, composta por cinco torres sineiras.

Apreciar a Culinária Belga

É interessante conhecer comidas estrangeiras e na Bélgica você terá a oportunidade de conhecer diferentes e até deliciosos pratos, entre os mais famosos temos Moules Frites (mexilhões com batatas fritas servidos em pratos ou cones de papel, cobertos de maionese) Waterzooi (sopa ou guisado de peixe ou galinha com vegetais, leite e gemas de ovos), o famoso chocolate belga que é um pouco mais forte que o suíço, suas variadas cervejas de qualidade e seus saborosos queijos.

Conhecer os Quadrinhos Belgas

Imagem de estação de metrô em Bruxelas com painel da série de quadrinhos, Tintin.
Foto: Estação de Metrô em Bruxelas com painel da série de quadrinhos Tintin – Expedia

A Bélgica é famosa por suas histórias em quadrinhos, entre as mais conhecidas temos Tintin, o famoso repórter que junto de seu cachorrinho Bilu se mete nas mais interessantes investigações e perigos e Os Smurfs, os simpáticos homenzinhos azuis com poderes mágicos que já fizeram a alegria da criançada.

Para vocês terem ideia os belgas valorizam tanto os quadrinhos que fizeram um projeto em 1991 em Bruxelas para colocar pinturas de quadrinhos em áreas públicas. Hoje é possível encontrar mais de 50 obras em painéis espalhados pelas construções da cidade.

Inclusive você poderá conhecer o Museu dos Quadrinhos (Belgian Comic Centre) que também se encontra em Bruxelas e mostra a trajetória de artistas renomados e contemporâneos.

Contato com os Belgas

Conhecer pessoas diferentes ainda mais de outras culturas é algo que acrescenta conhecimento e ajuda a desenvolver o lado social de cada um. E no caso dos belgas não é diferente.

São um povo respeitoso e que dão muito valor à família. Por isso é bom tomar cuidado com algumas atitudes. Só visite um belga se ele te convidar, pois eles estimam muito sua privacidade e momentos familiares.

Algumas atitudes como bocejar em público, falar de boca cheia, com a mão no bolso ou chamá-los pelo primeiro nome sem ter intimidade são consideradas falta de educação por eles. Por isso é bom tomar cuidado.

Eles também apreciam muito o esporte, especialmente futebol e ciclismo. Por isso os amantes dessas práticas vão se identificar muito com os belgas.

Um esporte diferente é a corrida de pombos. Funciona da seguinte forma, os machos são separados das fêmeas, e os criadores competem para saber qual animal conseguirá alcançar seu par primeiro.

Encontre ofertas em seguro viagem para a Europa na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem europa 468x60

Como Funciona?

Visto

Como faz parte do Tratado de Schengen, para viajar para a Bélgica, brasileiros não precisam de visto de viagem para permanecer por até 90 dias.

No entanto se o seu intercâmbio tiver maior duração é necessário tirar o visto de estudante belga (visto D). Esse documento deve ser tirado diretamente no Consulado da Bélgica no Brasil ou via correio.

Para maiores informações acesse o site do Consulado Geral da Bélgica de São Paulo.

Escolas

Você poderá entrar em contato diretamente com as escolas de idiomas do país para efetuar sua matrícula e combinar seu intercâmbio.

Na Bélgica você encontrar as escolas de idiomas, cujos cursos são voltados para executivos, sendo mais caros. Também há a opção de realizar cursos sociais que são subsidiados pelo governo e por isso são mais baratos, mas duram mais tempo e em universidades que oferecem cursos mais difíceis e intensivos para quem deseja fazer um curso universitário no país.

Confira alguns cursos nos seguintes sites:

Região de Flandres (holandês)

CVO (Cursos Sociais em Bruxelas)

Universiteit Gent

Ku Leiven

Universiteit Antwerpen

Região de Valônia (Francês)

SIEP (cursos sociais em várias cidades)

UC Louvain

Université de Mamur

Université de Lierge

Hospedagem

Você poderá se hospedar em alojamentos das escolas, alugar o apartamento ou mesmo e casas de família.

Para moças há um programa conhecido como Au Pair em que se hospedam em casas de família e cuidam das crianças durante o intercâmbio, como uma irmã mais velha por um ano.

Em troca elas recebem aulas de francês ou holandês, 2 semanas de férias pagas, 1 dia de folga na semana e um final de semana inteiro uma vez por mês, salário mensal, acomodação individual e todas as refeições, telefone 24 horas em caso de emergência e seguro saúde.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Passagem Aérea

Não há voos diretos do Brasil para a Bélgica, mas há escalas em vários países da Europa, sendo que você pode até mesmo se deslocar de trem para a Bélgica de algum deles.

Agências de Intercâmbio

Caso você tenha dificuldade em fazer todos os preparativos de seu intercâmbio, as agências de intercâmbio podem ajudar. Pois elas cuidam de toda a parte burocrática, auxiliando na matrícula, retirada do visto, reserva da hospedagem, compra da passagem aérea, contratação do seguro saúde e durante o processo, tirando todas as suas dúvidas.

Conheça algumas agências de intercâmbio:

CI

Descubra o Mundo

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado.

Já fez intercâmbio na Bélgica? Gostaria de fazer? Tem alguma dica para compartilhar? Fique à vontade para comentar.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – GTO Intercâmbio, CI, Central do Estudante, Blog Descubra o Mundo, Intercultural, CP4, Wikipedia, Expedia

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!