Seguro viagem geral 728x90

Intercambio Familiar – Por que Realizar, Como Funciona?

É cada vez mais comum a escolha pelo intercâmbio familiar. Muitas famílias aproveitam as viagens de férias para realizar um intercâmbio e aprimorar algum idioma, dessa forma pais e filhos, tios e sobrinhos ou mesmo avós e netos tem a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo.

É uma experiência interessante, especialmente para pais que tem receio de deixar seus filhos realizarem intercâmbio, sozinhos. Dessa forma todos podem compartilhar esse momento juntos.

Quer saber mais razões de por que realizar intercâmbio familiar e como funciona o processo?

Então nos acompanhe neste artigo.

Unir o Útil ao Agradável

Passar as férias em outro país é o sonho de muita gente.

Mas ao invés de fazer uma viagem apenas turística algumas famílias têm optado por realizar intercâmbio.

Dessa forma podem unir o útil ao agradável, aprender um novo idioma e cultura e ao mesmo tempo passear e curtir os pontos turísticos do destino escolhido. Assim acabam aproveitando ainda mais a viagem.

Imagem de pais e filhos andando de mãos dadas em meio a uma bela paisagem.
Foto: via Pixabay

A maioria dos pais se preocupa em mandar seus filhos para outra nação, sozinhos. Por isso um intercâmbio familiar é uma ótima opção, pois os pais não estarão distantes de seus filhos e ainda viverão a mesma experiência.

Despreocupação

Imagem de garota adolescente com roupas de inverno em estrada com túnel coberta de neve.
Foto: via Pixabay

Experiência Válida Para Todos

Aprender um novo idioma em um país que o fala é uma ótima experiência que pode ajudar no aprendizado e até mesmo tornar uma pessoa fluente, dependendo da intensidade do curso escolhido.

Para os adultos é uma boa oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e crescer na carreira profissional, enquanto que para os jovens é uma experiência que pode ajudar e muito seu crescimento profissional futuro. Sendo assim uma experiência válida para todos.

Segurança

Além disso, viajar com a família proporciona uma segurança maior do que viver por um tempo sozinho em um país estranho.

É difícil viver em um lugar onde não se conhece ninguém e ainda por cima tem pouco conhecimento sobre o idioma falado, o que dificulta a comunicação. Claro que isso faz parte das características do intercâmbio, aprender a se adaptar e viver uma cultura diferente.

Mas com a família ao seu lado você não sentirá falta das pessoas mais importantes de sua vida e ainda poderá compartilhar essa boa experiência, aprendendo junto com elas e até mesmo podendo ajudar uns aos outros.

Como Funciona?

Planejamento

Imagem de família composta por pai e mãe e dois meninos.
Foto: via Pixabay

É importante que a família planeje o intercâmbio com antecedência. Dessa forma poderá poupar mais dinheiro, pois não é uma experiência barata, terá tempo de retirar documentos de viagem, já que a maior parte dos destinos exige passaporte de viagem, no mínimo, fazer a matrícula da escola, reservar a hospedagem, programar os passeios, entre outras coisas.

Escolha do Destino

O destino é a primeira coisa que a família deve se decidir. É importante levar em conta a opinião e estilo de todos, uma vez que as atrações e pontos turísticos influenciam bastante, ao mesmo tempo em que o custo de vida, a receptividade para com os estrangeiros, clima, transporte e gastronomia são coisas importantes e que devem ser levadas em conta.

Também é bom verificar se o destino oferece opções de intercâmbio familiar e se tem uma boa estrutura para isso. Alguns dos destinos mais escolhidos para este fim são: Canadá, Califórnia nos EUA e Inglaterra.

Por isso é bom pesquisar bem e uma vez escolhido o destino ficar a par de todos os detalhes, até mesmo sobre leis de trânsito e costumes para evitar problemas.

Escola

Imagem de uma sala de aula.
Foto: via Pixabay

O curso deve ser escolhido de acordo com o objetivo de cada um. Adultos podem fazer cursos de idiomas básicos ou específicos como no caso de negócios ou até mesmo cursos profissionalizantes e técnicos.

Há cursos de idiomas voltados a crianças e adolescentes, ou dependendo da duração do intercâmbio podem até estudar em escolas de ensino fundamental ou médio no país de destino.

Hospedagem

São oferecidos especialmente três tipos de hospedagem para famílias:

Homestay – em que se hospedam em casas de famílias preparadas para receber estrangeiros. Geralmente contam com quartos privativos e tem como vantagem conviver com pessoas nativas, o que ajuda no aprendizado. No entanto há menos privacidade e os hóspedes devem seguir as regras impostas pela família e ajudar em algumas tarefas domésticas.

Apartamento – outra opção é alugar um apartamento, o que dá mais privacidade à família. No entanto é uma opção mais cara e você deve se policiar nos gastos e organizar-se. Além disso, deve procurar um apartamento o mais mobiliado possível para não gastar em móveis e utensílios domésticos, uma vez que sua estadia será temporária.

Hotel – essa opção é boa para os primeiros dias, no caso de famílias que desejem alugar um apartamento, já que fica inviável financeiramente e você não poderá viver realmente uma experiência de intercâmbio.

Quanto aos hostels são boas opções para jovens que desejam se socializar com pessoas de diferentes nacionalidades, mas não há privacidade e tampouco comodidade.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Documentos de Viagem

Mesmo a família realizando um intercâmbio junta, é importante saber que os documentos de viagem são pessoais. Cada um deve retirar seu passaporte e visto de viagem, se necessário.

É importante averiguar a necessidade da solicitação desses documentos de acordo com o país de destino. Enquanto que o passaporte é retirado com a Polícia Federal, o visto de viagem fica a cargo do consulado do país.

A retirada do visto costuma ser bem burocrática, dependendo do país de destino. Por isso algumas pessoas preferem contratar despachantes para fazer o serviço, que envolve a reunião de documentos, carta da escola, matrícula, atestado de antecedentes criminais e comprovantes financeiros.

Mas isso vai depender da escolha de cada um.

Se quiser saber como funciona o serviço de um despachante dê uma olhada em nesses artigos:

Como Funciona Despachante de Visto Americano?

Vale a Pena Contratar um Despachante Para Visto Canadense?

Passagens Aéreas

Você também deve verificar se há voos diretos para o destino escolhido, pois em alguns casos é preciso fazer escalas em outros países.

É importante evitar fazer escala em países que exigem visto de viagem (caso não tenha) como os EUA, por exemplo. Pois dessa forma você terá ainda mais trabalho.

No caso de voos em escalas uma boa opção é optar por companhias low cost que oferecem tarifas mais baratas. Saiba mais sobre isso em nosso artigo sobre como encontrar voos baratos para a Europa.

Seguro Viagem

Outro item importante é o seguro viagem, especialmente que tenha cobertura médica. Já que em muitos países não é oferecido atendimento público gratuito e uma simples consulta pode sair bem cara.

Por isso com o seguro viagem você e sua família ficam mais tranquilos e tem a segurança de serem atendidos se necessário.

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

Agência de Intercâmbio

Caso tenha dificuldade em planejar seu intercâmbio, as agências de intercâmbio podem ajudar já que seu trabalho é auxiliar os estudantes em todo o processo, desde a matrícula escolar, a retirada dos documentos, reserva de hospedagem e dando toda a assistência durante o intercâmbio.

Confira algumas agências que oferecem intercâmbio para diferentes países:

EF

CI

Mundial Intercâmbio

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida ou dica, fique à vontade para comentar.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – World Study, Visto Para o Canadá, Partiu Intercâmbio, CI, Canadá Intercâmbio, Mikix, Blog Descubra o Mundo, Belta, Viaje Aqui Abril

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!