Seguro viagem geral 728x90

Ilhas Galapagos Viagem – 7 Motivos Para Realizar

As Ilhas Galapagos são um dos lugares mais impressionantes para realizar uma viagem.

Localizadas a 1000 km do continente Sul Americano, elas pertencem ao Equador e são famosas por inspirarem Charles Darwin em sua teoria da evolução.

Nessas ilhas vulcânicas você encontrará uma grande diversidade de animais e natureza exuberante.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para as Ilhas Galápagos?

Então nos acompanhe neste artigo.

1. Conhecer suas Ilhas

As Ilhas Galápagos formam o arquipélago de Cólon. São 13 ilhas maiores, seis menores e dezenas de ilhotas e rochedos que compõem o lugar.

No entanto somente quatro delas são habitadas: Ilha de São Cristóvão, Isabela, Santa Cruz e Floreana.

A Ilha de Santa Cruz é onde vivem a maior parte dos habitantes do arquipélago e que fica mais próxima do aeroporto de Baltra, o mais antigo e conhecido, por onde chegam e partem a maioria dos voos.

Imagem das Ilhas Galápagos.
Foto: Ilhas Galápagos – Pixabay

Nela também se encontra a cidade de Puerto Ayora, a maior de Galápagos, onde é possível encontrar uma boa estrutura em hotéis, bom número de lojas e restaurantes. E também de onde saem a maioria dos passeios para as demais ilhas.

São Cristóvão é uma ilha muito procurada por surfistas, por apresentar praias com ondas favoráveis para a prática do esporte. Nela se encontra o aeroporto mais novo do arquipélago.

A ilha Isabela é onde você vai encontrar o maior número de espécies de animais e hotéis à beira da praia.

Já a ilha Floreana é a menor de todas, composta por apenas 150 habitantes.

2. Fazer Cruzeiro Pelas Ilhas

Imagem de pessoas fazendo cruzeiro nas Ilhas Galápagos.
Foto: Cruzeiro nas Ilhas Galápagos – Terra

Fazer um cruzeiro pelas ilhas é a forma mais comum de passear por Galápagos, por ser também a mais prática.

No cruzeiro você tem a vantagem de aproveitar melhor seus dias de viagem e ter a oportunidade de conhecer mais ilhas. Pois os barcos viajam à noite, enquanto os passageiros estão dormindo, dessa forma você pode aproveitar o dia todo nas ilhas.

Geralmente os barcos são pequenos, longe de serem como os famosos transatlânticos de outros cruzeiros ao redor do mundo, cabendo no máximo 30 pessoas. Os cruzeiros costumam durar entre 4 a 10 dias, sendo que há cruzeiros diferentes se o objetivo do turista é mergulhar.

O legal também dessa opção é que todas as refeições, passeios e acomodações estão inclusas no preço, que em contrapartida é o mais caro.

Durante o dia as pessoas visitam as ilhas e se deslumbram com as paisagens paradisíacas e animais e à noite podem participar de workshops sobre astronomia ou uma palestra sobre as atividades do dia seguinte.

3. Observar uma Grande Diversidade de Animais

Imagem da tartaruga gigante das Ilhas Galápagos.
Foto: Tartaruga Gigante de Galápagos – Pixabay

Uma viagem à Galápagos é feita para os verdadeiros amantes da natureza, pois é um dos principais lugares no mundo onde você encontrará uma diversidade tão grande de espécies, não é à toa que as ilhas chamaram tanto a atenção de Darwin.

Nela você encontrará várias espécies de aves, entre elas os famosos tentilhões que só podem ser vistos nas ilhas, o pinguim de galápagos, o falcão de galápagos, o cormorão de galápagos, a fragata, a tartaruga de galápagos, a iguana-marinha, entre outros.

O legal é que muitas vezes é possível ver alguns desses animais, como as iguanas, nas calçadas, sendo que estão tão acostumados com a presença humana que não se importam quando as pessoas se aproximam para tirarem fotos.

4. Realizar Atividades ao Ar Livre e Relacionadas ao Meio Ambiente

Em Galápagos a maioria das atividades é ao ar livre e estão intimamente relacionadas ao meio ambiente, já que a promoção do lugar se deve à sua biodiversidade, sendo essencial preservá-la.

Entre as principais atrações está observar a bela paisagem local e animais. Uma atividade bem procurada é o mergulho, devido a grande diversidade de animais marinhos, mas até quem não está familiarizado com o esporte pode também praticar snorkel em águas claras e observar peixes, tartarugas, arraias e lobos marinhos.

Também há passeios de barco. Sendo que geralmente eles duram em torno de um dia e atravessam as ilhas. Trilhas pelas florestas, passeios a cavalos, curtir as belas praias das ilhas, visitar fazendas de tartarugas gigantes, observar vulcões, são outras atrações que Galápagos oferece.

Outro lugar legal de visitar é a Estação Charles Darwin, um centro de criação de tartarugas, que se encontra na Ilha de Santa Cruz, em Puerto Ayora.

Os visitantes ainda podem apreciar as cidades, caminhando pelas ruas, onde podem observar e comprar em lojas locais, comer em restaurantes e até mesmo dar uma “esticadinha” em bares com música para relaxar.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

5. Visitar as Ilhas em Qualquer Época

É possível visitar as Ilhas Galápagos em qualquer época do ano, isto, porque o clima não muda drasticamente, assim como na maior parte das ilhas tropicais.

No entanto a paisagem e a atividade dos animais podem ser diferentes dependendo da época que você escolher viajar para o arquipélago.

Durante as temperadas de chuvas, que ocorrem de dezembro a maio, você encontrará temperaturas mais elevadas e chuvas fracas durante o dia. Nessa época há menos peixes devido a menor quantidade de alimento disponível nessa parte do oceano. A paisagem é mais verde nessa época do ano.

Já em março e abril você encontrará muitas flores, tornando a ilha mais colorida. De junho a novembro é a temperada de seca, quando a Corrente de Humboldt chega ao arquipélago trazendo nutrientes e as águas frias do fundo do oceano para a superfície.

Nessa época de fartura, os peixes se reproduzem mais, e as aves marítimas se reproduzem. O melhor momento para observar a vida marinha. Mas em contrapartida o mar está mais gelado, o que dificulta as atividades na água.

Não é recomendado viajar durante a alta temporada, entre junho e setembro e dezembro e janeiro, quando ocorrem as férias dos americanos e europeus, que são os turistas que mais visitam as ilhas. Pois assim será difícil fazer reservas de última hora e as ilhas estarão mais cheias.

6. Oportunidade Para Conhecer o Equador

Imagem da cidade de Quito, no Equador.
Foto: Quito, Equador – Pixabay

Não há voos diretos do Brasil para as Ilhas Galápagos, sendo necessário fazer conexões via Panamá, Lima ou Bogotá para Quito, capital do Equador. E então apanhar um voo para o arquipélago.

Essa pode ser uma boa oportunidade para conhecer o país e suas belezas. Quito, a capital do pais, por exemplo, onde há uma mistura de culturas, entre elas hispânicas, árabes, flamencas, italianas e indígenas.

Nela você encontrará ruas estreitas, casas coloniais, uma grande diversidade de museus históricos e bonitas igrejas. Uma viagem contrastante com as Ilhas Galápagos.

Encontre ofertas em seguro viagem para a América do SUl na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem america do sul 468x60

7. Viagem Barata e Prática

Apesar de as ilhas terem a fama de oferecerem serviços mais caros, em Galápagos você encontrará preços bem em conta, se for comparar com outros destinos.

Lá há hospedagens baratas, opções de alimentação econômicas, o que custa mais são os passeios. No entanto se você fizer um bom planejamento e sair da opção cruzeiro, poderá economizar mais.

A taxa de acesso ao Parque Nacional Galápagos ainda sai 50% mais barato para os brasileiros, devido ao Mercosul.

Além disso, você não precisa de visto de viagem para viajar para as ilhas, apenas de um passaporte com validade de pelo menos 6 meses, certificado de vacinação contra a febre amarela e um cadastro obrigatório antes da viagem.

O único ponto é que o controle de imigração é bem rígido, sendo que os oficiais inspecionam a bagagem para ver se não há sementes ou alimentos orgânicos, para que não afete a vida selvagem das ilhas.

Por isso é indicado que você separe pelo menos uma hora para passar por este controle, já que o mesmo costuma demorar.

Dicas

Ao viajar para o arquipélago é importante levar alguns itens: roupas leves, um casaco que te proteja do vento, capa de chuva, botas ou tênis, chapéu ou boné, sandálias estilo papete que possa ser molhada, protetor solar, repelente contra insetos, remédios para pequenas emergências e adaptador de tomadas do padrão brasileiro para o americano.

Diferente de outros países sul americanos, no Equador e nas Ilhas Galápagos a moeda usada é o dólar. Por isso fazer o câmbio da moeda.

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado.

Gostaria de viajar para as Ilhas Galápagos? Já teve essa oportunidade? Conte para nós nos comentários.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Explora Viagens, Viaje Aqui Abril, Wikipedia, Viagem Uol, Viaje na Viagem, TGK Turismo, Muita Viagem, Dondeando por Aí

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg
2 Comments

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!