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GTA Seguros – Vale a Pena Contratar?

Já falamos aqui no Viajantes de Primeira Viagem sobre por que vale a pena contratar o seguro viagem.

Agora falaremos especificamente de uma seguradora, a Global Travel Assistance (Assistência de Viagem Global), mais conhecida como GTA, uma das maiores seguradoras do mundo.

A empresa tem mais de 25 anos em experiência com seguros, contando com 300 postos de atendimento e 530 linhas telefônicas, tendo capacidade para atender até 95 mil chamadas por hora, dessa forma possibilitando um melhor atendimento para seus clientes.

Mas ainda que tenha toda essa fama, será que vale a pena contratá-la?

Isso quem vai julgar é você, após conferir as informações a seguir.

Serviços

A GTA oferece uma grande quantidade de serviços em assistências e seguros viagem, como:

Assistência médica e odontológica, seguro para caso de extravio de bagagem, perda de cartão de crédito, atraso ou cancelamento de voo, acompanhamento de menores, adiantamento para assistência jurídica, funeral, seguros específicos para estudantes, esportistas, cruzeiros marítimos, entre outros.

Quer conhecer mais detalhes sobre os serviços oferecidos pelas seguradoras? Então confira nosso artigo sobre como funciona o seguro viagem internacional.

Foto: via GTA Seguros
Foto: via GTA Seguros

Planos

Esses serviços são oferecidos através de planos que se diferenciam de acordo com o valor de sua cobertura e a necessidade do segurado.

A GTA conta com vários tipos de planos: nacionais, internacionais, para estudantes, cruzeiros marítimos, para empresas, entre outros.

Cada plano tem suas particularidades, assim cabe ao segurado optar pelo que mais se adéqua às suas necessidades. Clique aqui para conhecer os planos da GTA.

O legal é que no site da seguradora você encontra todos os detalhes sobre os planos, desde suas coberturas a seus preços e ainda pode fazer uma cotação, que te dá uma ideia de quanto custará o plano almejado.

De acordo com a GTA, ela busca priorizar a satisfação de seus clientes, optando por um trabalho diferenciado, em que visa a qualidade, garantia e segurança para que o segurado seja bem atendido e possa contar com bons serviços.

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Veja também:

Seguro Viagem e Assistência Viagem – Qual a Diferença entre Eles

Seguro Viagem Europa – Saiba Como Escolher o Melhor Para Você

Reclamações

Sabemos que nenhuma empresa é perfeita, por isso para te ajudar a avaliar a GTA, pesquisamos na internet algumas reclamações de clientes da seguradora. Todas as reclamações são do site Reclame Aqui.

Confira a seguir:

1ª Reclamação

A primeira reclamação foi registrada em 17 de fevereiro de 2016.

Motivo da reclamação: Não Pagamento da Fatura de Hospital

Detalhes: Uma cliente que foi estudar no Canadá, precisou usar o atendimento médico e ligou para a empresa para ter todas as orientações. Se dirigiu a um hospital conveniado e foi atendida. No entanto recebeu uma fatura do hospital algum tempo depois e descobriu que a seguradora ainda não havia feito o pagamento.

Resposta da GTA Seguros: a empresa explicou à cliente que a fatura havia chegado atrasada e que enviariam o cheque para pagamento o mais rapidamente possível.

Se quiser conferir a reclamação na íntegra clique aqui.

Nossa opinião e dicas

Nesse caso o erro não foi nem da cliente ou da empresa.

A cliente fez certo em contatar a seguradora, deixando-a a par do problema. Erros técnicos ou atrasos podem acontecer. Por isso é importante que o segurado entre em contato com a empresa sempre que notar algo estranho e que vai contra as condições gerais do contrato. Dessa forma poderá garantir seus direitos.

2ª Reclamação

A segunda reclamação foi feita em 27 de janeiro de 2016

Motivo da reclamação: Falta de assistência

Detalhes: uma cliente que viajou para o Chile e Argentina contatou a seguradora para receber assistência médica, pois seu nariz havia inchado e haviam surgido placas vermelhas por seu corpo. No entanto a empresa não só demorou para atendê-la como mandou-a para um hospital em que não havia convênio com a seguradora e que ela teria que pagar o atendimento. Então a cliente foi até uma farmácia e se automedicou, não recebendo a assistência médica esperada.

Resposta da empresa: a GTA entrou em contato com a cliente e pediu que ela enviasse todos os documentos necessários para reembolsá-la pelos gastos que teve.

Se quiser conferir a reclamação completa clique aqui.

Nossa opinião e dicas

Este caso é mais complicado, pois a cliente não recebeu o atendimento necessário quando precisou.

O indicado seria que ela procurasse assistência judiciária para saber o que fazer.

Uma dica é registrar todos as notas, faturas e dados de custos e atendimento. Dessa forma quando for reivindicar seus direitos terá como provar seus gastos.

Outra dica é se precaver e tomar todos os cuidados necessários antes e durante sua viagem, como verificar se tomou as vacinas necessárias, fazer um check up médico, usar repelentes contra insetos, tomar cuidado com alimentos estranhos, entre outros.

Claro que se contratamos um seguro queremos ser atendidos. No entanto, infelizmente não estamos livres de falhas de serviço e atendimento. Por isso é bom tomar todos os cuidados necessários para evitar dores de cabeça.

3ª Reclamação

A terceira reclamação foi feita em 29 de dezembro de 2015.

Motivo da reclamação: empresa se nega a reembolsar custos totais de atendimento médico por alegação de doença pré-existente.

Detalhes: Uma cliente contratou o seguro para realizar intercâmbio na Irlanda. Após alguns meses ela precisou ir ao hospital e seguiu as orientações da seguradora. Após alguns dias de internação ela foi diagnosticada com embolia pulmonar.

Quando recebeu a alta do hospital, ela recebeu a fatura e entrou em contato com a GTA que afirmou que o caso dela é uma doença pré-existente e por isso não poderia arcar com todos os gastos apenas o valor de cobertura que constava em seu plano.

Resposta da empresa: A GTA retornou o contato e explicou que a doença da cliente era pré-existente, pois a causa foi o uso de anticoncepcionais, que ela já utilizava no Brasil. E por isso somente poderia arcar com o pagamento de US$ 300 limite previsto no contrato.

Se quiser conferir a reclamação completa clique aqui.

Nossa opinião e dicas

Percebemos que a discussão gira em torno do problema da cliente ser uma doença pré-existente ou não. A melhor solução nesse caso seria a cliente acionar a assistência jurídica e entrar em um acordo com a empresa.

Pelo que observamos com exceção de acidentes e problemas médicos ocorridos durante a viagem – como intoxicação alimentar, contaminação com produtos químicos, picada de animais peçonhentos ou mesmo infecções – todas as outras doenças são consideradas pré-existentes pelas companhias de seguro.

Por isso também citamos em nosso artigo com dicas para sua primeira viagem internacional a necessidade de fazer um check up médico antes de viajar. Pois muitas vezes podemos ter alguma doença ou problema médico que ainda não apresentou sintomas. O que pode gerar uma grande dor de cabeça durante a viagem como ocorreu no caso da cliente acima.

Porém esse problema não teria ocorrido se a cliente tivesse contratado um dos planos para doenças pré-existentes que a GTA oferece e que cobrem até US$ 100 mil em assistência médica para pré-existência.

Portanto gostaríamos de ressaltar para você leitor a importância de ler as condições do contrato não só da GTA Seguros, mas de qualquer outra companhia de seguros que for contratar. Algo que a maioria das pessoas não faz.

Assim antes de contratar um dos planos da GTA Seguros ou de qualquer outra seguradora fique a par de todos os serviços oferecidos nos planos. Voltamos a falar que é interessante fazer a cotação no próprio site da seguradora, optando pelos serviços que deseja, dessa forma poderá ter ideia de quanto o seguro irá lhe custar. E assim poderá escolher a opção que melhor se adéqua ao seu caso.

Outra solução para quem costuma viajar muito ou vive temporariamente em outro país seria a contratação de um seguro saúde individual. Dessa forma contaria com um serviço específico de assistência médica.

Imagem de avaliação da empresa GTA segundo dados do site Reclame Aqui.
Foto: via Reclame Aqui

Observações

Para conferir mais casos de reclamações basta acessar o site Reclame Aqui.

No site a empresa está avaliada com boa reputação, costuma atender 100% das reclamações e tem 80% de satisfação de resolução dos casos.

Pelos casos que vimos podemos avaliar que o maior problema da GTA Seguros foi o atendimento, um problema que muitas empresas possuem.

Por isso não estamos afirmando que a GTA Seguros é uma empresa ideal ou não, mas que o cliente deve se garantir através do conhecimento, esse é o seu maior aliado.

Pesquise desde os serviços e planos oferecidos pela empresa, leia todo o contrato e especificações. Sabemos que é uma tarefa cansativa, mas que pode te livrar de muitos prejuízos e dores de cabeça.

Para começar que tal acessar o site da GTA Seguros e conferir seus planos e serviços? Clique aqui para conferir.

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Observação: Nossa intenção neste artigo foi somente informar e não indicar ou não a GTA Seguros. A decisão de contratá-la ou não cabe somente a você.

Acreditamos que muitas de suas dúvidas foram esclarecidas através deste artigo. Esperamos que as informações tenham lhe ajudado.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira expressar sua opinião, deixe seu comentário.

Fontes – Seu Seguro Viagem, Aliance, Tacerto, Segur

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