Seguro viagem geral 728x90

Dicas Para Sua Primeira Viagem Internacional

Vai fazer sua primeira viagem internacional?

Então você não pode perder as dicas para viajantes de primeira viagem que vamos mostrar a vocês.

O sonho de muitas pessoas é viajar pelo mundo, conhecer outros países e culturas. Mas quando este sonho está perto de se tornar realidade surgem diversas dúvidas como:

“Quais documentos preciso levar?”; “Como passar pela imigração?”; “O que levar ou não na bagagem?”; entre outros.

Para ter essas e outras perguntas respondidas continue lendo o artigo.

Parte I – Preparando-se para a viagem

É extremamente importante organizar-se com antecedência para não haver complicações de última hora.

Eis as principais coisas que você deve se preocupar antes de realizar a viagem:

Tire todos os documentos necessários para o embarque

 Imagem de um passaporte de viagem.
Foto: via Pixabay

O passaporte é um documento quase obrigatório em viagens internacionais, salvo alguns países da América do Sul e Central que exigem somente o RG (carteira de identidade civil).

É fundamental que seu passaporte esteja validado e que seja retirado com antecedência, já que o processo pode demorar um pouco.

Passaporte de Viagem – Como Faço Para Tirar?

Outro documento essencial é o visto para brasileiros, que é pedido em certos países. Por isso assim que estiver com o passaporte em mãos já dê entrada no pedido de visto, especialmente se você está com a viagem marcada, para não correr o risco de perdê-la.

Visto Americano de Viagem – Como Faço Para Tirar? (Visto de Turismo)

Alguns países ainda exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), um comprovante internacional de vacina contra determinadas doenças como a febre amarela. Este documento é emitido através da ANVISA.

No caso de menores de idade que viajam ao exterior sem os pais ou na companhia de apenas um deles é necessária autorização judicial ou emitida pelos pais. O modelo pode ser obtido no site da Polícia Federal.

Quem pensa em levar seu animal de estimação na viagem deve solicitar a emissão do Certificado Zoosanitário Internacional (CZI). Esse documento é emitido pelo fiscal agropecuário médico veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Observação: as regras, documentos e valor do visto variam de acordo com cada país. Por isso é importante se informar sobre todos esses quesitos antes de embarcar para poder viajar tranquilamente.

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

Faça o orçamento do quanto deverá gastar durante a viagem

 Imagem de anotações, dinheiro e uma calculadora apoiando uma colher com o cabo atravessando uma batata e do outro lado uma pilha de moedas.
Foto: via Pixabay

Organize e defina todos os gastos que terá durante toda a viagem, pesquise o preço de hotéis, alimentação, transporte, passeios, compras e separe um dinheiro extra para imprevistos.

Como Aproveitar Sua Viagem ao Máximo Gastando Pouco

Tenha o cuidado de incluir no orçamento as contas no Brasil como água e luz para não ter problemas quando voltar.

Faça um roteiro de viagem

Para aproveitar bem sua viagem o ideal é fazer um roteiro, dessa forma você não perderá tempo e poderá visitar todos os lugares que deseja.

Sendo assim é importante pesquisar tudo sobre a cidade que deseja visitar, como pontos turísticos, atrações e seus respectivos preços, meios de transporte e tarifas, fazendo um planejamento detalhado.

Tendo tudo em mente faça a reserva do hotel e compre passagens internas se precisar se deslocar de cidade, pois caso for feito de última hora poderá sair mais caro.

Faça um seguro de viagem internacional

É sempre bom estar preparado para imprevistos, inclusive acidentes e doenças repentinas, por isso é indispensável fazer um seguro viagem. Há muitas opções baratas atualmente, se informe com sua agência de viagens.

Seguro Viagem Internacional – Como Funciona?

Organize sua bagagem com antecedência

Imagem de perfil de mala de viagem.
Foto: via Pixabay

A bagagem é outro fator com que você necessita se preocupar, pois há várias regras sobre o que pode ou não ser levado, assim como peso máximo que ela deve ter, o que pode variar de um país para o outro. Por isso é bom arrumar a mala semanas antes de viajar.

Evite colocar na bagagem aparelhos eletrônicos e objetos frágeis como notebooks, tablets e celulares, pois podem ser danificados pelo peso das malas e descuido das companhias aéreas.

Também não devem ser colocados objetos de valor dentro da bagagem de roupas, pois se ela for extraviada, pode gerar uma grande dor de cabeça. Procure fechar sua mala com um cadeado para maior segurança.

Dinheiro e documentos devem ser levados em sua bolsa ou carteira e guardados em lugares especiais para que não haja perigo de furtos.

Leve também em sua bagagem de mão uma muda de roupas, assim caso sua mala seja extraviada você já estará precavido.

É bom consultar sua agência de viagem ou companhia aérea antes de viajar para saber mais detalhes sobre as normas de segurança para não ser barrado durante a inspeção de raio-x.

Observação: lembre-se de verificar o clima e estação do ano em que estará o país para o qual pretende viajar, dessa forma poderá arrumar as roupas que levará apropriadamente.

Dicas Para Evitar Furto e Extravio de Bagagem em Aeroportos

Certifique-se que está bem de saúde

Antes de viajar é importante que você averigue sua saúde, especialmente se for portador de alguma doença.

Por isso consulte um médico semanas antes e faça todos os exames necessários.

Caso tenha alguma doença infecciosa aguda não viaje. E se precisar fazer uso de medicamentos, peça a prescrição médica e compre medicamentos suficientes para usar durante toda a viagem.

Parte II – Durante a Viagem

Chegou o grande dia! É normal ficar ansioso, ainda mais sendo sua primeira vez, por isso é essencial que você saiba o que fazer ao chegar ao aeroporto e nos passos seguintes.

Deixe todas as informações com pessoas de confiança

É sempre bom deixar cópias de seus documentos com uma pessoa de confiança, assim como seu roteiro de viagem, contatos e todos os detalhes sobre a mesma. Pois caso aconteça algum problema você terá a quem recorrer e poderá resolver tudo com mais tranquilidade.

Cuidados no embarque

imagem de pessoa se preparando para subir em escada rolante.
Foto: via Pixabay

É importante que você vista uma roupa leve e confortável para ficar mais cômodo durante o voo e também leve um casaco, para o caso de sentir frio, já que a viagem é feita em grandes altitudes.

Procure chegar ao aeroporto pelo menos três horas antes do voo, pois os procedimentos de embarque podem demorar um pouco. Não se esqueça de estar com o passaporte e documentos à mão para agilizar o atendimento.

Durante o chek-in confira se os assentos e os programas de milhas estão corretos. Caso haja conexão pergunte se a bagagem irá até o destino final ou você precisará despachá-la novamente.

Tire suas dúvidas sobre o processo de imigração no país do destino para não se enrolar.

Siga todos os procedimentos de segurança durante o embarque e tome cuidado para não esquecer seus pertences durante a inspeção.

No controle da Polícia Federal mostre seu passaporte para embarcar.

No terminal internacional fique atento ao horário e se mantenha próximo ao portão de embarque, pois o mesmo costuma ocorrer com antecedência.

Cuidados durante o voo

Quando entrar no avião identifique seu corredor e assento, guardando seus pertences próximos a você.

Tome cuidado com os alimentos que vai ingerir durante a viagem para não correr o risco de ter diarreia ou contrair alguma infecção alimentar. A preocupação deve ser ainda maior com as crianças.

Tente ficar o mais confortável possível e levante vez ou outra para esticar as pernas para não chegar todo dolorido ao destino final.

Cuidados na conexão

Em caso de conexão, que ocorre quando a viagem é muito longa, você deve pedir ajuda ao comissário caso tenha alguma dúvida.

Ao sair do avião fique atento à tela de informações de partidas. Identifique o portão e o terminal do próximo voo e se dirija rapidamente a ele. Muitas vezes é necessário pegar um transporte até o outro terminal, por isso é bom não perder tempo e ficar atento às placas.

Desembarque e Imigração

Ao desembarcar fique com o passaporte à mão, pois você deverá passar pela imigração.

Esse é o momento mais tenso para os brasileiros, pois será avaliado se a pessoa está apta a entrar no país, correndo o risco de ser deportado caso julguem algo indevido.

É importante responder as perguntas que serão feitas com calma e segurança, mostrando que está tudo certo, assim como apresentar os documentos pedidos. Nesse momento é bom entender um pouco de inglês, pelo menos, embora os agentes da imigração também estejam preparados caso a pessoa não tenha o domínio da língua.

Se tudo estiver certo você receberá o carimbo de entrada no país, tirará uma foto e terá as digitais identificadas.

Apanhe a bagagem

Muitas vezes o local de retirada da bagagem não se encontra próximo ao portão de desembarque, podendo até mesmo estar em outro terminal, portanto é importante seguir as placas que mostram exatamente o caminho que deve seguir.

Antes de deixar o aeroporto, geralmente é necessário levar a bagagem para o controle alfandegário, onde deverão passar novamente pelo teste de raio-x.

Transporte até o hotel

Se o seu pacote turístico oferece traslado até o hotel, procure se informar de sua localização, caso contrário pegue um táxi disponível próximo ao aeroporto.

É importante se comunicar de forma precisa com o taxista e pagá-lo com a moeda corrente do país.

No hotel

Tenha o cuidado de passar as informações corretas aos funcionários e não deixe nada de valor no quarto do hotel.

Muitos hotéis possuem cofre nos quartos dos hóspedes, dando mais segurança.

Passeios

Preocupe-se em anotar o nome do hotel em que se hospedou e seu endereço, além de ter um mapa da cidade à mão para não se perder. Sempre procure pontos específicos para ir, de acordo com o roteiro de viagem, assim não haverá perigo de andar sem rumo e se perder.

Peça informação se não souber algo.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Parte III – Retorno

Imagem de homem sentado em cadeiras de espera em aeroporto.
Foto: via Pixabay

Chegou o momento da partida. Agora ficou tudo mais simples, mas ainda assim é bom prestar atenção às seguintes dicas.

Embarque para o Brasil

As mesmas dicas para o embarque internacional valem para o retorno ao Brasil, assim como o controle de segurança.

Só que no Brasil o processo será de emigração e dificilmente você será detido.

Chegada

A única preocupação na volta é ter de passar pela Receita Federal, por isso é importante ler atentamente as regras da Receita Federal para compras no exterior para evitar problemas.

Como Passar na Alfândega Brasileira e Não ter Problemas com o Imposto

Pronto! Seguindo as dicas e fazendo tudo certinho, sua primeira viagem internacional tem tudo para ser um sucesso.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Expresse sua opinião nos comentários.

E se achou que as informações valeram a pena, compartilhe com seus amigos!

Fontes: Viajando Direito, Fala Turista, Melhores Destinos

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!