Seguro viagem geral 728x90

Como Funciona o Seguro Bagagem para Voos Internacionais?

Já falamos aqui no Viajantes de Primeira Viagem sobre a importância de contratar um seguro viagem internacional.

Afinal viajar para outro país requer alguns cuidados e através do seguro viagem você estará assegurado caso algum acidente ou imprevisto aconteça.

Mas além de assistência médica, odontológica e ajuda judicial, o seguro viagem também apresenta o serviço de seguro bagagem, que te auxilia em caso de perda ou extravio de malas.

Esse é um dos casos mais comuns que acontecem nos aeroportos, devido à grande quantidade de malas que passam por eles (especialmente em altas temporadas), erros e distrações que as próprias companhias aéreas cometem ou até mesmo quadrilhas que roubam bagagens.

Como o seguro bagagem pode ajudar nesses casos?

Primeiramente é importante saber que a responsabilidade pela devolução e pagamento de indenização em caso de perda de bagagem é da companhia aérea.

De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em caso de extravio ou danos na bagagem o viajante deve registrar ocorrência em até 15 dias após a data de desembarque.

Imagem de aeroporto lotado.
Foto: via Pixabay

Em caso de voos internacionais a companhia aérea tem até 21 dias para devolver a bagagem no endereço informado pelo viajante. Caso contrário deverá indenizá-lo.

O papel da seguradora é reembolsar o cliente, se a bagagem ficar extraviada por mais de 24 horas, para que ele possa comprar itens de primeira necessidade.

Observação: é importante ficar atento ao contrato da seguradora, pois algumas podem tentar iludir o cliente, fazendo-o pensar que ela tem parte com a indenização da companhia aérea.

Deve constar no contrato o reembolso que a seguradora oferece ao cliente para a compra de itens de primeira importância assim como o valor limite.

Como funciona o seguro bagagem?

O seguro bagagem pode ser adquirido juntamente com seu seguro viagem, contratado no ato da compra da passagem aérea ou pela internet.

Você também pode usar o seguro de seu cartão de crédito, caso ele tenha cobertura para extravio e perda de bagagem.

Mas é importante conferir o contrato e seus direitos, pois esse tipo de seguro costuma ser mais limitado. Veja mais informações em nossos artigos sobre seguro viagem Visa e MasterCard.

Na hora do check in também é possível contratar o seguro bagagem, sendo que o viajante deve pagar 5% do valor do bem e preencher uma ficha, descrevendo tudo o que está levando consigo e fixando seus respectivos valores.

Observação: essa ficha é essencial na hora de exigir sua indenização. Por isso deve ser preenchida com calma e o mais completa possível.

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

Como proceder em caso de bagagem extraviada?

Caso sua bagagem seja extraviada você deve primeiramente reclamar no balcão da companhia aérea e em seções da ANAC que se encontram no aeroporto em até 15 dias após a data do desembarque.

Lá você deverá preencher o RIBE (Registro de Irregularidade de Bagagem).

É importante apresentar o comprovante de despacho da bagagem.

Observação: o comprovante é dado durante o check in, por isso é importante guardá-lo com você o tempo todo.

Depois informe a ocorrência à seguradora para que façam seu reembolso.

O valor pago pela companhia aérea em viagens internacionais é entre US$ 20 e  US$ 30 por quilo de bagagem extraviada.

Caso a bagagem esteja danificada você deve constatar o problema ainda na sala de embarque. Por isso é importante checar a mala ao apanhá-la na esteira.

Você também deve fazer um comunicado por escrito em até 7 dias da data do desembarque.

É considerado dano de bagagem somente se forem encontrados objetos destruídos. Para entrar com ação judicial nesse caso é necessário guardar comprovantes e anotar nomes de pessoas que possam testemunhar a seu favor.

Se a bagagem for furtada você deve comunicar a companhia aérea, fazer o registro de ocorrência na polícia e informar a seguradora.

Alguns Casos

Seguro MasterCard

A MasterCard beneficia apenas os clientes da categoria Black com o serviço de seguro bagagem. De acordo com o site da empresa em caso de 4 horas da entrega da bagagem, o seguro oferece a cobertura de 600 dólares. E se a bagagem for perdida 3 mil dólares.

Seguro Visa

Já a Visa atende a todos os clientes em caso de bagagem perdida ou extraviada através de sua central de atendimento, garantindo um adiantamento em dinheiro para ajudar a comprar itens de primeira necessidade. Porém as despesas ficam por conta do cliente.

Segundo seu site o reembolso só é oferecido para os clientes da categoria Infinite, assim como seu conjugue e filhos, recebendo até 1,5 mil dólares em caso de perda. Mas para receber a bagagem deve estar sob responsabilidade de uma transportadora comum registrada.

Mondial Assistance

A Mondial Assistance oferece assistência para entrar com o pedido de devolução da bagagem. A empresa oferece reembolso complementar, de acordo com os limites do plano contrato pelo cliente. Para receber você deve preencher um formulário de Indenização de Extravio de Bagagem.

Porém o seguro não é pago caso a bagagem for danificada ou furtada, somente em caso de perda sob responsabilidade da companhia aérea.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Dicas

Para sua bagagem ser encontrada mais facilmente é bom que você identifique a mala externa e internamente com nome, endereço e telefone. A identificação externa pode ser sua, enquanto a interna de algum parente, amigo ou vizinho.

Se a companhia aérea não lhe oferecer uma indenização justa você pode recorrer ao Procon e a ANAC para poder entrar em um acordo melhor. E em último caso procurar a justiça.

Você pode recorrer ao Juizado Especial Cível, em que não é necessário a contratação de um advogado e se sua causa for aceita você pode receber até 40 salários mínimos por danos materiais e morais.

O único inconveniente é que o processo pode demorar até dois anos.

Porém se estiver com a documentação correta poderá ser mais rápido. Outra forma de agilizar a negociação é ter fotografias de sua mala aberta e fechada, devendo ser tiradas antes de sair de casa ou do hotel.

Se quiser saber mais dicas, confira nosso artigo O que fazer em caso de perda ou extravio de bagagem.

E se quiser se precaver contra esse tipo de situação confira este artigo sobre Como evitar perda e extravio de bagagem.

Esperamos que as informações tenham lhe ajudado a entender como funciona o serviço de seguro bagagem.

Caso tenha alguma dúvida ou queira expressar sua opinião, deixe um comentário.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos.

Fontes – Assegure sua Viagem, Seu Seguro Viagem, O Globo

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!