Seguro viagem geral 728x90

Como Funciona o Intercâmbio na Nova Zelândia?

A Nova Zelândia é um dos principais destinos escolhidos para intercâmbio.

Também pudera ela conta com várias qualidades e características que chamam a atenção dos estudantes estrangeiros, como população gentil e receptiva, oportunidade de aprender inglês e praticar esportes radicais ao mesmo tempo, segurança e qualidade de vida.

E olha que esses não são os únicos motivos para realizar intercâmbio na Nova Zelândia.

Este país que se encontra do outro lado do mundo ainda conta com um sistema de ensino de qualidade, ajudando a enriquecer o currículo do estudante estrangeiro para obter melhores oportunidades de trabalho.

Se você se interessa em estudar na Nova Zelândia, vai gostar de conferir as informações que reunimos de como funciona o intercâmbio no país.

Há várias instituições neozelandesas que oferecem intercâmbio a estudantes estrangeiros, entre elas escolas de inglês, escolas politécnicas, universidades e escolas públicas e privadas de ensino médio.

Observação: O legal é que como o país também se encontra no Hemisfério Sul, o ano letivo funciona da mesma forma que no Brasil, iniciando as aulas em fevereiro e terminando em meados de dezembro. Dessa forma é possível que os estudantes brasileiros se organizem melhor.

Escolas de Inglês

Quem se interessa em fazer intercâmbio para melhorar seu inglês, saiba que na Nova Zelândia tanto escolas particulares como centros de idiomas em universidades oferecem o curso. As escolas são controladas pela New Zealand Qualifications Authority (NZQA), uma entidade que garante a qualidade do ensino.

Encontre ofertas em seguro viagem para Oceania na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem oceania 468x60

Que tipos de instituições oferecem intercâmbio?

Imagem de escola na região de Nelson, Nova Zelândia.
Foto: Instituição na região de Nelson – Nova Zelândia – Pixabay

Ensino Superior

Quem procura ensino superior deve saber que a Nova Zelândia contém 25 instituições de ensino politécnico e 8 universidades nacionais. O país oferece cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Entre os cursos de graduação mais procurados pelos estudantes estrangeiros estão: administração de empresas, letras, ciências biológicas e aplicadas, engenharia e medicina.

Ensino Médio

Tanto escolas públicas quanto integradas e particulares oferecem a oportunidade para intercambistas cursarem o ensino médio. Cada escola tem um currículo próprio, no entanto elas seguem o currículo oficial em matérias exigidas em concursos públicos.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Como funciona o intercâmbio na Nova Zelândia?

Você tem duas opções: realizar o processo de forma independente ou contar com a ajuda de uma empresa especializada em intercâmbio.

Independente

Imagem de rapaz com mochila olhando de lado enquanto caminha rumo a uma instituição de ensino.
Foto: via Pixabay

De forma independente é você que cuidará de todas as etapas do processo, devendo se comunicar com a instituição almejada e cuidar da solicitação de todos os documentos e serviços necessários para seu intercâmbio.

A primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato com a escola que tenciona estudar para que ela lhe dê um formulário de solicitação do visto de estudante.

Posteriormente você deve retirar o visto junto ao consulado da Nova Zelândia e passaporte (caso não tiver).

Geralmente a escola se encarrega de arrumar uma hospedagem ao estudante ou indica acomodações próximas para facilitar.

Você ficará encarregado de comprar a passagem e reservar a hospedagem, se a escola não lhe oferecer uma opção.

Conheça algumas instituições neozelandesas:

Language Schools New Zealand Queenstown Site

Uma escola de línguas criada em 1993 e que se encontra na cidade de Queenstown. Conta com uma ótima localização no centro da cidade e oferece cursos que unem inglês, a prática de snowboard e oportunidade de trabalho (20 horas semanais durante o curso).

Edenz CollegesSite

Uma instituição que oferece cursos de inglês e técnicos nas áreas de negócios, turismo e contabilidade.

Ela se encontra no centro da cidade de Auckland e conta com um atendimento personalizado para os intercambistas, podendo recepcionar os estudantes no aeroporto ou providenciando acomodação em casa de famílias, dependendo do seu interesse.

A escola ainda conta com uma boa infraestrutura formada por bibliotecas, salas de computadores com impressora e copiadora, internet gratuita, cozinha completa e ainda atendimento em português para ajudar estudantes brasileiros a se adaptarem.

Campbell Institute Site

imagem da página inicial do site da Campbell Institute
Foto: via Campbell Institute

Uma das escolas de inglês mais conhecidas da Nova Zelândia. Ela contém duas unidades uma no centro de Wellington e outra em um bairro em Auckland.

A Campbell Institute oferece cursos tradicionais de inglês, aulas preparativas para testes, preparação acadêmica para o ensino médio e universidade, variedade de estágios, trabalhos voluntários e programas esportivos.

CCEL Site

Centro de inglês da Universidade Canterbury, uma das melhores da Nova Zelândia. É uma boa oportunidade para quem busca um ambiente mais maduro e sério, com um ensino de qualidade.

A instituição conta com duas filiais, uma em Christchurch e outra em Auckland. A CCEL tem uma ótima infraestrutura formada por bibliotecas, sala de computação com acesso livre à internet, laboratório de língua, além de 20 salas de aula, centro de estudo privado e residências estudantis.

Unitec Site

Esta instituição oferece uma grande variedade de cursos profissionalizantes, bacharelados e doutorados.

Algo interessante é que o site da instituição é bem explicativo, dando todas as orientações de como funciona o intercâmbio e o que você precisa para realizá-lo, assim como apresentando as opções em cursos.

Entre os cursos temos as áreas de finanças, atuação, veterinária, arquitetura, administração, comunicação, educação de crianças, inglês, entre outros.

Empresas Especializadas em Intercâmbio

Imagem de jovens estudando em biblioteca.
Foto: via Pixabay

Essas empresas cuidam de todo o processo de intercâmbio, sendo intermediárias do aluno estrangeiro com a escola, cuidando de toda a parte burocrática e assim facilitando a vida dos intercambistas.

Nova Zelândia Brasil Site

A Nova Zelândia Brasil é uma agência especializada em intercâmbio na Nova Zelândia que pertence à empresa S7 Study que oferece programas de intercâmbio para outros cinco países (Canadá, Austrália, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda).

A Nova Zelândia Brasil conta com um atendimento à distância que você pode ter acesso através de seu site oficial.

A empresa apresenta várias opções de contato como Skype, telefone e e-mail, por onde você poderá conversar com a equipe e conhecer as opções de intercâmbio que a Nova Zelândia Brasil oferece.

Serão apresentadas a você escolas (40 conveniadas à empresa), cursos e pacotes disponíveis, dentre os quais você deverá escolher o que mais se adequar ao seu caso.

Essa agência fica encarregada de toda a parte burocrática do processo, como realização de matrículas escolares, reserva de hospedagem, busca de aeroporto e compra de passagens aéreas.

A Nova Zelândia Brasil também orienta os estudantes quanto ao processo de retirada do visto, ajudando a agilizar o processo e facilita o pagamento do intercâmbio, parcelando em até 24 vezes.

A agência ainda oferece suporte ao estudante durante todo o período de intercâmbio, prestando atendimento via e-mail, Skype e telefone, dando dicas e instruções.

Estude Nova Zelândia Site

A Estude na Nova Zelândia oferece diversos serviços como aplicação e renovações de visto de estudante sem cobrar taxa de serviço, matrículas em cursos de inglês, escolas técnicas, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, passagem aérea com desconto de tarifa de estudante, seguro viagem, venda de dólar neozelandês, reserva de acomodação em casa de família ou residência estudantil e transfer do aeroporto, dando toda a assistência necessária ao estudante.

A empresa se encontra em Porto Alegre, mas também oferece atendimento à distância através do Skype, e-mail, Whats app, Facebook e telefone.

CI – Intercâmbio e Viagem Site

Essa empresa não cuida somente de programas de intercâmbio na Nova Zelândia, mas também em mais 24 países ao redor do mundo.

Ela oferece opções de intercâmbio para adolescentes, famílias, combinados com atividades, para profissionais, professores de idioma e cursos preparatórios para exames de proficiência.

Algo interessante é que no site oficial da CI você pode encontrar uma ferramenta que permite que você faça uma simulação do quanto irá gastar em seu intercâmbio, unindo os serviços que ela oferece como cursos, passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, entre outros.

Dicas

Fazer intercâmbio na Nova Zelândia pode ser uma boa oportunidade para trabalhar em um país estrangeiro e de quebra juntar um dinheirinho para pagar o curso e viver com mais tranquilidade.

Pois estudantes matriculados em cursos de 14 semanas ou mais poderão já sair do Brasil com a permissão para trabalhar na Nova Zelândia. No entanto essa oportunidade só é dada para estudantes de escolas chanceladas pela NZQA, sendo que o estudante pode trabalhar até 20 horas semanais durante as aulas.

Imagem do centro da cidade de Queenstown, Nova Zelândia
Foto: Centro de Queenstown – Nova Zelândia – Pixabay

Estudantes com cursos superiores a 12 meses poderão trabalhar em período integral durante as férias.

Entre os setores que mais contratam mão de obra estrangeira na Nova Zelândia estão: agrícola (cultivo de frutas e pecuária), construção civil e serviços (restaurantes, bares e hotéis).

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham te ajudado. Caso tenha alguma dúvida ou queira contar alguma experiência ou mesmo compartilhar uma dica sobre intercâmbio na Nova Zelândia, deixe um comentário.

Fontes – Nova Zelândia Brasil, Educação.uol, Study S7

Gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!