Seguro viagem geral 728x90

Como Funciona a Locação de Carros em Viagem Internacional?

Muitas vezes em uma viagem internacional é vantajoso alugar um carro para circular pelo país de destino.

Pois assim você terá mais autonomia e conforto, podendo desfrutar de várias atrações sem se preocupar com o horário.

No entanto é preciso ficar atento na hora de contratar uma locadora, assim como as regras de trânsito em outros países.

Para te ajudar unimos algumas dicas interessantes que te mostrarão como funciona a locação de carros no exterior.

Vamos conferir?

Antes de Alugar

Antes de alugar o veículo é importante que você pesquise sobre as regras de trânsito do destino para o qual pretende viajar.

Muitos países exigem a Permissão Internacional de Trânsito (PID), não aceitando a Carteira de Habilitação Brasileira. Nesse caso é necessário solicitá-la junto ao Detran de sua cidade.

Imagem de carro parado em acostamento em uma estrada.
Foto: via Pixabay

Os países que pertencem ao Tratado de Schengen costumam aceitar a CNH brasileira em caso de viagem com duração de até 90 dias, mas há exceções como a Itália, Grécia e Áustria. Até mesmo em alguns países da América do Sul como Chile é exigida a Permissão Internacional. Por isso é importante checar e na dúvida tirar sua PID.

Também verifique se vale a pena alugar um carro ou não. Pois muitos destinos oferecem ótimas opções em transportes públicos, que além de serem eficientes ainda possuem um custo benefício melhor. Este é o caso de várias cidades da Europa.

Agora outros destinos como os EUA, que possui estradas bem estruturadas e bonitas pode ser mais vantajoso alugar um carro.

Outra coisa a se levar em conta é que a maioria das locadoras exige que o motorista tenha mais de 21 anos, e pelo menos dois anos de carteira.

É importante que você escolha o modelo do veículo de acordo com sua necessidade, se estiver em um grupo de até três pessoas, pode valer a pena um modelo mais compacto, que costuma ser mais barato.

Agora se estiver com quatro pessoas ou mais, um sedan ou uma perua podem ser mais apropriados, pois proporcionam maior conforto.

Você também deve considerar as condições das estradas do destino em que vai utilizar o carro para ver se o modelo que escolheu se adéqua a elas.

Locadoras de Veículos

Confira alguns sites de locadoras para auxiliar em sua pesquisa:

Rental Cars

Hertz

Rent Cars

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

Durante o aluguel

Imagem de homem dentro do carro andando por uma estrada.
Foto: via Pixabay

Prefira reservar o carro online e com antecedência, pois dessa forma além de você conseguir melhores preços e poder pagar em reais e até parcelar o valor, ainda não precisará enfrentar filas quando for retirar o carro da locadora. Será preciso apenas mostrar os documentos e comprovar o pagamento da locação.

Você tem a opção de retirar o carro no próprio aeroporto, pode sair mais caro, mas proporciona maior comodidade.

Caso você escolha um modelo e quando for pessoalmente à locadora não tenha disponível, ela é obrigada a te fornecer um modelo superior.

Se você for revezar a direção com outras pessoas, o ideal é que as cadastre como motoristas, assim você evita dores de cabeça caso haja algum imprevisto. Lembrando que todos os motoristas cadastrados devem portar os devidos documentos (CNH e PID).

Você tem duas opções de abastecimento de combustível: Full to Full quando você recebe o tanque cheio e deve devolvê-lo nas mesmas condições e Full/Empty, onde já poderá pagar pelo tanque cheio na retirada, não precisando abastecê-lo para devolver. Nesse caso vale a pena devolvê-lo com a menor quantidade de combustível possível, já que a locadora não pagará por ele.

É importante que você esteja a par dos preços da gasolina e outros combustíveis do país de destino para que possa calcular o quanto irá gastar. O site Global Petrol Prices facilita nessa parte, pois mostra preços da gasolina e diesel de diversos países do mundo. Por isso antes de viajar vale a pena acessá-lo e conferir.

Quando você aluga um veículo também tem a escolha de quilometragem controlada ou livre. A primeira opção é ideal para percursos não muito longos e a segunda para quem vai visitar lugares mais longínquos e mesmo outros países próximos.

É bom incluir o GPS na locação do carro, afinal você estará transitando por um país diferente, assim será bem mais fácil dirigir pelo local, uma vez que esse dispositivo mostra tanto as rotas como informa as velocidades locais permitidas e você ainda pode colocar no idioma português.

Dependendo do caso o GPS pode estar incluso no preço do aluguel ou ser adicionado como um preço extra. Outra opção é você levar seu próprio GPS ou baixar um aplicativo GPS para seu smartphone.

Outra opção extra é a cadeirinha de bebê, que em muitos países é obrigatória para o transporte de crianças pequenas. Você também pode levar a sua, caso tenha.

Antes de sair da locadora é importante que você verifique o estado do veículo, pois a regra é que ele seja devolvido da mesma forma que foi entregue. Por isso é bom se certificar se há danificações nele, para não ser cobrado quando devolver o carro.

Faça uma inspeção completa, averiguando item por item, especialmente a lataria, pneus, para-brisas, bancos, limpeza e nível do combustível. Dessa forma não terá problemas posteriormente.

Também é importante verificar as coberturas de seguro que normalmente as locadoras oferecem. Prefira contratar um seguro completo para que você esteja tranquilo em caso de imprevistos.

Muitas vezes vale mais a pena usar a cobertura do seguro de seu cartão de crédito. As operadoras Visa e MasterCard, por exemplo, oferecem cobertura contra roubo e acidente. Para maiores detalhes confira nossos artigos sobre o seguro viagem Visa e MasterCard.

Procure cuidar bem do veículo durante seu uso e siga as leis de trânsito do país de destino. Lembre-se que durante o aluguel você é responsável pelas multas. Algumas podem ser pagas na hora e outras ser mandadas para a locadora, que claro, te cobrará por elas.

Em muitos países é o próprio motorista que abastece o veículo, por isso é bom ler as instruções básicas de funcionamento do carro e ver qual tipo de combustível deverá usar. Muitas vezes há um bocal diferente para cada tipo de combustível. Por isso é bom ficar atento.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Devolução do Carro

Procure devolver o veículo no prazo combinado com a locadora, já que algumas horas de atraso podem render gastos extras de até um dia, dependendo do tempo.

Uma boa opção é devolver o carro no mesmo local da locação, dessa forma o gasto será menor. Mas claro que isso vai depender do seu roteiro. Se não puder devolver o veículo na mesma cidade se informe sobre outras lojas existentes.

Pois algumas locadoras permitem que você devolva o carro em uma cidade diferente, desde que haja loja no local. No entanto poderá haver gasto extra.

É importante conferir o endereço de locação e de devolução do carro, sendo essencial pedir a confirmação do local e se ele se encontra em funcionamento, pois pode acontecer do local mudar. Por isso é bom estar bem informado.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida ou dicas para compartilhar com a gente, deixe seu comentário.

E se gostou do artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Me Joguei no Mundo, Viajando Bem e Barato, Viaje Aqui Abril, Aeroporto Guarulhos

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!