Seguro viagem geral 728x90

Como Escolher os Melhores Cruzeiros Maritimos?

Os cruzeiros estão cada vez mais acessíveis. Já passou da época que era um estilo de viagem apenas para ricos. Com as empresas trazendo melhores preços e ainda possibilitando o parcelamento dos valores, o mercado cresceu bastante.

No entanto com tantas opções fica difícil saber como escolher os melhores cruzeiros marítimos.

Pensando nisso reunimos algumas dicas para você escolher o cruzeiro que mais se adéqua ao seu estilo e necessidades.

Vamos conferir?

Época para Viajar

Você deve decidir a época para viajar de acordo com as suas possibilidades. Se vai viajar com crianças, as únicas opções são durante as férias de julho e de verão (dezembro e janeiro), no entanto essa é época de alta temporada, sendo assim encontrará navios cheios e preços mais salgados.

Agora se dispõem de datas flexíveis e for realizar um cruzeiro pelo Brasil e/ou pela América do Sul, em que a temporada começa em novembro e termina em março, saiba que os meses de novembro e março são os melhores, pois são baixa temporada, assim você encontrará navios mais vazios e preços menores.

Caso prefira um cruzeiro internacional, saiba que destinos como o Caribe e Havaí oferecem cruzeiros o ano todo. Os demais destinos como Polinésia Francesa e Ásia geralmente coincidem com as estações quentes (primavera e verão) dessas localidades.

Na Europa do Norte, Escandinávia e Alasca, por exemplo, os cruzeiros só podem ser feitos entre abril e setembro (período que corresponde à primavera e verão no Hemisfério Norte), já na Patagônia, Austrália e Nova Zelândia, entre outubro e março (período que corresponde à Primavera e Verão no Hemisfério Sul).

É possível realizar cruzeiros pelo Mediterrâneo durante o inverno, mas isso vai depender de você, já que a maioria prefere aproveitar os cruzeiros durante as épocas mais quentes, podendo aproveitar melhor as atividades do navio e também os passeios nos destinos de parada.

Destino

Imagem de navio de cruzeiro no rio Nilo, no Egito.
Foto: Cruzeiro no rio Nilo, Egito – Pixabay

A escolha do destino vai depender dos lugares que você deseja visitar. Afinal, o legal de um cruzeiro não é só relaxar no navio, mas conhecer diferentes lugares.

Entre os principais destinos de cruzeiro temos:

Pela costa Atlântica da América do Sul, podendo haver aqueles que apenas passam pelo Brasil e também por outros destinos sul americanos como Buenos Aires (Argentina). Veja aqui mais informações sobre esses cruzeiros.

Este tipo de cruzeiro é bom por ser mais barato e proporcionar uma viagem rica pelo Brasil e alguns países da América do Sul.

Pelo Caribe, sendo que os destinos mais famosos são Golfo do México, Bahamas, Jamaica, Saint Martin e Aruba.

Pela Polinésia Francesa, passando pelas belas ilhas do Tahiti, como Bora-Bora. Se você é fã de praia e ilhas paradisíacas vai gostar muito de escolher esses dois destinos de cruzeiros.

Pelo Mediterrâneo, podendo passar pelas Ilhas Gregas, Egito, Marrocos, Tunísia, Malta, Itália e Croácia. Este é mais voltado para quem deseja conhecer lugares históricos.

Pela Ásia, passando pela costa da Tailândia e também Indonésia. Este já é bom por te dar a oportunidade de ter uma experiência cultural totalmente diferente.

E os cruzeiros transoceânicos que fazem travessia do Brasil para a Europa e vice-versa, são os cruzeiros mais longos e que geralmente param em portos no Mediterrâneo e no Nordeste Brasileiro.

Encontre ofertas em seguro viagem para na REAL SEGURO VIAGEM:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Viagem Curta ou Longa

Outra coisa que você deve levar em conta é a duração da viagem. Geralmente os cruzeiros podem durar de 3 a 20 dias.

É recomendado que pessoas que nunca fizeram uma viagem de cruzeiro na vida optem pelos mais curtos de 3 a 4 dias no máximo. Porque como o cruzeiro é uma experiência totalmente diferente em que a maior parte da viagem é passada dentro de um navio, a pessoa precisa ver se vai se dar bem com esse tipo de viagem.

Agora se você está acostumado e curte ficar dentro do navio pode optar por cruzeiros longos e aproveitar todas as atividades que o cruzeiro oferece, assim como conhecer mais lugares.

A Companhia

Imagem de navio de cruzeiro.
Foto: via Pixabay

Outra coisa importante é escolher a companhia marítima que mais vai se adequar às suas necessidades.

Por isso é bom fazer uma boa pesquisa e verificar a qualidade e o melhor custo benefício. Uma dica é fazer uma pesquisa geral sobre a companhia, seus navios, instalações e serviços e depois verificar no site Reclame Aqui.

Nesse site você encontrará as reclamações mais recorrentes assim como o retorno da empresa, verificando quais os problemas mais comuns apresentados pela mesma e como ela responde a seus clientes, podendo tomar uma melhor decisão.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Tamanho do Navio

O tamanho do navio também influencia na escolha, uma vez que navios maiores possuem uma lotação maior, podendo comportar até 6 mil passageiros. E se você viajar durante a alta temporada, saiba que será mais difícil aproveitar todos os serviços e lazer que o navio oferece.

Por outro lado navios maiores costumam balançar menos, o que é um bom fator para quem sofre com enjoos.

Já os navios menores comportam até mil passageiros, o que te dá a oportunidade de aproveitar o cruzeiro com mais tranquilidade, especialmente se viajar em baixa temporada.

A Cabine Certa

Imagem de cabine de navio com varanda.
Foto: Cabine de Navio com Varanda – Pixabay

A cabine também é um fator importante e que deve ser levado em conta.

As cabines externas com varandas são maiores e possibilitam que você aprecie uma bonita vista marítima. No entanto também são mais caras, sendo uma boa opção para pessoas que preferem passar a maior parte do tempo no quarto e são claustrofóbicas.

As cabines externas tem apenas uma janela que não abre, são um pouco mais baratas, mas muitos não consideram que elas valem a pena, pois como a janela costuma embaçar não dá pra ter uma vista legal do mar, então acaba não valendo a pena.

Já as cabines internas são as mais baratas, pois são menores, não tem janela e o banheiro é muito pequeno. No entanto são as cabines que menos balançam e como são escuras são ótimas para dormir.

A região que se encontra a cabine também deve ser considerada na hora da escolha, se optar pela região central terá acesso mais fácil aos elevadores, o que pode ser bom para pessoas idosas e que tem dificuldade para se locomover. Mas ao mesmo tempo há menos sossego, já que tem mais pessoas passando pela região.

as cabines que ficam na proa (parte da frente do navio) são as que mais sofrem com a pressão das ondas e do vento, no entanto as cabines dessa região que ficam na parte superior são as mais luxuosas e possuem a melhor vista do navio.

Por outro lado as cabines que ficam na popa (parte de trás do navio) são mais baratas devido à distância dos elevadores e uma coisa ruim é que é possível ouvir o ruído das turbinas nos andares mais altos. Já os andares superiores assim como as cabines da proa possuem uma bela vista.

Estilo de Cruzeiro

Outra coisa que você deve pensar é no estilo de cruzeiro ideal para você.

Para Casais

Se vai viajar em casal e deseja maior tranquilidade opte por navios menores e que tem capacidade para até 2 mil passageiros e que possuem mais áreas de lazer, dessa forma é mais fácil encontrar lugares para curtir a dois.

Entre os navios que realizaram cruzeiro neste ano de 2017 no Brasil, o Norwegian Sun é o menor, tendo capacidade para 1936 passageiros e contendo uma tripulação formada por 906 pessoas.

Para Esportistas

Se você curte esportes opte por navios que ofereçam uma maior quantidade de espaços para a prática de esportes, como parede de escalada, quadras de basquete ou tênis, pista de cooper, entre outros.

Os navios mais indicados, na nossa opinião são o CVC Sovereign, que conta com parede de escalada e quadras de pádel e o Costa Fascinosa que possui um simulador de golfe, quadra poliesportiva e circuito de jogging.

Para Festeiros

Agora se você curte festas e baladas há navios que contém espaços para dança e festas e também roteiros carnavalescos.

Neste ano de 2017 foram realizados o cruzeiro Dançando a Bordo no navio Costa Fascinosa, contendo atividades envolvendo aulas de forró, sertanejo e samba funkeado e também o Carnavio no navio Soreivgn Of The Seas para celebrar o Carnaval.

Já o MSC Música ofereceu o cruzeiro Baila Comigo que ofereceu aulas de salsa, zouk, forró e samba.

Cruzeiros Temáticos

Imagem de senhora idosa sentada sorrindo.
Foto: via Pixabay

Também há cruzeiros mais específicos que apresentam shows de artistas, voltados para a terceira idade, para aqueles que curtem uma academia e a boa forma, entre outros.

Neste ano o navio Costa Fascinosa ofereceu o Cruzeiro Sênior, contendo atividades totalmente voltadas à terceira idade, o Cruzeiro Fitness que contou com mais de 150 aulas gratuitas envolvendo kangoo jumps, bike, hip hop e zumba e o Cruzeiro Bem Estar que ofereceu atividades de circo, yoga, alongamento, pilates e palestras sobre saúde e prevenção.

Para Famílias com Crianças

Se você vai viajar com crianças saiba que há navios que apresentam áreas infantis, contando com monitores e atividades próprias para cada idade. Dessa forma os pais podem ficar sossegados enquanto os filhos se divertem.

Entre os navios que realizaram cruzeiro no Brasil este ano, os mais indicados são: o Costa Fascinosa que contém o Squok Club para crianças com piscina infantil, o Costa Pacífica que também conta com área infantil e o Norwegian Sun que possui um clube para crianças e adolescentes.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira deixar sua opinião, comente.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Viagem Uol, Juicy Santos, Melhores Destinos, Cabine de Navio, Dream Lines, Manual do Turista, Guia da Semana

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!