Seguro viagem geral 728x90

Como Escolher a Agência de Intercâmbio Certa Para Você?

Já falamos bastante sobre intercâmbio aqui no Viajantes de Primeira Viagem, uma prática que tem atraído cada vez mais brasileiros.

E uma das melhores formas de fazer seu intercâmbio é através de uma agência especializada.

Pois elas são intermediárias entre o aluno e as instituições de ensino, auxiliando-o durante todo o processo, desde o contato com a escola, realização da matrícula, orientação para a retirada dos documentos de viagem, auxílio para encontrar a hospedagem ideal e suporte durante o período de estudos.

No entanto existem muitas agências de intercâmbio no mercado, o que torna difícil a tarefa de encontrar a ideal.

Por isso, reunimos algumas dicas bem legais que podem te ajudar a escolher a agência de intercâmbio certa para você.

Vamos lá?

1. Antes de Contratar

Imagem de notebook sobre uma mesa com mouse ao lado e uma estante de livros atrás.
Foto: via Pixabay

Comece pesquisando agências de intercâmbio que ofereçam opções para o país que você escolheu estudar.

Selecione algumas e inicie o processo de escolha. Para isso você deve levar em conta alguns critérios:

Legalização

Para não cair em golpes, procure saber através dos dados da agência como CNPJ, CEP ou Razão Social se ela está legalizada.

Você pode checar isso através do site da Receita Federal e do Procon. Caso ela não esteja registrada, inativa ou tenha processos em andamento na justiça descarte-a.

Qualidade

Uma forma de verificar a qualidade de uma agência é conferir se ela é integrante de associações conhecidas no mercado. Pois estas exigem uma série de documentos e requisitos para se tornar um associado.

Uma dessas organizações é a BELTA (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais).

Acesse seu site selecione o país e o programa de cursos que deseja estudar. Se a agência que você separou for associada, ela aparecerá na lista.

E caso não tenha escolhido uma agência ainda, o site também pode servir como guia para você encontrar agências de qualidade.

Satisfação dos Clientes

Imagem de um aperto de mão entre dois homens.
Foto: via Pixabay

Outra forma de verificar a qualidade dos serviços de uma empresa é através da satisfação dos clientes. Sites como o Reclame Aqui são ótimos para conferir a opinião dos clientes e o feedback das empresas.

Você também pode conferir as opiniões de alunos nos próprios sites das agências e redes sociais.

Mas nesse caso, se possível, entre em contato com eles para saber maiores detalhes, uma vez que a agência pode ter pessoas infiltradas para dar uma boa opinião sobre a empresa e assim atrair mais clientes.

Conferir dicas de blogueiros que tiveram experiência em intercâmbio também pode ser uma boa ideia.

O blog Brasil Austrália, por exemplo, tem um conteúdo bem legal sobre intercâmbio na Austrália. Vale a pena conferir.

Estrutura

Confira se a agência tem uma boa estrutura para te atender tanto no Brasil como no país em que realizará o intercâmbio. Ter um escritório físico próximo a você não é essencial, mas pode te proporcionar um melhor atendimento.

É importante que a agência tenha uma central de atendimento telefônico e outras formas de contato como e-mail, redes sociais, Skype, tudo para facilitar seu acesso à informação e suporte quando precisar.

Serviços

Confira todos os serviços oferecidos pela agência, as instituições com que ela tem convênio, os cursos oferecidos e sua estrutura. Dessa forma você saberá se ela corresponde às suas expectativas ou não.

Preço

Tome cuidado ao avaliar as agências pelo preço, pois nem sempre as melhores ofertas proporcionam os melhores serviços, na maior parte das vezes é o contrário. E também nem sempre a agência mais cara e famosa tem total garantia de qualidade.

Por isso o ideal é que você pese todos os critérios citados acima e una-os à prestação de serviço da agência para ver se está de acordo com as suas necessidades.

2. Durante a Contratação

Ao escolher a agência almejada fique atento a algumas coisas antes de fechar o contrato:

Atendimento

Imagem de mulher segurando smartphone -celular.
Foto: via Pixabay

A qualidade do atendimento é muito importante, pois se a agência já no momento da compra não lhe proporcionar uma boa experiência, o que dirá durante o intercâmbio?

Por isso é interessante verificar se o atendente está mesmo interessado em lhe atender, se ele tem um bom conhecimento sobre os produtos que está oferecendo e possui todas as informações necessárias sobre as escolas, horários das aulas, estruturadas dos cursos, procedimento para retirada de visto de estudante, passagens aéreas, hospedagem, entre outros detalhes essenciais.

Pacotes

É bom procurar saber tudo o que está incluso em seu pacote de intercâmbio, para não ser pego de surpresa e poder exigir seus direitos caso algo não seja cumprido.

Geralmente os pacotes incluem despesas dos cursos, matrículas nas instituições, despesas com documentação, hospedagem, transporte, seguro de viagem, entre outros.

Pergunte e Pesquise

Imagem da página inicial do Google.
Fonte: via Pixabay

Pergunte à agência todos os detalhes sobre as instituições de ensino e os cursos. Você também pode pesquisar por conta própria para verificar a veracidade das informações.

É bom se inteirar das instituições parceiras da agência, se elas são reconhecidas no país por sua qualidade e se oferecem assistência aos alunos.

Procure saber como é o método de ensino de cada instituição, suas exigências e oportunidades que oferecem aos estudantes estrangeiros.

Peça a opinião de pessoas que escolheram o mesmo pacote que você, para saber se tiveram uma boa experiência. Dessa forma você saberá o que esperar.

Confira a quantidade de alunos por sala de aula, pois há instituições que aceitam até 30 alunos, o que pode comprometer seu aprendizado.

Verifique a carga horária de seu curso, pois muitas vezes, dependendo da nomenclatura do curso, ele pode ser mais ou menos intensivo. Por exemplo, uma aula do curso Basic costuma durar 45 minutos, enquanto que uma aula de um curso Standard dura 60 minutos.

Confira quanto por cento de nacionalidade brasileira é aceita na instituição que pretende estudar. Pois caso haja muitos brasileiros, o aprendizado fica mais difícil, já que geralmente os alunos se agrupam por sentir mais segurança e acabam não praticando tanto o idioma que estão aprendendo.

Dessa forma para ter um melhor aprendizado, o ideal é que o curso tenha menos brasileiros.

Muitos países como Nova Zelândia, Canadá e Austrália abrem oportunidades de emprego para os intercambistas para ajudar a custear suas despesas.

Por isso é bom se inteirar também se a agência oferece palestras e informações sobre trabalho no exterior. Pois isso pode te ajudar a conseguir um trabalho no país onde realizará intercâmbio.

Verifique também os valores das passagens aéreas, pois na maior parte das vezes as companhias costumam cobrar mais barato, passagens para estudantes.

Se caso pela agência ficar mais caro, você pode optar por adquirir as passagens separadamente.

Questione também a agência sobre as opções de hospedagem. Há instituições que oferecem moradias para os alunos, em outros casos é possível ficar em casa de famílias, ou mesmo se hospedar em hostels ou até alugar um apartamento. Averigue todas as opções e veja qual a melhor para você.

Seguro Saúde Viagem

Nem todos os países exigem o seguro saúde viagem, mas é imprescindível que você contrate um. Pois em caso de acidentes e imprevistos ele pode ser muito útil.

É importante que seu plano seja mais amplo e não restrinja atendimento e hospitais. Dessa forma você ficará mais seguro caso tenha que passar por algum tratamento médico.

Encontre ofertas em seguro viagem na REAL SEGURO VIAGEM:

Transporte

Uma opção ideal para estudantes menores de idade são os traslados oferecidos pelas agências de intercâmbio, que te levarão até a escola ou hospedagem. Pode ser uma opção mais cara, mas é mais segura.

Já no caso de adultos o táxi é uma boa opção, já que é mais prático e barato ou se quiser mesmo economizar escolha transportes públicos como ônibus ou metrô.

Muitos aeroportos são interligados a esses meios de transporte, o que torna mais fácil para você chegar ao centro da cidade ou descer próximo a seu destino final ao ingressar no país.

Contrato

Imagem de pessoa assinando contrato.
Foto: via Pixabay

Leia todo o contrato com atenção e verifique se todos os serviços prometidos durante a contratação constam nele. É bom ter tudo por escrito, pois muitas vezes é só dessa forma que você consegue exigir seus direitos.

Fique atento à cláusula de desistência. Caso tenha que desistir do intercâmbio por algum acidente ou imprevisto, informe-se sobre as regras de cancelamento e os custos para não ser pego de surpresa.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:

Booking.com

Solicite os Documentos

Assim que fechar o contrato e os procedimentos forem realizados, procure pedir todos os documentos necessários para o intercâmbio, como a carta de aceitação da escola, carta de aceitação da hospedagem, telefone da pessoa que vai te buscar no aeroporto (se houver), passagens de idade e volta, entre outros. Pois tudo isso será pedido durante a imigração.

Geralmente as agências marcam uma reunião para a entrega dos documentos semanas antes da viagem.

Caso seu embarque esteja próximo e a empresa ainda não tenha te chamado, entre em contato com ela e peça esse encontro para poder tirar suas dúvidas e apanhar toda a documentação e o contrato.

Dicas Adicionais

Durante o intercâmbio é importante que você mantenha sua documentação à mão, ainda que já tenha passado pela imigração. Pois se por algum motivo precisar apresentá-la para comprovar suas intenções no país não terá problemas.

Também leve sempre com você os contatos da agência de intercâmbio, dessa forma caso precise de ajuda ou informações poderá entrar em contato.

Quer saber mais sobre intercâmbio? Então confira alguns de nossos artigos sobre o assunto:

Por que Realizar Intercâmbio na Inglaterra?

8 Motivos Para Realizar Intercâmbio no Japão

6 Motivos Para Realizar Intercâmbio na França

Esperamos que tenha gostado e que as informações lhe ajudem a escolher a agência de intercâmbio certa para você.

Caso tenha alguma dúvida ou queira contar alguma experiência em intercâmbio, deixe seu comentário.

Fontes – Canal do Intercâmbio, Inglês na Rede, Coisas de Blogueiras, Ligação Teen, Brasil Austrália, Intercâmbio Biaz

E se gostou do artigo, compartilhe com os amigos, nas redes sociais:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!