Seguro viagem geral 728x90

Como Encontrar o Melhor Seguro Viagem Para Você?

É provável que você já saiba que o seguro viagem é um serviço indispensável, especialmente em viagens internacionais.

Afinal ninguém quer passar por algum acidente ou imprevisto em um país estrangeiro sem contar com uma assistência financeira, não é mesmo?

Pois é exatamente isso que o seguro viagem proporciona a seus clientes.

No entanto com tantas opções no mercado você pode se perguntar…

Como encontrar o melhor seguro viagem para as minhas necessidades?

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar.

Vamos conferi-las?

Escolha as coberturas que você vai precisar

Todo seguro viagem oferece coberturas para diferentes necessidades. A primeira coisa que você deve fazer é escolher as que você pode precisar. Na hora de escolher leve em conta:

Assistência Médica

Entre as coberturas mais importantes estão a assistência médica e funeral, pois a maior parte dos países não oferece atendimento médico gratuito a estrangeiros e além disso, cobram valores muito altos, podendo chegar a um prejuízo de milhares de dólares.

Por isso essas coberturas são indispensáveis em uma viagem internacional.

Destino

Imagem de estrada com montanhas ao fundo.
Foto: via Pixabay

Pense no destino da viagem, pois em alguns lugares o atendimento é mais caro que outros. Dessa forma, dependendo do caso você terá que pagar um seguro com cobertura menor ou maior.

Uma dica legal é visitar o site MyTravelCost.com, pois ele mostra os gastos médios com saúde em diferentes países, permitindo que você compare os custos de dois lugares. Nos Estados Unidos por exemplo os gastos com a saúde é 71% mais caro que no Brasil.

Saiba também que em alguns países o seguro viagem com assistência médica é obrigatório, entre eles estão as nações pertencentes ao Tratado de Schengen (estes exigem a contratação de um seguro saúde no valor de pelo menos 30 mil euros), Cuba (a contratação pode ser feita no aeroporto) e a Austrália (que exige apenas que estudantes de intercâmbio contratem um seguro saúde).

Se quiser conferir maiores detalhes leia nosso artigo Em Quais Países o Seguro Viagem é Obrigatório?

Critérios

Quanto à escolha das outras coberturas vai depender de seus critérios.

Leve em conta o motivo de sua viagem, se é a negócios, lazer ou para praticar um esporte radical, a sua idade e seu estado de saúde.

Há coberturas voltadas à pratica de esportes radicais e a casos especiais como gestantes e idosos.

Também há coberturas que cobrem doenças pré-existentes (como diabetes, pressão alta, câncer, problemas do coração, etc), já que a cobertura comum para assistência médica não cobre o atendimento médico nesses casos.

Outras Coberturas

Imagem de pessoas caminhando em esteira no aeroporto.
Foto: via Pixabay

Ainda existem coberturas mais simples, mas que podem ser bem úteis como cancelamento de ou atraso de voos, perda de documentos, assistência odontológica e cartão de crédito, auxílio judicial, etc.

É importante que você analise todas as coberturas e opte pelas quais poderá precisar. Se quiser saber mais detalhes sobre cada cobertura e como funcionam seus serviços confira nosso artigo Seguro Viagem Internacional – Como Funciona?

Compare as Seguradoras de Viagem

Tendo em mente as coberturas que você vai precisar, chegou o momento de iniciar sua pesquisa.

A chave para encontrar o seguro viagem ideal para você é fazer uma comparação entre as seguradoras mais conhecidas e recomendadas.

Algumas delas são Mondial, Porto Seguro, World Nomads, Isis, Flycard, Global Assistance, GTA, etc.

Há várias formas de realizar sua pesquisa:

  1. Contatar a seguradora ou visitar seu site para ter acesso a seus serviços, preços e condições;
  2. Consultar uma corretora física que te mostrará várias opções em seguradoras e seus serviços;
  3. Falar com uma agência de viagem. Geralmente as agências oferecem seguros de viagem junto aos pacotes;
  4. Entrar em contato com sua operadora de cartão de crédito e conferir seus benefícios em seguro viagem para clientes que pagarem as passagens aéreas com seu cartão. (Saiba mais sobre isso em nossos artigos: Seguros Viagem – Mastercard e Seguros Viagem – Visa);
  5. Acessar uma corretora online que vende seguros pela internet e comparar os preços e serviços das seguradoras.

Corretora Online

A quinta opção sem dúvida é a mais rápida e prática. Pois as corretoras online possuem um sistema de cotação em seus sites que permite que você faça sua comparação sem compromissos e ainda oferecem assistência durante sua viagem, sendo intermediadoras entre o cliente e a seguradora.

Entre as corretoras online mais conhecidas no Brasil está a Real Seguro Viagem, uma corretora que trabalha com seguradoras populares como GTA Seguros, Sul América, Affinity, Vital Card, entre outras e também é nossa parceira aqui no Viajantes de Primeira Viagem.

Quer saber como funciona o trabalho da Real Seguro Viagem?

Então assista seu breve vídeo de apresentação aqui.

Observação: Tivemos duas experiências de atendimento com a empresa, a primeira ao testar o Chat de seu site e a segunda quando recebemos um e-mail e ligação de uma atendente para efetivação da parceria e podemos dizer que a qualidade do atendimento foi um dos pontos que mais nos chamou a atenção para a empresa.

Como fazer a cotação na Real Seguro Viagem?

Para iniciar sua pesquisa é muito fácil, basta usar o quadro de cotação abaixo:

Escolha seu destino, as datas de partida e retorno. Em seguida clique em “Compare”.

Você será direcionado a uma nova página, onde deverá informar seus dados para receber mais informações.

Em seguida serão exibidas todas as opções de planos disponíveis para o destino que você selecionou. Dessa forma você poderá comparar os preços e optar pelas coberturas que vai precisar e escolher o melhor seguro viagem para você.

Saiba que a Real Seguro Viagem também facilita o pagamento, possibilitando que você parcele sua compra em até 6 vezes, caso adquira seu seguro com cartão de crédito ou pague o valor através de boleto bancário.

Outras Dicas

Leia atentamente as Condições Gerais de seu contrato

Imagem de óculos sobre uma folha de papel.
Foto: via Pixabay

Nas Condições Gerais você encontrará todas as informações sobre as coberturas que está contratando assim como as obrigações e direitos do segurado. Por isso é essencial que você leia no momento da compra para ficar a par de todos os detalhes e estar preparado caso precise de algum serviço durante a viagem.

Sempre mantenha o Voucher à mão durante a viagem

O Voucher nada mais é do que a apólice do seguro. Esse documento comprova a aquisição do serviço e nele consta a relação de coberturas, seus dados, o telefone da central de assistência e seu número de identificação junto à seguradora. Por isso é sempre bom mantê-lo à mão durante a viagem para o caso de algum acidente ou imprevisto.

Também é importante deixar o telefone da central de assistência assim como seus dados e número de identificação com um parente ou amigo no Brasil. Dessa forma caso você não consiga se comunicar com a seguradora, a pessoa que você deixou encarregada poderá entrar em contato com ela do Brasil e explicar sua situação.

Sempre entre em contato com a seguradora antes de utilizar algum serviço

A maior parte das seguradoras tem como norma que os clientes entrem em contato antes de utilizar um serviço de cobertura.

Se uma pessoa, por exemplo, quebrar a perna, deve entrar em contato com a empresa para que ela indique o hospital e o atendimento que deverá ir. Pois é a seguradora que se encarrega da parte burocrática, de modo que quando o cliente chegar ao estabelecimento poderá ser prontamente atendido.

Agora caso fizesse tudo por sua conta, não só seria mais complicado como a pessoa poderia não ser reembolsada.

Seguro Viagem Nacional

Se você vai fazer uma viagem nacional a pelo menos 100 km de distância de sua residência, seja de ônibus, carro ou avião pode ser vantajoso contratar um seguro viagem.

Pois apesar de não ser válida a assistência médica (sendo indicado nesses casos um convênio médico), você ainda pode contar com as coberturas contra acidentes, cancelamento de viagem, perda de documentos, extravio de bagagem, etc.

Informe ao corretor os detalhes da viagem

É importante que você informe ao corretor ou agente de viagens todos os detalhes de sua viagem, desde suas atividades a lugares que pretende visitar. Dessa forma o profissional poderá te orientar sobre quais as melhores coberturas para você, e se você precisará de algum serviço adicional.

Tire suas dúvidas com a SUSEP

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é um órgão governamental responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros.

Por isso caso tenha alguma dúvida sobre a procedência de uma seguradora ou corretora você poderá acessar este link e verificar no sistema da SUSEP se o plano que está contratando se encontra registrado no órgão ou acessar este outro link e conferir os telefones de contato da SUSEP para obter mais informações.

Verifique se a seguradora é afiliada à ABCA

Caso tenha dúvidas sobre uma seguradora e não tenha muita referência sobre ela, é bom verificar se ela é afiliada à ABCA (Associação Brasileira de Cartões de Residência). Pois essa associação garante um padrão de qualidade e serviço.

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham lhe ajudado. Caso tenha alguma dúvida, comente com a gente.

Fontes – Real Seguro Viagem, Viajando Bem Barato, Revista Exame Abril, Vai Pra Disney

Gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!