Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Trancoso 

Trancoso é um distrito da cidade brasileira de Porto Seguro, na Bahia. Trata-se de um belo lugar cercado por belas praias e grande importância histórica.

No pequeno distrito você vai encontrar uma natureza exuberante, luxuosos resorts e bares e casas de forrós animadas.

Além disso, poderá desfrutar da tranquilidade de suas praias quase desertas e encontrar belos suvenires artesanais.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Trancoso?

Então confira as informações que reunimos para você.

1. Conhecer Sua Interessante História

A história de Trancoso é muito interessante, pois marca o início da colonização portuguesa no Brasil.

De acordo com o capitão da marinha Max Justo Guedes, foi no Rio dos Frades, no distrito, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500.

Era nesse lugar que vivia uma tribo Pataxó. O lugar passou a ser povoado somente em 1856 quando foi fundada uma aldeia jesuíta chamada São João Batista dos Índios.

Algo curioso é que essa aldeia permaneceu desconhecida por séculos, sendo descoberta no fim dos anos 1970 por hippies.

O lugar compreendia apenas um conjunto de casas que se encontravam ao redor de um grande gramado, com uma igreja ao fundo.

Hoje esse lugar é conhecido como Quadrado, a praça central da cidade (Praça de São João), centro histórico de Trancoso.

Mais tarde devido à beleza do lugar, ele passou a ser um dos pontos turísticos mais chamativos do Brasil. Sendo instalados resorts de luxo e uma bela infraestrutura nas praias mais badaladas.

2. Curtir Suas Belas Praias

Imagem da Praia do Espelho, em Trancoso, na Bahia.
Foto: Praia do Espelho, Trancoso, Bahia – Pinterest

Trancoso possui algumas das mais belas praias do litoral baiano, as quais encantam os visitantes.

Entre elas temos a praia dos Coqueiros, uma das mais próximas da vila. Nela você encontrará recifes, coqueirais e muitas barracas de praia. Também é dela que saem muitas excursões pelo lugar.

Já a praia do Curuípe fica a 20 km de Trancoso, onde você encontrará antigas casas de pescadores que foram reformadas, restaurantes, bares e pousadas.

A praia de Itaquena é extensa e isolada, sendo rodeada de mata selvagem. Ela se encontra em uma área de proteção ambiental, a Reserva da Vida Selvagem do Rio dos Frades.

A praia do Espelho é uma das mais belas da região, contendo piscinas naturais e natureza exuberante.

A praia de Itapororoca também é bela e possui piscinas naturais, ela geralmente fica deserta e é possível ter acesso a ela através da praia dos Coqueiros.

Outras praias que chamam a atenção é a do Rio Verde, que fica a apenas 3 km de Trancoso e possui falésias vermelhas e brancas, do Taípe que é cercada por barreiras vermelhas (montes que foram descritos na carta de Pero Vaz de Caminha na época do Descobrimento do Brasil) e dos Nativos, onde você encontrará boa comida e algumas das melhores pousadas.

3. Passear Pelo Quadrado

Imagem de casas coloridas no Quadrado, centro histórico de Trancoso, na Bahia.
Foto: Quadrado, Trancoso, Bahia – Bahia Homes

O Quadrado, como dissemos anteriormente marca o centro histórico de Trancoso, onde você encontrará uma praça retangular com um extenso gramado, casinhas coloridas ao redor, que compreendem pousadas, restaurantes e lojas, onde você pode comprar de tudo, desde roupas de grifes famosas a suvenires feitos com artesanato local.

É nesse lugar também que à noite, as casas de shows e bares abrem suas portas para receber os turistas festeiros e shows de artistas famosos. Lá também há um campo de futebol que atrai a molecada.

Ao fundo do Quadrado se encontra a Igreja São João Batista, que se encontra no alto de um morro, conhecido como “Mirante”. De lá você poderá ter uma vista privilegiada e panorâmica do local, podendo observar as belas praias de areia branca, o mar de um azul intenso, coqueiros e falésias.

4. Apreciar Suas Belezas Naturais

Imagem de três pessoas andando de bicicleta na beira da praia entre Trancoso e Arraial D´Ajuda, na Bahia.
Foto: Passeio de Bicicleta Entre Trancoso e Arraial D´Ajuda – Blog Bahia Active

Se você curte a natureza vai gostar muito dos passeios ao ar livre que o distrito oferece.

Passeios de bicicleta pelas praias, bugue na areia, caiaque pelos mares para explorar melhor a região ou uma simples caminhada te permitirão apreciar melhor as belezas naturais de Trancoso.

Quem curte esportes radicais, vai gostar de saber que nas praias de Trancoso é possível praticar surf no local e outros esportes aquáticos.

Um passeio que te permite conhecer bem a região é até Arraial D´Ajuda, que fica bem próximo a Trancoso. São três horas de caminhada, onde você poderá passar por pequenos rios que cortam o caminho, praias como Rio da Barra, Taípe, Lagoa Azul, Pitinga, Parracho e Mucugê. Um passeio gostoso, ideal para ser feito durante a maré baixa.

Encontre ofertas em seguro viagem para o Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem brasil 468x60

5. Saborear Sua Deliciosa Gastronomia

Trancoso também conta com uma deliciosa culinária, que compreende pratos a base de peixe e frutos do mar e também os tradicionais brasileiros como a feijoada.

Também há restaurantes que servem comida estrangeira, como tailandesa, portuguesa e italiana. E para quem curte fast-food também há lanchonetes de qualidade no distrito.

6. Assistir a Festa de São Sebastião

Todos os anos nos dias 20 de janeiro ocorre a Festa de São João, padroeiro de Trancoso.

A festa é realizada no Quadrado, sendo um evento onde toda a população nativa (descendentes de índios e portugueses) participa, assim como os turistas. O momento compreende o transporte de uma estátua de São Sebastião ao lado da estátua de São Brás (que também tem uma festa realizada no dia 3 de fevereiro) por um grupo de homens.

A procissão percorre o povoado até a Igreja de São João Batista, onde é feita a “dança do pau” e a substituição do mastro de madeira, com a bandeira do santo no topo, que ficará no local durante todo o ano.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

7. Viajar em Qualquer Época

Imagem da praia do Rio da Barra, em Trancoso, na Bahia.
Foto: Praia do Rio da Barra, Trancoso, Bahia – Guia Trancoso

Outra coisa boa de visitar Trancoso é que você pode viajar em qualquer época, já que no local faz calor o ano todo e as chuvas são bem distribuídas. No entanto durante o inverno chove mais.

Além disso, mesmo no verão não há aquela umidade sufocante, pois os ventos que passam pelo local a dispersa, tornando o clima mais agradável, até mesmo para quem não está acostumado com o calor tropical do Brasil.

No entanto sua alta temporada ocorre no verão (entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro), quando ocorrem suas festas de Reveillón e de São João, assim como a maioria das lojas, bares e casas de show de mantém abertas para receber os turistas.

Dicas

Para chegar ao local, é preciso partir de Porto Seguro, que conta com uma rodoviária e aeroporto mais próximos. Trancoso também tem aeroporto, mas ele só recebe aviões de pequeno porte.

Da cidade é possível chegar a Trancoso, atravessando o Rio Buranhém de balsa, até Arraial d´Ajuda que dura cerca de dez minutos e apanhar um ônibus até Trancoso, pela rodovia BA-001, sendo uma viagem de 40 km.

A maior parte das hospedagens de Trancoso são caras, sendo que há opções no Quadrado, onde ficam pousadas aconchegantes, resorts nas praias do Rio Verde e dos Nativos e no bairro do Bosque, que fica na entrada do Quadrado e oferece hospedagem mais simples e com preços melhores.

Em Trancoso há muitos mosquitos, sendo que a maior parte dos quartos tem mosquiteiro para proteger a cama. Por isso é bom verificar se sua hospedagem tem mosquiteiro e levar repelente para se proteger.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, queira dar uma dica ou deixar sua opinião, fique à vontade para comentar.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Wikipedia, Viagem Uol, Viagem Turismo Abril, Trancoso Bahia, Férias Brasil

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!