Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Serras Gauchas

As Serras Gaúchas compreendem a região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Nela se encontram as cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, Canela, Cambará do Sul, Bom Jesus, entre outras.

O clima frio, as atrações europeias, infraestrutura e linda natureza são algumas das características que chamam a atenção dos turistas para as Serras Gaúchas.

Nela você encontrará vinícolas de qualidade, construções antigas no estilo europeu, atrações culturais interessantes e uma culinária deliciosa.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Serras Gaúchas?
Então dá uma conferida nas informações que reunimos para você.

1. Visitar as Vinícolas de Bento Gonçalves

A cidade de Bento Gonçalves tem origem italiana e é famosa por suas vinícolas, produtoras de vinhos artesanais.

Nelas os visitantes vão encontrar uma chácara rodeada por parreiras, onde poderão degustar vinhos, adquirir suco de uva, queijos, entre outros produtos e ainda apreciar uma deliciosa refeição, já que muitas contam com restaurantes.

Imagem da vinícola Casa Valduga, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Foto: Casa Valduga, Bento Gonçalves, RS – Casa Valduga

Entre as mais conhecidas está a Casa Valduga, a qual foi criada em 1875 e produz vinhos, espumantes, licores, brandies, entre outros. Ao visitá-la os visitantes poderão conhecer como funciona o processo de produção de vinho e seus derivados desde a plantação das parreiras até o armazenamento das bebidas.

Outra vinícola bem conhecida na região é Miolo, a maior exportadora brasileira de vinhos. Ela apresenta uma visitação mais especializada, onde os visitantes aprendem sobre a produção e degustação de vinhos.

Uma vinícola diferente é a Cave de Pedra, a qual tem a arquitetura baseada em castelos medievais. Nela você poderá degustar vinhos e champanhes e observar a encantadora paisagem ao seu redor.

Além disso, a cidade conta com outras atrações que valem a pena conferir. Entre elas o passeio de Maria Fumaça que te leva a um passeio entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, onde você poderá apreciar a bela paisagem que rodeia as ferrovias e ainda conferir apresentação de shows típicos, música e degustação de suco e espumante.
Você também poderá apreciar a bela arquitetura da cidade, realizar passeios em meio à natureza e praticar esportes radicais.

Quer saber mais sobre Bento Gonçalves?

Então clique aqui.

2. Conhecer as Atrações de Gramado e Canela

Imagem da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Foto: Gramado, RS – Prefeitura de Gramado

Gramado e Canela são cidades bem próximas uma da outra, por isso muitos viajantes aproveitam para visitar as duas cidades no mesmo dia.

Em Gramado você poderá conhecer o Lago Negro, um lago artificial, onde se encontram bares, restaurantes e lojas de conveniência. Um lugar muito frequentado pelos visitantes.

A cidade também conta com museus interessantes, como o Museu Medieval, que abriga armas antigas de diferentes partes do mundo, o Museu de Cera, que contém personalidades famosas representadas em bonecos de cera e o Museu Gramado – Minerais e Pedras Preciosas, o qual possui um acervo com 500 pedras semi preciosas, como ametistas, opalas e ágatas de diversas partes do mundo.

As crianças vão gostar de atrações como Snowland, um parque de neve indoor, onde é possível praticar esportes de neve e o Gramado Zoo, onde você encontrará várias espécies de animais da fauna brasileira.
Quer saber mais sobre Gramado?

Então clique aqui.

Em Canela também há museus interessantes como o Mundo a Vapor, um parque temático que mostra máquinas movidas a vapor em tamanho real e miniatura, mostrando como era o mundo quando ainda não havia sido descoberta a energia elétrica.

Há ainda o Museu da Moda que mostra a evolução da moda em 4 mil anos e o Museu do Automóvel que conta com modelos dos anos 50, 60 e 70.

Outras atrações que chamam a atenção na cidade é o Parque Vale dos Dinossauros, em que você vai poder ver dinossauros animatrônicos com movimentos e sons semelhantes ao filme “Jurassic Park”. E o Parque da Terra Mágica Florybal, um parque temático que possui brinquedos e atrações lúdicas.

E para você que aprecia a natureza há o Parque Estadual do Caracol, onde você poderá realizar trilhas em meio a florestas e cascatas.

3. Apreciar a Natureza de Cambará do Sul

Imagem do cânion do Itaimbezinho, no Parque Nacional Aparados da Serra, na cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.
Foto: Cânion do Itaimbezinho, Aparados da Serra, Cambará do Sul, RS – Prefeitura de Cambará do Sul

Cambará do Sul é uma cidade feita para pessoas aventureiras e que gostam de estar em contato com a natureza, já que a maior parte de suas atrações estão relacionadas ao meio ambiente.

Entre elas temos os parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, os quais possuem atrações naturais que chamam muita a atenção.

Em Aparados da Serra, por exemplo, você poderá ver o cânion do Itaimbezinho que é uma formação rochosa impressionante, formada por paredões de 720 metros de altura e 6 km de extensão.

Outro belo lugar do parque nacional é a cascata das Andorinhas, uma bela queda d´água que ganhou esse nome devido ao fato de haver bastante aves dessa espécie no local.

Já no Parque Nacional da Serra Geral você vai encontrar a Pedra do Segredo, a qual é formada por um bloco monolítico de 5 metros de altura, e que pesa cerca de 30 toneladas. Mas isso não é o que mais impressiona e sim o fato dela estar equilibrada em uma base de apenas 50 cm à beira de um precipício.

No lugar também há cânions como Malacara e Churriado que rendem ótimas fotos.

4. Conhecer a Cultura Gaúcha

Imagem do Rio dos Touros, na cidade de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul.
Foto: Rio dos Touros, Bom Jesus, RS – Prefeitura Bom Jesus

Realizando uma viagem para as Serras Gaúchas você também terá a oportunidade de conhecer a cultura gaúcha.
Em cidades que não tiveram influência dos imigrantes europeus, entre elas Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes.

Em Bom Jesus você poderá desfrutar de um bom churrasco e chimarrão, marcas registradas do povo gaúcho, além de curtir atrações ao ar livre como passeios a cavalo, pesca esportiva e trilhas, como a da Usina Hidrelétrica do Rio dos Touros.

Em São Francisco de Paula também há vários passeios ao ar livre, como a visita ao Parque das Cascatas e o Parque das Oito Cachoeiras.

Já em São José dos Ausentes você encontrará diversas atrações em fazendas, que reservam muitas belezas como o Monte Negro, uma formação rochosa impressionante.

Encontre ofertas em seguro viagem para p Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:
Seguro viagem brasil 468x60

5. Visitar um Pedaço da Alemanha no Brasil

Se você sempre teve vontade de conhecer a cultura alemã, mas ainda não teve a oportunidade de realizar uma viagem para a Alemanha, poderá ter esse gostinho nas Serras Gaúchas.

Sua região alemã é conhecida como Região das Hortênsias, a qual compreende as cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

Nas cidades você terá a oportunidade de conferir uma bela arquitetura alemã e conhecer melhor a cultura desse povo, uma vez que seus descendentes preservam festas e hábitos alimentares.

O destaque de Nova Petrópolis, da qual ainda não falamos, são as casas de café e refeições coloniais que são consideradas as melhores no país. Elas geralmente são instaladas em confortáveis casas de madeira, onde você poderá se deliciar com pratos doces e salgados da culinária alemã e italiana.

6. Visitar um Pedaço da Itália no Brasil

E se você tem vontade de conhecer a cultura italiana, saiba que nas Serras Gaúchas também há cidades fundadas por imigrantes italianos, o que te permitirá conhecer melhor os costumes e hábitos desse povo.
Entre elas temos Bento Gonçalves que já foi citada, Garibaldi e Caxias do Sul.

Em Garibaldi você poderá apreciar a culinária italiana através da Estrada do Sabor, onde você poderá degustar vinhos, provar pães cozidos em forno a lenha, geleias, grapa e licores caseiros, copas, salames, entre outras delícias típicas da gastronomia italiana.

As refeições e iguarias são servidas em estabelecimentos familiares que plantam e produzem os alimentos de forma ecológica.

Outro passeio interessante na cidade é o de Maria Fumaça que leva os viajantes em um trajeto de 23 km, passando também pelas cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, onde é possível se encantar com a bela paisagem.

O passeio da Barragem também chama a atenção, por ser uma construção antiga e bonita, compreendendo uma ponte de pedra, pinguela de madeira e os trilhos de trem.

Já a cidade de Caxias do Sul é conhecida por oferecer a maior Festa da Uva do Brasil.

Ela é realizada em anos pares no Parque de Exposições e conta com shows, e degustação de uva e vinhos.

Você também poderá visitar atrações históricas na cidade como o Museu Zinani, que foi inaugurado em 1915 e tem um acervo de objetos da época e a Casa Bonet, que foi edificada em 1877 e é feita de pedra.

Também é possível realizar passeios ao ar livre, fazendo trilhas no cânion do Palanquinhos ou fazendo rafting nas corredeiras do rio das Antas.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:

Booking.com

7. Conhecer Vários Lugares em uma Só Viagem

Realizando uma viagem para as Serras Gaúchas você tem a oportunidade de conhecer vários lugares em uma só viagem.

É difícil visitar todas as cidades da região, mas você pode se programar e planejar a visita a três ou mais cidades, tendo a oportunidade de vivenciar as culturas gaúcha, alemã e italiana.
Dessa forma aproveitará ainda mais a viagem.

Dicas

Para chegar às cidades da região da Serra Gaúcha, é mais fácil partir de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul que recebe voos diretos de várias partes do Brasil. Também é uma chance de conhecer a cidade.

As épocas mais badaladas para visitar as Serras Gaúchas é durante o inverno (julho e agosto) quando os visitantes aproveitam para curtir as baixas temperaturas e atrações das cidades e também durante o Natal (novembro e dezembro), já que há festivais como o Natal Luz de Gramado.

Em baixa temporada os preços são mais baratos, enquanto em alta, além dos valores serem maiores, as cidades ficam mais cheias.

Fontes – Wikipedia, Blog Apaixonados por Viagens, Viaje Aqui Abril, Viagem Uol, Turismo IG, Esse Mundo é Nosso, Férias Brasil

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!