Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Samoa

Samoa é um país insular do Pacífico Sul, próximo à Polinésia. Ele é formado por cerca de 16 ilhas, sendo apenas 4 habitadas.

É um lugar paradisíaco, cheio de piscinas naturais, cascatas, belas praias, aldeias pitorescas e natureza exuberante.

As ilhas de Samoa são pouco conhecidas pelos turistas brasileiros, mas são locais incríveis, perfeitos para descansar e curtir belíssimas paisagens.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Samoa?

Então nos acompanhe neste artigo.

1. Visitar Apia

Apia é a capital e única cidade de Samoa.

Ela se encontra na segunda maior ilha do país, Upolu. A cidade é composta por construções baixas, casas tradicionais em madeira e várias igrejas.

Entre elas a que mais chama a atenção é a Igreja Imaculada Conceição, cujo interior é decorado com vitrais de vidro, uma cúpula com pinturas e o teto é feito de madeira trabalhada com formas geométricas.

Outra construção de destaque na cidade é a Torre do Relógico que se encontra na praça principal de Apia. Assim como o Big Ben, marcando todas as horas, é possível ouvir a clássica melodia do relógio.

Imagem de ônibus passando em frente a igreja na cidade de Apia em Samoa.
Foto: Igreja em Apia, Samoa – Pixabay

Na cidade você também poderá conferir o Maketi Fou, mercado diário de legumes, tendo a oportunidade de ver os alimentos plantados na ilha, que sobrevive maiormente de sua agricultura, assim como o dia a dia dos moradores de Apia. Você também pode visitar o mercado de peixe para ver os espécimes pescados na região.

Outra forma de conhecer a cultura da população é assistir a representação de uma Aldeia Samoa que ocorre em alguns dias da semana no centro da cidade, ao lado do Parlamento. A atração mostra aspectos marcantes como a gastronomia local, atividades e rituais. Uma boa oportunidade para experimentar a culinária de Samoa assim como adquirir seus produtos artesanais como têxteis, trabalhos em madeira e arte Tapa.

Próximo à cidade, há cerca de 6 km fica a casa que pertenceu a Robert Stevenson, autor escocês que escreveu “A Ilha do Tesouro”. Ele morou na ilha com a intenção de procurar um clima que pudesse curar sua tuberculose.

A casa foi construída em 1890 e possui grandes varandas e belos jardins. Hoje funciona como um museu e pode ser visitada por todos os viajantes.

2. Aproveitar as Praias

Imagem de praia em Samoa.
Foto: Praia em Samoa – Pixabay

Assim como as praias da Polinésia, em Samoa você encontrará praias com areia branca e águas claras, com temperaturas agradáveis, perfeitas para nadar e mergulhar.

Na ilha Upolo você encontrará belas e paradisíacas praias, as quais são tão bem preservadas que parecem saídas de um filme.

Em especial há a praia Lalomanu, considerada uma das mais belas do Pacífico Sul. Sua areia é branca e muito fina, o mar calmo com tonalidade azul turquesa, rodeada por muita vegetação, dando um aspecto selvagem.

Ao longo da praia é possível observar cabanas sobre estacas, que são na verdade alojamentos para os viajantes. Estes são muito pitorescos, tendo apenas teto e algumas cortinas para dar privacidade.

Nas praias você poderá nadar, mergulhar, observar recifes de corais, peixes golfinhos ou simplesmente descansar nas areias e curtir a linda paisagem e a calmaria desse paraíso.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

3. Visitar as Aldeias

Imagem de mulher carregando cocos nas ilhas Samoa.
Foto: Colheira de cocos em Samoa – Pixabay

As ilhas habitadas de Samoa são compostas por diversas aldeias, as quais são belas e rústicas. As casas conhecidas como “fale” são feitas de postes de madeira, com planta oval e cobertas de folhas de coqueiro.

Algo singular é que a maior parte das casas não tem paredes, sendo possível observar todo o seu interior. No entanto à noite ou quando há vento, as pessoas costumam baixar as cortinas de folhas de coqueiro.

Nas aldeias habitam comunidades familiares, que vivem de forma modesta, mas bem alegre. Um passeio gostoso em que você poderá conhecer melhor a cultural local e a vida do povo das ilhas Samoa.

4. Apreciar a Natureza

Imagem de piscina natural To Sua Giant Swimming Hole na aldeia Lotofaga, em Samoa.
Foto: To Sua Giant Swimming Hole, Lotofaga, Samoa – Travel Samoa

Além das praias, as ilhas Samoa contam com várias atrações naturais e que chamam muito a atenção dos visitantes.

Dentre as atrações naturais do lugar, as cascatas fazem um grande sucesso, devido à sua beleza, entre elas temos a Cascata Sapoaga, que fica na aldeia Lotofaga, na Ilha Upolu. O lugar onde é possível ver a cascata é um lindo jardim botânico, onde os visitantes podem conferir o nome das espécies de plantas e fazer piqueniques.

Outra bela cascata é a Papapapaitai, uma das mais altas do arquipélago, com uma altura de 100 metros. Ela se encontra ao lado da Cross Island Road, que atravessa a ilha de Norte a Sul. Um lugar bem preservado onde é possível observar a cascata em meio a uma densa vegetação.

Um lindo lugar para dar um gostoso mergulho é a To Sua Giant Swimming Hole, uma das mais belas piscinas naturais do mundo. Trata-se de um grande buraco em uma rocha que dá acesso ao mar, 30 metros abaixo do topo da rocha.

Esse belo lugar assim como a Cascata Sapoaga também fica na aldeia de Lotofaga. A piscina é ligada ao mar através de um túnel chamado To Sua Ocean Trench. Trata-se de um túnel de lava com vários respiros e arcos, formando uma paisagem de grutas subaquáticas incrível, ótima para praticar snorkel.

É possível ter acesso à piscina através de uma escada suspensa do alto aos 30 metros, que dá em uma plataforma de madeira, de onde é possível mergulhar e aproveitar essa beleza natural.

Outro lugar interessante para visitar é um campo de lava de 100 metros de espessura que fica em Saleaula, no norte da ilha Upolu. Ele se formou através das erupções do vulcão do Monte Matavanu, entre 1905 e 1911, que destruíram boa parte do local.

5. Conhecer Seus Parques Nacionais

Imagem de ilha em Parque Nacional da Samoa Americana, nas ilhas Samoa.
Foto: Parque Nacional da Samoa Americana, Samoa – Pixabay

As ilhas Samoa possuem parques nacionais belíssimos. Entre eles o mais famoso é o Parque Nacional da Samoa Americana, onde é possível encontrar uma natureza selvagem magnífica.

Outro é o Parque Nacional Le Pupu-Pu´e, que foi cirado em 1978. Ele se encontra nas áreas das Montanhas Le Pu´e e o Monte Fito. Tem uma bela natureza, ganhando destaque uma espécie de morcegos raposa que está em perigo de extinção e uma bela cascata, Togotogiga, onde é possível acampar por duas noites, sem ter que pagar nada, desde que seja autorizado pelo parque.

6. Hospitalidade

A população das ilhas Samoa é formada por um povo alegre e que dá muito valor à família e amigos. Assim você encontrará cordialidade por todos os cantos, se sentindo acolhido em um ambiente totalmente diferente do que já viu.

7. Sem Visto

Outra coisa legal é que não é preciso ter visto de viagem para viajar para as ilhas Samoa, basta ter um passaporte válido e o certificado de vacinação contra a febre amarela.

No desembarque é emitida uma permissão de entrada, com permanência máxima de 60 dias.

Encontre ofertas em seguro viagem para a Oceania na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem oceania 468x60

Dicas

O ideal é viajar para as ilhas Samoa em sua época de seca, que compreende os meses de maio a outubro. Pois o tempo está mais estável e você ainda pode curtir os festivais do país.

Na época de chuvas, entre novembro e abril, não é indicado visitar o lugar, devido ao possível surgimento de ciclones. Não se esquecendo que foi no arquipélago que o ciclone Olaf provocou tantos danos em 2005.

Não há voos diretos do Brasil para as ilhas Samoa, por isso é necessário fazer escala na Nova Zelândia, cujo voo até o arquipélago dura cerca de 4 horas.

No lugar se fala dois idiomas, samoano e inglês, por isso é mais fácil a comunicação para quem fala a língua inglesa.

A viagem pode ser cara, devido à distância. Mas uma boa pesquisa pode ajudar em seu planejamento, assim como economizar na viagem.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que elas tenham ajudado.

Se quiser compartilhar alguma dica ou expressar sua opinião, deixe seu comentário.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Wikipedia, Cadernos de Viagem, Alma de Viajante, Viajoteca, Visite o Susa, Viaje Aqui Abril, João Leitão, Catraca Livre, Mundo dos Vistos

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!