Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Romenia

A Romênia se encontra no centro-sudeste da Europa, sendo um país famoso por originar a lenda do Conde Drácula.

Mas há muito mais coisas para apreciar na Romênia, como sua cultura rica, construções antigas e belas paisagens.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Romênia?

Então nos acompanhe neste artigo.

1. Conhecer Bucareste

Bucareste é a capital e maior cidade do país, sendo também a sexta maior da União Europeia.

Nela você encontrará atividades culturais interessantes como a visita guiada ao Palácio do Parlamento, que é o maior prédio governamental do mundo, depois do Pentágono em Washington.

Imagem da parte da frente do Palácio do Parlamento em Bucareste, na Romênia.
Foto: Palácio do Parlamento, Bucareste, Romênia – Pixabay

Pra você ter ideia a construção possui 12 andares e mais de 1000 salas, precisando de 1/3 do PIB da Romênia para ser edificada.

Outras visitas interessantes são aos museus da cidade, como o Museu Camponês Romeno e o Museu Aldeia, que é um parque com casas de várias regiões do país.

Ele se encontra no Parque Herastrau, um belo lugar, onde é possível andar de barco, caminhar por trilhas em meio a árvores e plantas nativas e curtir as atrações espalhadas pelo local como um teatro ao ar livre, iate clube, campo de golfe entre outros.

A rua Lipscani é um museu a céu aberto, sendo uma das mais antigas da cidade, preservando uma bela arquitetura. Um ótimo lugar para apreciar enquanto faz uma refeição, já que possui muitos restaurantes.

E a avenida Calea Victoriei, a mais chique da cidade, onde você encontrará hotéis de qualidade. Nela também se encontra uma grande variedade de monumentos como o Museu Nacional de História, a igreja Zlatari, Lady Church, Militar Nacional, Museu Nacional de Arte Romena, igreja Branca, entre muitos outros.

2. Visitar a Transilvânia

Imagem do castelo do Drácula, na cidade de Bran, na Transilvânia, Romênia.
Foto: Castelo do Drácula, Bran, Transilvânia, Romênia – Pixabay

A Transilvânia é uma região central da Romênia e uma das mais visitadas pelos turistas, pois é um lugar diferente se compararmos com outros do país, uma vez que foi colonizada pelos alemães.

É nela que se encontram atrações interessantes como o Castelo do Conde Drácula, por exemplo.

Ele se encontra na cidade de Bran, em um belíssimo vale. Do castelo é possível ter uma visão panorâmica do local, o que já vale o passeio além da interessante e tenebrosa história do Conde Drácula.

Na verdade Vlad Tepes não era um vampiro e sim um príncipe que viveu no século XV e ganhou a fama de tirano por empalar seus inimigos.

A ideia de torná-lo um vampiro veio do escritor inglês Bram Stoker que escreveu com muita criatividade seu livro mais famoso “Drácula”. Mas voltando a falar do castelo, ele na verdade não pertencia a Vlad e sim a seu tio. Porém acredita-se que ele passasse algumas temporadas no castelo.

Na mesma região se encontra a cidade de Brasov, um belo lugar rodeado pelas montanhas dos Cárpatos. Nela você encontrará muitas construções antigas como a Igreja Negra (Biserica Neagra), imponente edifício construído em estilo gótico, a Piata Stafului, praça principal da cidade onde se encontra a prefeitura e a Catedral Ortodoxa da cidade.

Na Piata Revolutei você poderá ver marcas da Revolução de 1989, sendo possível ver furos de tiros nos prédios ao redor e um monumento em homenagem às pessoas mortas durante esse episódio.

No alto da cidade há uma fortificação da Citadel, um lugar interessante de visitar. E também há o Monte Tampa, que pode ser visitado de teleférico e onde se encontra o letreiro com o nome da cidade.

Outra cidade interessante da região é Sighisoara, uma cidadela que se encontra no alto de um monte. Dizem ser a cidade onde Drácula nasceu.

O lugar é belo, em estilo medieval, andando pelas ruelas você poderá sentir como se tivesse voltado ao passado.

Nela você poderá visitar a Torre Relógio, onde há o Museu de História no topo, sendo necessário subir 102 degraus. O Museu das Armas Medievais e pequenas igrejas espalhadas pela cidade também são pontos interessantes para visitar.

Sibiu é outra cidade que merece destaque na Transilvânia. Trata-se de um dos maiores centros culturais do país, onde ocorrem festivais de teatro e música. Sibiu é dividida em cidade alta e baixa, sendo que as duas partes são ligadas pela Passagem das Escadarias, onde você pode observar belas casas.

Entre suas principais atrações estão a Piata Mare, maior praça em que se encontra o Museu Brukenthal, a Igreja Jesuíta e a Torre do Conselho.

Outro lugar muito visitado é a Catedral Luterana, onde dizem estar enterrado o filho do Drácula.

Mas um ponto que se destaca em Sibiu é o Parque Astra, um lugar grande que abriga a maior coleção de casas e prédios das regiões da Romênia. Nele você também encontrará o Museu da Civilização e do Folclore e restaurantes com comidas típicas.

3. Deslocar-se de Trem

Imagem de estação de trem na Romênia.
Foto: Estação de Trem na Romênia – Pixabay

Um dos melhores transportes da Romênia o trem, que apesar de não ser rápido como outros países da Europa e sua maior parte ser antiga, compreende várias cidades, proporcionando uma viagem confortável e tranquila.

O melhor de tudo é que as passagens são baratas e você ainda pode distrair-se observando as belas paisagens que rodeiam as ferrovias.

Dentro das cidades, em especial Bucareste você pode se deslocar de metrô e a pé, ou de van e ônibus se preferir.

Os táxis não são tão recomendados, devido a muitos motoristas quererem abusar dos preços e os carros são indicados para viajar entre as cidades, no entanto é bom saber que as rodovias não estão entre as melhores da Europa.

Encontre ofertas em seguro viagem para a Europa na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem europa 468x60

4. Economizar na Viagem

A Romênia é um dos destinos mais baratos da Europa, uma ótima notícia para os turistas brasileiros. O que é mais caro lá são os hotéis, mas você encontrará passagens de trem e alimentação baratas.

A moeda usada no país é o Leu, que é desvalorizado em relação ao euro, assim como o real. Assim uma dica é comprar euros no Brasil e trocá-los na Romênia por leis.

5. Experimentar a Gastronomia Romena

Imagem de Sarmale, prato típico romeno.
Foto: Sarmale – Mesa Corrida

A culinária romena possui uma boa diversidade, sendo que você encontrará muitos pratos a base de carne e queijos.

Entre os pratos mais famosos do país estão: sarmale (carne de porco moída misturada com arroz e ervas, enrolado em folhas de repolho), tochiturã (carne cozida com cebola acompanhada de polenta), papanasi (bolinho frito com queijo cottage, servido com sour cream e geleia), entre outros.

6. A Hospitalidade dos Romenos

Segundo viajantes que visitaram a Romênia, os romenos costumam ser gentis e hospitaleiros com os turistas, estando sempre dispostos a ajudar. Essa é mais uma razão para viajar para o país e se sentir mais à vontade.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

7. Viajar Sem Burocracia

Assim como outros países da União Europeia, a Romênia não exige visto de viagem de turistas brasileiros que queiram permanecer no país por até 90 dias.

Mas como não faz parte do acordo de Schengen, durante a imigração o passaporte de viagem será checado, devendo ter pelo menos seis meses de validade.

Dicas

Não é indicado visitar a Romênia durante o inverno, uma vez que lá neva muito, o que pode atrapalhar os passeios.

O melhor é viajar durante o verão ou na primavera e outono, quando as temperaturas estão mais amenas.

Não há voos diretos do Brasil para a Romênia, por isso é necessário fazer um voo com escalas em algum país da Europa, sendo que chegando a um deles você poderá apanhar companhias low cost, assim economizando e sua viagem.

A cidade de Bucareste não é tão segura, tendo a presença de ciganos, por isso é bom tomar cuidado com seus pertences e não caminhar por locais isolados.

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado.

Já teve a oportunidade de realizar uma viagem para a Romênia? Tem alguma dica para compartilhar? O que mais gostaria de conhecer no país? Conte pra gente nos comentários.

E se gostou do artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Wikipedia, Nômades Digitais, 360 Meridianos, Viaje na Viagem

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!