Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Praia do Forte

A Praia do Forte se encontra na cidade de Mata João, a apenas 80 km de Salvador. É um belo lugar, onde você vai encontrar uma praia calma de areias claras, piscinas naturais e uma natureza exuberante.

Durante a visita você ainda pode aproveitar para visitar o projeto Tamar, que protege as tartarugas marinhas e dar um volta pela vila, onde encontrará lojinhas e restaurantes simpáticos.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para a Praia do Forte?

Então acompanhe as informações que reunimos para você.

1. Curtir a Praia

A praia do Forte é bem calma e tranquila, sendo um ótimo lugar para passear com crianças e a família.

Ela tem somente 14 km de extensão, mas é um lugar paradisíaco, cheia de coqueirais e dunas, onde você poderá descansar e praticar esportes radicais, tanto na areia como na água.

O legal é que o mar mantém uma profundidade segura até cerca de 220 metros, já que vai se aprofundando lentamente. De modo que você pode aproveitar para curtir a água, de temperatura agradável.

Imagem da praia do Forte, na cidade de Mata de São João, na Bahia.
Foto: praia do Forte, Mata de São João, BA – ftp.setur.ba.gov.br

Como no lugar há recifes de corais se formam piscinas naturais, onde você pode praticar snorkel e observar peixes nadando.

Outras atividades praticadas no local são passeios de lancha, surf e stand up paddle.

Como a faixa de areia é larga, a praia do Forte também é ideal para realizar caminhadas e apreciar de perto a bela paisagem local.

2. Apreciar a Natureza

Imagem de caminho de trilha cercada por mata atlântica, na Reserva Sapiranga, no município de Mata de São João, na Bahia.
Foto: Reserva Sapiranga, Mata de São João, BA – Ciência e Cultura

Se você curte a natureza saiba que há alguns passeios na praia do Forte feitos para você. Entre eles a visita à Reserva Sapiranga , uma área de proteção ambiental, que contém 500 hectares de mata atlântica.

No local é possível realizar trilhas, seja a pé, de bicicleta, a cavalo e até de quadriciclo. Em meio a esses tranquilos e belos passeios você poderá observar a flora e fauna local, formada por orquídeas, bromélias, gameleiras, tamaduás e micos.

Na reserva você também poderá realizar outras atividades divertidas, como trajeto de jipe até o rio Pojuca, onde é possível dar uma mergulho, passeio de canoa, caiaque e até tirolesa.

Saiba que a reserva também oferece opções interessantes para crianças, tendo guias-mirins, que acompanham as crianças em trilhas mais curtas. Além disso, o lugar conta com um centro de visitantes, uma biblioteca temática e um pequeno museu sobre a fauna regional.

Outro passeio legal é o tour pela lagoa Timeantube, o qual é feito de canoa e costuma durar uma hora meia, levando os visitantes para observarem os pássaros da região.

E se você gosta de baleias, curtirá muito os passeios realizados para observar as baleias jubartes. Essa espécie viaja para o lugar entre os meses de julho e outubro para procriar e amamentar seus filhotes.

Você poderá acompanhar de perto os animais através de passeios de escuna em companhia de biólogos do Instituto Baleia Jubarte, o que tornará o passeio ainda mais rico e enriquecedor.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

3. Visitar o Projeto Tamar

Imagem de tanque com tartaruga no Projeto Tamar da praia do Forte, no município de Mata de São João, na Bahia.
Foto: Projeto Tamar da Praia do Forte, Mata de São João, BA – Projeto Tamar

E se você apoia projetos de proteção a animais vai gostar da visita ao Projeto Tamar da praia do Forte. Ele foi criado por volta de 1980 e tem como objetivo proteger e estudar as tartarugas marinhas no litoral brasileiro.

A base da praia do Forte é muito interessante e bem estruturada, contendo um centro de visitantes, tanques e aquários com tartarugas e peixes, sala de vídeo, loja e restaurante.

E se você realizar a viagem entre os meses de dezembro e fevereiro terá a oportunidade de acompanhar a soltura das tartaruguinhas recém-nascidas na areia. Tudo acompanhados por biólogos.

4. Passear Pela Vila

Imagem de lojas na vila da Praia do Forte, no município Mata de São João, na Bahia.
Foto: Vila da Praia do Forte, Mata de São João, BA – Praia do Forte

Se você quiser descansar dos passeios, a Vila é um ótimo ponto. Trata-se do centro da praia do Forte, o antigo ponto de encontro dos pescadores quando havia apenas uma aldeia na região.

No lugar você encontrará alamedas coloridas, pousadas, bares, restaurantes e lojas que vendem roupas de grife, objetos de decoração e acessórios.

E se você não resiste a um souvenir, saiba que há uma feirinha montada na praça da Igreja de São Francisco, onde você encontrará objetos e peças de artesanato típico da região.

5. Conhecer o Castelo Garcia D´Ávila

Imagem do Castelo Garcia D´Ávila, no município Mata de São João, na Bahia.
Foto: Castelo Garcia D´Ávila, Mata de São João, BA – Praia do Forte

Saiba que o Castelo Garcia D´Ávila é o monumento histórico que deu nome à praia do Forte. Trata-se da primeira edificação militar portuguesa construída no Brasil.

Ele foi edificado em 1549, contendo a Capela da Senhora da Conceição e passarelas, onde é possível ter uma bela visão da praia do Forte.

A construção se encontra a apenas 3 km da Vila, sendo que se acesso é fácil pela Linha Verde, podendo também ser acessada de quadriciclo, passando pelas trilhas da Reserva Sapiranga.

Um lugar interessante, em que você poderá entender um pouco da história da região e observar a bela paisagem formada por ruínas e natureza.

Encontre ofertas em seguro viagem para o Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem brasil 468x60

6. Saborear sua Gastronomia

No lugar você ainda poderá saborear uma deliciosa gastronomia, que contém pratos típicos regionais e até mesmo internacionais.

Entre os pratos mais saboreados estão: carne seca com purê de abóbora e banana frita, moqueca de peixe e camarão, polvo na chapa, mix de frutos do mar, massas com frutos do mar, bolinho de peixe, entre outros.

Você ainda encontrará pizzas e comida japonesa no local.

Por isso não precisa se preocupar se não é muito fã de frutos do mar. Tem comida para todos os gostos.

7. Aproveitar e Fazer um Bate-Volta em Salvador

E se você deseja conhecer Salvador, capital da Bahia, saiba que como a cidade fica a apenas 80 km da praia do Forte, é possível fazer um bate-volta e passar o dia em Salvador, sem prejudicar sua estadia na praia do Forte.

Dessa forma você tem a oportunidade de conhecer Salvador e continuar hospedado na praia do Forte, ou vice-versa. Mas de acordo com alguns viajantes vale bem mais a pena ficar na praia do Forte e realizar apenas um tour diário em Salvador.

Assim você poderá aproveitar mais sua viagem ao lugar.

Dicas

Para chegar a praia do Forte é preciso partir de Salvador, que conta com um aeroporto internacional. De lá você pode pegar um ônibus ou carro e seguir pela rodovia BA-099.

A melhor época para visitar a praia do Forte é você que decide. Mas saiba que durante o verão o lugar fica mais lotado, já que é nessa época que as tartarugas recém-nascidas caminham para o mar.

Se você prefere menos tumulto, mas ainda assim apreciar a natureza uma boa época é entre julho e outubro, quando a região recebe a visita das baleias jubarte. Em novembro você poderá aproveitar o festival Tempero no Forte e assim apreciar pratos deliciosos da região.

De abril a julho não é uma boa época para viajar para o local, já que é a época das chuvas.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira deixar um comentário, fique à vontade.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Guia Floripa, Wikipédia, Viagem e Turismo, Férias Brasil, Aprenda a Viajar Barato

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!