Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Petrópolis

Petrópolis é uma cidade brasileira que se encontra no interior do estado do Rio de Janeiro, na região serrana fluminense. É uma bela cidade localizada a apenas 65 km da capital Rio de Janeiro.

Ela atrai visitantes através de seus belíssimos monumentos que datam da época imperial, sua interessante história assim como beleza e festivais que encantam os turistas.

Quer conhecer mais motivos para realizar uma viagem para Petrópolis?
Então confira as informações que reunimos para você.

1. Conferir sua Bela Arquitetura e História

Petrópolis é conhecida como a Cidade Imperial, não só devido ao fato de ser rodeada de construções dessa época, mas também por ter sido fundada por D. Pedro II.

A fim de fugir do calor da capital do Rio de Janeiro, o então imperador decidiu se alojar nas serras fluminenses.

Algo interessante de saber é que o nome Petrópolis foi dado em homenagem a ele, “Petro” (de Pedro em latim) e “Pólis” (de cidade em grego), chamando-se literalmente “A Cidade de Pedro”.

Nela não foi só construído um Palácio Imperial, que hoje se tornou o Museu Imperial, mas também outros palacetes em que moraram famílias nobres da época.

A arquitetura tem grande influência alemã, já que o local recebeu uma boa quantidade de imigrantes alemães.

Imagem do Palácio Quitandinha na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Foto: Palácio Quitandinha, Petrópolis, Rio de Janeiro – Pixabay

Entre as construções mais visitadas se encontra o Palácio Quitandinha, que foi edificado em 1944 para ser o maior hotel cassino da América do Sul. No entanto após a proibição do jogo no Brasil em 1946, o local passou por dificuldades, sendo vendido, transformando-se em um hotel de luxo e atualmente se tornou uma área de cultura e lazer, aberta a todos.

Outro palácio bem visitado é o Palácio de Cristal, que foi inaugurado em 1884, encomendado por Conde D´Eu (marido da princesa Isabel) com o objetivo de realizar exposições de flores, frutos e pássaros. Sua arquitetura lembra os palácios de Cristal de Londres e Porto.

Na cidade você poderá conferir muitos casarões e palacetes, sendo que em sua maioria são órgãos públicos, sendo bem conservados e contendo em sua frente uma placa de identificação que informa a quem pertencia, o ano de construção e o resumo da história.

Um deles é a Casa Ipiranga, também conhecida como Casa dos Sete Erros (erros arquitetônicos) edificada por José Tavares Guerra que a idealizou no final do século XIX com a intenção de homenagear sua noiva e futura esposa. Contendo uma bela arquitetura vitoriana e objetos lindos e raros trazidos das viagens de seu idealizador.

Outra construção que chama a atenção é a Catedral de Petrópolis que foi edificada em 1884 em homenagem a São Pedro de Alcântara, padroeiro da monarquia brasileira. Ela foi construída em estilo gótico e nela se encontra o Mausoléu Imperial, onde se encontram os restos mortais de D. Pedro II, D. Tereza Cristina, Princesa Isabel e seu marido, o Conde D´Eu.

2. Visitar Seus Museus

Imagem da fachada do Museu Imperial, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Foto: Museu Imperial, Petrópolis, Rio de Janeiro – Museus

Boa parte dos museus de Petrópolis foram organizados em construções antigas como o Museu Imperial, o qual se encontra em seu centro histórico. Nele é possível encontrar um acervo com aproximadamente 300 mil itens, como quadros de época, mobília, entre outros que marcaram a época do Brasil Império.

O Museu Casa de Santos Dumont também é bem visitado, ele foi a casa de Santos Dumont, famoso inventor brasileiro conhecido como o pai da aviação. Em sua casa é possível encontrar objetos, livros, cartas e a mobília de Santos Dumont, assim como suas invenções como o relógio de pulso, uma engenhoca que misturava água quente com água fria no banheiro, entre outros.

Já sua mais famosa invenção o avião 14 Bis, não se encontra em sua antiga propriedade, mas sua réplica pode ser vista na praça 14 Bis. Ela fica bem próxima a casa.

Entre outros museus da cidade se encontram o Museu de Cera, Museu Casa do Colono, Casa da Princesa Isabel e Palácio Rio Negro.

3. Participar de Seus Festivais

Imagem de apresentação de dança em Baunerfest de 2015, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Foto: Baunerfest 2015, Petrópolis, Rio de Janeiro – Alô, Rio de Janeiro

Outra coisa que chama a atenção em Petrópolis são seus belos festivais que ocorrem todos os anos.

O maior deles é o Bauernfest, uma festa típica que homenageia os imigrantes alemães. Essa grande festa atrai pessoas não só do Brasil como do mundo. Nela você poderá comer pratos típicos, assistir apresentações de dança alemã, conferir exposições de chocolates e outras atrações.

Outra festa realizada na cidade é a Serra Serata, feita em homenagem à imigração e cultura italiana e também conta com apresentações e a deliciosa culinária italiana. Criado mais recentemente (em 2009), há o Bunka-Sai, um festival de cultura japonesa, que apresenta a cultura e comida típica do Japão.

Um festival bem famoso é o Festival de Inverno que geralmente ocorre no Palácio Quitandinha, contendo shows, apresentações teatrais e eventos culturais.

4. Realizar Ecoturismo

Imagem da paisagem montanhosa de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Foto: Paisagem de Petrópolis, Rio de Janeiro – Pixabay

Ainda é possível realizar ecoturismo em Petrópolis. Como é uma cidade cercada por montanhas, possui áreas com mata atlântica e cachoeiras. Uma perfeita oportunidade para os amantes da natureza.

Durante o trajeto do Rio de Janeiro até a cidade é possível observar a bela paisagem natural da região em mirantes espalhados pelas rodovias, além de realizar trilhas na mata para contemplar lindas cachoeiras.

A cidade conta com algumas agências de viagem e empresas ligadas ao turismo que oferecem passeios e trilhas em meio à natureza, assim como a prática de esportes radicais como arvorismo, parapente, paintball, montanhismo, rafting, rapel, entre outros.

Caso queira saber mais informações acesse o site da Prefeitura de Petrópolis e confira as atividades oferecidas e os contatos das agências.

Encontre ofertas em seguro viagem para o Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem brasil 468x60

5. Experimentar Sua Deliciosa Gastronomia

Se você sempre teve vontade de experimentar a gastronomia alemã, ou realmente aprecia a culinária vai gostar de conhecer os deliciosos restaurantes de Petrópolis.

Entre os mais conhecidos está a Casa do Alemão, um conhecido estabelecimento que tem 70 anos de história. Ele começou com a produção de biscoitos amanteigados, mas hoje vende produtos de salsicharia, sanduíches, entre outras delícias. Uma ótima opção para tomar o café da manhã ou fazer um lanche.

Também há restaurantes que servem comidas de diversos tipos, além da alemã.

Outro restaurante bem conhecido é o Alcobaça, que se encontra instalado em um casarão, datado de 1914, servindo como especialidade carne assada. Já o restaurante Bordeaux é especializado em comida rápido, servindo uma grande variedade de sanduíches.

Já o Cocotte Bistrô serve pratos clássicos franceses, sempre apresentando três entradas e três pratos. Uma ótima oportunidade para quem deseja experimentar essa deliciosa e requintada culinária.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

6. Conhecer Outras Atrações Culturais

Petrópolis conta com outras atrações culturais, como o Teatro D. Pedro, que foi construído com arquitetura moderna em 1933. Sua construção resultou na unção de diferentes estilos, mitológico e futurista, com flores com as corolas viradas e cabeça para baixo.

A cidade também é famosa por suas cervejarias que abrem suas portas para o público que tem curiosidade em conhecer sua produção, assim como aprecia a bebida. A mais antiga delas é a Cervejaria Bohemia, fundada em 1853 pelo alemão Henrique Kremer.

Outro passeio interessante de fazer pela cidade é de charrete, sendo possível pagar para percorrer e parar nos principais pontos turístico de Petrópolis ou apenas andar pelas ruas da cidade de forma pitoresca e tranquila.

7. Esticar ou Encurtar sua Viagem

Como Petrópolis fica bem próxima à cidade do Rio de Janeiro, é possível aproveitar sua estadia na “Cidade Maravilhosa” e dar uma esticada até Petrópolis.

Pois como a cidade é pequena é possível conhecer seus principais pontos turísticos em um ou dois dias. Ou se preferir se hospedar na cidade, além de ficar em hotéis bonitos, poderá visitar suas atrações com calma, sentindo o ar puro da serra.

Dicas

É possível chegar a Petrópolis a partir do Rio de Janeiro, seguindo pela rodovia BR-040. A viagem de carro dura cerca de uma hora, enquanto de ônibus demora um pouco mais.

Para circular pela cidade você pode alugar um carro, mas é preciso ter paciência nas horas em que o trânsito aperta, ou mesmo ônibus.

Algo bom de saber é que não é necessário andar de carro em seu centro histórico, pois praticamente todas as suas atrações são próximas umas das outras.

A melhor época para visitar Petrópolis é durante o inverno (entre junho e julho), quando ocorre sua alta temporada e os preços são mais baixos.

A única coisa ruim é que é nesse período que aparecem mais turistas e a cidade fica cheia.

Caso queira mais tranquilidade prefira realizar uma viagem à cidade durante o verão ou primavera.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira comentar algo, fique à vontade.

E se curtiu o artigo, não perca tempo e compartilhe com os amigos. Dessa forma estará nos ajudando a divulgar nosso trabalho.

Fontes – Wikipedia, Compartilhe Viagens, Viaje Aqui Abril, Blog Apaixonados por Viagens, Férias Brasil

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!