Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade brasileira que fica no Estado de Minas Gerais. Ela é famosa por sua história e belos monumentos coloniais, como casarões antigos e igrejas.

Além disso, Ouro Preto também chama a atenção por seus museus interessantes e uma bela natureza, formada por montanhas, florestas e cachoeiras e claro a saborosa gastronomia mineira que agrada a muitos viajantes.

Conheça a fundo os 7 motivos que levam os turistas a visitarem Ouro Preto a seguir.

1. Visitar Monumentos Históricos

Imagem da cidade de Ouro Preto e suas construções antigas, em Minas Gerais.
Foto: Ouro Preto, Minas Gerais – Pixabay

Ouro Preto, como mencionamos anteriormente, é uma cidade histórica, a qual foi fundada em 1711, tornando-se famosa por ser uma das áreas principais do ciclo do ouro. Devido à sua beleza também foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Alguns de seus principais monumentos se encontram no centro histórico, a famosa Praça Tiradentes.

Foi nesse lugar que a cabeça de Joaquim José da Silva Xavier, mártir da independência, foi exposta.

Em 1894, a praça que se chamava Praça da Independência mudou seu nome para Tiradentes, devido a inauguração de um Monumento em homenagem a Tiradentes.

Nela você vai encontrar o Museu da Inconfidência Mineira e o Museu de Ciência e Técnica, sobre os quais falaremos logo mais.

Entre os principais monumentos estão as igrejas de Francisco de Assis, a Matriz do Pilar, Matriz de Senhora da Conceição de Antônio Dias, Senhora do Carmo, Senhora do Rosário dos Homens Pretos e Capela do Padre Faria.

A Igreja Francisco de Assis foi projetada especialmente pelo famoso arquiteto, Aleijadinho, sendo um dos monumentos mais belos da cidade. Sua edificação terminou em 1812, levando mais de 20 anos para ficar pronta.

A Igreja Senhora do Carmo já foi projetada pelo arquiteto Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, em estilo rococó, sendo a única do estado que possui painéis de azulejos portugueses na capela-mor.

A Igreja Matriz de Senhora do Pilar é feita em estilo barroco, sendo bonita e detalhada e ainda contém uma grande quantidade de ouro em seus altares.

A Igreja Senhora do Rosário dos Pretos é uma construção mais simples, no entanto não menos interessante. Na época da escravidão no Brasil, foi negada a entrada dos escravos em igrejas, no entanto surgiram irmandades de “homens pretos” que construíram templos para seu uso e quase todos eram dedicados a Nossa Senhora do Rosário e esta é uma delas.

O que se destaca na igreja são suas formas arredondadas, as quais não se sabe ao certo como foram esculpidas, uma vez que a origem do projeto é um mistério.

Outra construção histórica é a Casa da Ópera, o mais antigo teatro em funcionamento da América Latina. Tanto que os imperadores Dom Pedro I e II chegaram a assistir apresentações no camarote destino à Família Real.

Sua inauguração foi feita no dia 6 de junho de 1770, para comemorar o aniversário do Rei Dom José I, de Portugal.

2. Conhecer Museus Interessantes

Imagem da fachada do Museu da Inconfidência em Ouro Preto, Minas Gerais.
Foto: Museu da Inconfidência, Ouro Preto, Minas Gerais – Tripadvisor

Ouro Preto também conta com museus interessantes que ajudam a contar a história local. Entre eles o Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa de Contos, Museu Casa Guinard, Museu de Pharmacia, Museu Aleijadinho, Museu do Ouro, entre outros.

O Museu da Inconfidência guarda os restos mortais de 16 inconfidentes, traves de madeira que acredita-se ser da forca de Tiradentes e o livro original, declarando sua condenação.

A Casa dos Contos era a antiga casa de pesagem e fundição do ouro extraído na região. Nela você poderá entender o processo de produção de barras de ouro que eram cunhadas com o brasão do Império. Algo interessante de saber é que durante esse processo, um quinto do valor era descontado na forma de impostos, isso deu origem à expressão “quinto dos infernos”.

O lugar ainda foi usado como prisão para os inconfidentes e contém uma senzala, onde é possível ver algemas e instrumentos usados para torturar os escravos.

Outro museu legal de visitar é o Museu do Oratório que possui mais de 160 oratórios, produzidos entre os séculos XVII e XX, tendo uma boa variedade de modelos e formatos, tendo oratórios de viagem (portáteis), de esmoler (usados por mendicantes), de ermida (capelas domésticas), feitos com conchas e afro-brasileiro.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

3. Explorar a Mina da Passagem

Imagem do interior da Mina da Passagem, em Mariana, Minas Gerais.
Foto: Mina da Passagem, Mariana, Minas Gerais – Férias Brasil

A Mina da Passagem não se encontra na cidade de Ouro Preto, mas em Mariana, no entanto como é próxima, é um ponto muito visitado. Essa mina funcionou de 1819 a 1885, sendo que aproximadamente 35 toneladas foram extraídas do local.

A visita à mina torna-se um passeio emocionante em que os visitantes entram em uma vagoneta e viajam 315 metros sobre os trilhos, descendo a 120 metros de profundidade. No local você poderá ver galerias e cavidades de onde o ouro foi extraído e ainda um lago de água cristalina.

Você também vai ver como o ouro era concentrado com a ajuda de uma bateia e poderá visitar um museu que fica na superfície.

Para ter acesso à cidade de Mariana e à mina, é preciso pegar um trem estilo maria-fumaça. A viagem dura mais ou menos uma hora e durante o trajeto, se conseguir sentar do lado direito, você poderá ter uma bela visão de cachoeiras, montanhas, cânions e o Ribeirão do Carmo.

Ouro Preto também conta com minas, entre elas a Mina de Santa Rita e a Mina Du Veloso, um grande sítio de mineração do século XVIII.

4. Conferir sua Feira de Artesanatos

Imagem de barraca com artesanato feito com pedra-sabão, na feira de artesanatos do Largo Coimbra, em Ouro Preto.
Foto: Feira de Artesanato Largo Coimbra, Ouro Preto, Minas Gerais – Férias Brasil

Quem gosta de artesanato e não resiste a comprar um souvenir durante a viagem vai gostar da feira de artesanatos, que fica no Largo Coimbra, próximo à Igreja de São Francisco de Assis.

Nela você encontrará uma grande variedade de produtos esculpidos na pedra-sabão, desde utensílios domésticos (como panelas e cumbucas), relógios, vasos, a esculturas.

Outra feira da cidade que também vende objetos feitos com pedra-sabão se encontra na Associação de Artesãos de Ouro Preto.

5. Saborear a Deliciosa Comida Mineira

A comida mineira é uma das mais apreciadas no Brasil. No entanto não é somente o famoso pão de queijo mineiro que é conhecido, há outras delícias e pratos saborosos. Entre eles frango com quiabo, feijão tropeiro, frango ao molho pardo acompanhado de angu e couve, também há pratos com linguiça e torresmos.

E claro os deliciosos doces mineiros feitos com frutas e doce de leite, servidos com o delicioso queijo mineiro.

Encontre ofertas em seguro viagem para o Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem brasil 468x60

6. Conhecer seus Parques Estaduais

A cidade de Ouro Preto também se encontra próxima de belezas naturais como cachoeiras, trilhas seculares e uma grande área de mata nativas, as quais são protegidas por Parques Estaduais. Estes rendem um ótimo passeio.

Entre eles temos o Parque Estadual de Itacolomi, uma belíssima reserva de Mata Atlântica, a qual possui mais de 7 mil hectares de mata preservada. Nele se encontram espécies de animais em perigo de extinção como o lobo guará, a ave-pavó, a onça parda, o andorinhão de coleira, além de macacos, tatus, pacas, capivaras, entre outros.

No local você poderá ter contato com riquezas naturais como a Represa do Custódio, Mirante do Custódio e fazer trilhas interessantes, ficando em maior contato com a natureza.

Outro parque famoso é a Cachoeira das Andorinhas, a qual conta com poços de piscinas naturais, ótimos para se refrescar.

7. Visitar Mariana

Como dissemos anteriormente a cidade de Mariana se encontra tão próxima de Ouro Preto, que muita gente que visita a cidade, não resiste a explorar a vizinha, que também possui muitas atrações interessantes, além da Mina da Passagem.

Ela possui um rico Centro Histórico, onde é possível visitar a Casa da Câmara e Cadeia, que hoje é a Câmara de Vereadores, o Museu Arquiodiocesano de Arte Sacra, que fica em um casarão edificado em 1770 e possui objetos litúrgicos do século XVIII, obras de Aleijadinho, móveis do século XVIII e imagens sacras.

Outro museu interessante da cidade é o Museu da Música, que antes era o antigo Palácio dos Bispos, onde você encontrará um importante acervo de música sacra brasileira, como partituras dos séculos XVIII e XIX, reprodução de trechos de músicas da época e instrumentos antigos.

Dicas

Não tem como chegar de avião até a cidade de Ouro Preto, sendo a melhor opção voar até Belo Horizonte (capital de Minas Gerais) e fazer o percurso até o município de carro ou ônibus. O trajeto leva em média duas horas.

Você pode transitar facilmente pelo centro histórico a pé, mas se quiser ir para lugares mais distantes, é indicado que alugue um carro ou use um táxi.

Não há época ruim para visitar a cidade. Você só deve ficar atento às datas comemorativas como Carnaval, Semana Santa, Mostra de Cinema (junho), Festival de Inverno (julho) e 12 de Outubro, quando a cidade é mais procurada e os preços sobem.

Para aproveitar bem e com tranquilidade os passeios é bom viajar fora de alta temporada.

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira deixar sua opinião, comente.

E se curtiu o artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Fontes – Wikipedia, Soubh, Férias Brasil, Viaje Aqui Abril

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!