Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Maceió

Maceió é um dos destinos mais visitados do Brasil, conhecida como “Caribe Brasileiro”, a capital do estado de Alagoas, conta com praias de areias claras e águas quentes e cristalinas que chamam a atenção dos turistas.

Além disso, na cidade você encontrará uma natureza exuberante, comida de qualidade e um povo simpático e hospitaleiro.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Maceió?

Então confira as informações que separamos para você.

1. Curtir suas Praias

Maceió conta com várias praias, onde você poderá relaxar e contemplar sua beleza. No entanto é bom tomar cuidado com as praias urbanas, pois suas águas são poluídas e, por isso impróprias para banho.

Entre elas temos Pajuçara, a praia urbana mais frequentada da cidade, sendo um dos cartões postais de Maceió. Nela você encontrará uma bela paisagem e poderá sair em um passeio de jangada que se dirige às suas piscinas naturais onde é possível mergulhar.

Outra coisa interessante nessa praia é que lá se encontra a Feira de Artesanato e o Pavilhão de Artesanato, onde você poderá encontrar vários souvenires como camisetas, jogos americanos, toalhas de mesa, peças de renda e utensílios de praia.

Imagem da praia São Miguel dos Milagres, em Maceió, no estado do Alagoas.
Foto: Praia São Miguel dos Milagres, Maceió, Alagoas – Farmrio

Lá também se encontra o Mercado de Peixe, onde você encontrará peixes fresquinhos pescados pelos pescadores da comunidade.

Ponta Verde também é imprópria para banho, mas é um bom lugar para relaxar, contendo uma boa infraestrutura em bares, quiosques, restaurantes, um calçadão e uma ciclovia, por onde é possível passear e curtir o visual do lugar.

A praia Cruz das Almas é a preferida dos surfistas, devido às suas fortes ondas que tornam a prática propícia. No entanto os esportistas devem tomar cuidado com os recifes submersos que podem ser altamente perigosos.

Já na praia de Gunga é seguro tomar banho, contendo uma água cristalina e quente. Você poderá curtir o belo visual formado por falésias, rio que deságua no mar, coqueiros e ainda fazer um passeio divertido de buggy e quadriciclo.

A praia São Miguel dos Milagres é mais afastada e por isso transmite mais tranquilidade. Nela você encontrará águas calmas e cristalinas, onde poderá nadar tranquilamente, sendo ideal durante a maré baixa, pois você terá acesso às belas piscinas naturais formadas pelos recifes. Além disso, o lugar conta com uma boa infraestrutura em bares, restaurantes e pousadas.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

2. Apreciar sua Natureza

Imagem de paisagem nas Dunas de Marapé, no Alagoas.
Foto: Dunas de Marapé, Alagoas – Hotel Urbano

Além das praias que citamos há outras que ficam mais afastadas e lugares belos em Maceió para você apreciar a natureza.

Entre eles está as Dunas de Marapé, uma bela praia que fica a 65 km de Maceió, e só é acessível através de um passeio de barco entre o rio e a praia.

Nela você poderá conferir uma bela paisagem formada por falésias, poderá visitar um mangue e tomar um banho de lama, que é famoso entre os turistas que visitam a região, nadar no rio e tirar belas fotografias. Lá também é possível realizar passeios de cavalo, barco e de bugue, onde o visitante é levado ao alto das falésias e contemplar uma ela vista do lugar.

Outro belo passeio onde é possível apreciar a natureza é ir à Lagoa Mundaú, um dos maiores ecossistemas do Estado. O passeio é realizado a bordo de saveiros, sendo possível observar uma bela paisagem formada por nove ilhas, onde moram pescadores e rendeiras, vegetação de restinga e manguezais, várias espécies de peixes e crustáceos e praias isoladas.

Também vale a pena a visita às piscinas naturais da praia Paripueira, que ficam a 2,5 km da costa, contendo águas claras e uma grande quantidade de peixes. è possível chegar a elas através de lanchas e praticar snorkel.

3. Visitar seus Monumentos Históricos

Imagem da Igreja Bom Jesus do Martírio, na cidade de Maceió, no Alagoas.
Foto: Igreja Bom Jesus do Martírio, Maceió, Alagoas – Férias Brasil

Maceió também conta com monumentos históricos que chama a atenção, entre eles se encontram a Catedral Metropolitana que foi fundada em 1859. Diferente de outras construções religiosas ela reúne vários estilos arquitetônicos, devido as várias intervenções desde a sua fundação, trazendo características neoclássicas e modernas.

Outro monumento é a Igreja de Bom Jesus dos Martírios, que originalmente era uma capela até passar por várias reformas e se tornar igreja em 1881. Como a primeira, essa igreja também reúne vários estilos arquitetônicos, entre eles barroco, neoclássico e neogótico, mesclando azulejos portugueses e torres com coroamentos retorcidos.

O Museu de Arte Sacra Pierre Chalita é outro monumento que merece uma visita. Esse museu foi criado artista Pierre Chalita em 1980 e reúne três mil peças de sua coleção, entre desenhos, pratarias, estatuário, mobiliário e quadros dos séculos XVII, XVIII e XIX e também quadros de pinores brasileiros modernos como Tarcila do Amaral e suas próprias obras.

O museu se encontra instalado em uma área 1486 m², distribuídas em dois antigos armazéns, integrantes do conjunto arquitetônico do bairro portuário de Jaraguá, sendo considerado patrimônio histórico de Alagoas.

Encontre ofertas em seguro viagem para o Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

4. Conferir suas Atrações Culturais

Maceió também é rica em atrações culturais, em especial museus.

Entre s mais interessantes se encontra o Museu Palácio Floriano Peixoto, uma bela construção datada do final do século XIX, a qual contém prataria, cristais, objetos decorativos, além de quadros de Rosalvo Ribeiro e outros artistas alagoanos.

Já o Museu Théo Brandão possui uma bela coleção de arte, contendo obras de artistas de vários países como Espanha, Portugal, México, além das obras brasileiras.

No Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas você poderá conferir um grande acervo formado por telas de pintores famosos, documentos históricos, objetos e peças pertencentes a cultos afro-brasileiros do começo do século XX, utensílios indígenas, armas que pertenceram a Lampião, móveis em vários estilos, entre outros.

5. Saborear sua Gastronomia

A culinária de Maceió é deliciosa formada por pratos com peixes e frutos do mar e comidas típicas nordestinas.

Entre seus pratos mais apreciados se encontram a famosa tapioca que é feita com manteiga de garrafa, queijo coalho original, coco queimado original e carne seca, suas especialidades, caldo de sururu (espécie de molusco abundante nas lagoas da região), acarajé, chiclete de camarão (prato feito com creme de três queijos e camarões), pratos com peixes e frutos do mar regados a leite de coco, e até mesmo sorvete de tapioca.

Outra novidade é o petit gateau alagoano, que é feito com cocada de forno acompanhado por sorvete de tapioca.

Além disso, você também vai encontrar outras comidas de origem indígena, africana, francesa, italiana e até peruana. Contendo comidas para todos os gostos.

6. Visitar Destinos Próximos

Imagem das piscinas naturais de Galés, na cidade de Maragogi, no Alagoas.
Foto: Galés em Maragogi, Alagoas – TripAdvisor

Você pode aproveitar sua viagem a Maceió e visitar outros destinos próximos, entre eles temos Maragogi, que fica no meio do caminho entre Maceió e Recife. Trata-se de uma vila, onde você se deparará com uma bela praia de cristalinas, areias finas, coqueiras e recifes, unindo-se a uma excelente infraestrutura hoteleira.

Além disso, lá você terá a oportunidade de conhecer as Galés, enormes piscinas naturais repletas de peixes e acessíveis de barco. Além delas também há as piscinas Taocas, Barra Grande e Barreira de peroba que apesar de serem menores estão mais bem preservadas e são ótimas para praticar snorkel.

Outro passeio legal é a visita à Foz do Rio São Francisco, que fica na cidade de Piacabuçu, a 140 km de Maceió. Você passeará de barco e terá a oportunidade de ver o encontro do rio com o mar, em meio a uma bela paisagem formada por dunas douradas, que formam um delta cheio de coqueiros e imensas lagoas de águas azuis.

Esse passeio é acessível através da pequena cidade de Penedo, onde é possível pegar o barco que levará os viajantes até Piacabuçu.

Coruripe é outro belo destino que fica no sul de Alagoas. Trata-se de uma vila rústica, cuja paisagem é formada por coqueiros, mar de águas cristalinas e areias brancas, finas e desertas, além de recifes gigantes que embelezam ainda mais o lugar.

E se você curte mesmo a natureza e tranquilidade vai curtir a visita à Costa dos Corais, uma pequena cidade composta por 14 praias desertas e bem preservadas. Além das belas praias de areias claras e mar cristalino você também poderá apreciar o rio Tatuamunha, onde é possível observar os peixes-boi que vivem ali.

7. Conferir o Artesanato Local

Se você não resiste a comprar um souvenir em suas viagens, vai curtir a Feira de Artesanato de Pajuçara e o Mercado do Artesanato.

A feira se encontra na praia de Pajuçara, sendo 200 barracas instaladas à beira-mar comercializando vários artigos locais e regionais feitos com palha, madeira, cerâmica, fibra de coqueiro, couro e barro.

Já o mercado se encontra próximo ao centro da cidade, onde você encontrará 250 lojas repletas de peças artesanais.

Dicas

É possível chegar a Maceió de avião, através do Aeroporto Zumbi dos Palmares que recebe voos das seguintes cidades brasileiras São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Recife.

Também é possível chegar de carro a cidade, através da rodovia que liga Recife a Maceió.

A melhor época para realizar uma viagem para Maceió é durante a baixa temporada (durante outono e inverno), pois os preços dos serviços de viagem caem assim como o movimento.

Assim você encontrará praias tranquilas, comida e hospedagem mais baratas, podendo aproveitar melhor sua viagem.

No entanto é bom consultar o clima, pois entre os meses de abril e julho (baixa temporada, outono e inverno) é sua época de chuvas, sendo que maio é o mês mais chuvoso. Por isso se programe para poder aproveitar todos os passeios.

Como na cidade faz calor o ano todo, o ideal é levar protetor solar, óculos de sol e chapéu para se proteger dos fortes raios solares, especialmente se você for viajar durante o verão.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira expressar sua opinião, fique à vontade para comentar.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Férias Brasil, Wikipedia, Eu Ando Pelo Mundo, Vida de Turista, Viagens que Sonhamos, Vamos Fugir

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!