Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Los Roques

Los Roques é um arquipélago que pertence à Venezuela e se encontra a 176 km de Caracas (capital do país).

Ele é formado por 42 ilhas e cayos e cerca de 250 bancos de areia, sendo considerado o maior parque marinho da América Latina.

O mar caribenho que banha suas lindas praias chama a atenção tanto dos turistas que buscam tranquilidade quanto por aqueles que são atraídos pela prática de esportes aquáticos e passeios entre as ilhas.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Los Roques?

Então nos acompanhe neste artigo.

1. Visitar Suas Ilhas

A principal atração de Los Roques são suas ilhas, e dependendo da época (alta ou baixa temporada) em que você realizar a viagem pode encontrar um número maior ou menor de pessoas curtindo suas praias, podendo até mesmo ter exclusividade e sentir-se em uma ilha deserta.

A primeira ilha que você poderá conhecer é Madrisquí, que fica a apenas 5 minutos de Gran Roque. Nela você poderá observar pelicanos e gaivotas que sobrevoam sua praia e ainda ter acesso ao Cayo Pirata através de um caminho de areia.

Imagem de caminho de areia no Cayo D´Água em Los Roques, na Venezuela.
Foto: Cayo D´Água, Los Roques, Venezuela – Pixabay

No Cayo Pirata você contemplará um belo mar azul, casas de pescadores e ainda poderá praticar snorkel, onde observará seus corais e peixes.

O Cayo D´Água está entre os lugares mais famosos de Los Roques. Trata-se do cayo com permissão de visita mais distante de Gran Roque, sendo uma hora de viagem a partir da pequena cidade.

Ele também é o único lugar de Los Roques que possui água doce, sendo que antes era a fonte de abastecimento de água para outras ilhas até ser substituído pelas usinas de dessalinização.

O Cayo D´Água possui uma belíssima praia e algo que chama a atenção no lugar é um estreito de areia que liga os dois lados da ilha, proporcionando uma visão impressionante.

O ponto mais conhecido da ilha e também um dos principais pontos turísticos do arquipélago, o farol Gran Roque, é um ótimo lugar para apreciar um belo pôr do sol (se o tempo ajudar) e ainda permite que você tenha uma visão panorâmica do lugar.

As três ilhas Francisquí também são bem conhecidas em Los Roques. A Francisquí de Arriba fica bem perto de Gran Roque e nela você encontrará um banco de areia, uma bela laguna perfeita para mergulhar e guaripetes (espécie de lagarto local que aparecem durante o verão e se aproximam dos turistas em busca de comida).

A Francisquí de Abajo é menor, e é nela que ocorrem aulas de esportes, como kitesurf e wsindsurf. Já a Francisquí del Medio possui uma bonita praia, mas não é tão visitada quanto as outras.

2. Realizar Passeios

Imagem de Rabusquí, mangue em Los Roques, na Venezuela.
Foto: Rabusquí, Los Roques, Venezuela – Los Roques

A graça de uma viagem a Los Roques é passear entre suas ilhas, pois como são relativamente pequenas os viajantes não aguentam ficar muito tempo em uma só, a não ser que você curta apenas relaxar em uma bela praia no meio do nada.

Os passeios podem ser realizados em caiaques, veleiros, botes de remo ou catamarãs, tudo vai depender do gosto e bolso do viajante. Realizando os passeios em Los Roques você terá a oportunidade de conhecer várias ilhas (dependendo de seu pacote de viagem ou planejamento), visitando locais interessantes e tirando belas fotos.

Entre eles temos o Rabusquí, um mangue que se encontra no meio do oceano. Além dessa peculiaridade o que surpreende é seu tamanho. Nele você também poderá encontrar várias estrelas do mar. Por favor não retire a estrela do mar da água para tirar fotos, pois pode matá-la, uma vez que sua respiração é branquial e ela necessita da água do mar para respirar.

O Pelona de Rabusquí é um pequeno banco de areia, o qual é cercado por corais e pedras. Nele você poderá nadar, realizar snorkel, ou simplesmente aproveitar a praia e a brisa do mar.

O Bajo Fabian é um banco de areia bem pequeno que não tem ligação com qualquer outra ilha, fazendo com que o viajante se sinta no meio do nada, em sua própria ilhota particular.

Apesar de não haver tufões em Los Roques, em algumas épocas costuma ventar bastante, o que pode atrapalhar os passeios de barco e até mesmo tornar a prática perigosa. Por isso é bom se informar sobre o clima quando for viajar e tomar todo o cuidado.

Quer conhecer outros lugares da Venezuela? Então acesse o artigo abaixo:

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Venezuela (Em um Futuro Não Muito Distante, Esperamos)

3. Praticar Esportes Marinhos

Imagem de mulher mergulhando na Boca Sebastopol, em Los Roques, na Venezuela.
Foto: Mergulho na Boca Sebastopol, Los Roques, Venezuela – Melhores Destinos

Outra atração em Los Roques é praticar esportes marinhos. Entre os mais praticados está o mergulho, uma vez que o arquipélago se encontra cercado por uma extensa barreira de corais, além de ter uma água cristalina e clara, possibilitando uma melhor visibilidade.

É possível realizar mergulho com cilindro e snorkel, sendo que você poderá observar os corais e algumas espécies de peixes e animais marinhos.

A única coisa que é recomendada é tomar cuidado para não esbarrar nos corais, pisar ou tocá-los com força, pois são animais muito frágeis e que demoram anos para se desenvolverem. Respeitando-os, você estará contribuindo para sua conservação e manter a beleza do arquipélago.

Os locais mais recomendados para realizar snorkel são as bocas, isto é, entradas na grande barreiras de corais, como a Boca de Sebastopol, Boca de Cote e Boca del Medio. Neste último além dos animais você ainda poderá ver embarcações naufragadas.

Outros esportes famosos nas ilhas são kitesurf, surf e stand up paddle, perfeitos para serem praticados na época em que fortes ventos são trazidos pelo mar.

4. Apreciar sua Natureza

Imagem de Tartaruga em Estação de Biologia Marinha Dos Moquises, em Los Roques, na Venezuela.
Foto: Tartaruga em Estação de Biologia Marinha Dos Moquises, Los Roques, Venezuela – Minube

Os amantes da natureza vão gostar muito de visitar Los Roques, já que além de poderem ver belas paisagens compostas pelo mar do caribe e praias de areia branca, terão a oportunidade de observar várias espécies de animais.

Quem optar pelo mergulho poderá ver espécies de peixes como arraias, barracudas (que chegam a assustar pelo tamanho), garoupas, moreias, frades, baiacus, entre outros além de tartarugas e claro, os belos recifes de corais.

Em Dos Mosquises, você poderá conhecer a Estacion de Biologia Marinha Dos Mosquises, um projeto de proteção de Tartarugas Marinhas, o qual é similar ao projeto Tamar no Brasil. No lugar você poderá entender e ver como funciona o trabalho do projeto e ainda se quiser “adotar” uma tartaruga e contribuir para a preservação desses belos animais.

A Boca Los Bobos é uma área de mata protegida, preservada para a reprodução dos pássaros que habitam a região. Passando de barco pelo local, apesar de não poder descer, dizem os viajantes, que você poderá ouvir o som dos cantos de milhares de pássaros que fazem ninhos nas árvores próximas ao mar.

Encontre ofertas em seguro viagem para a América do Sul na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem america do sul 468x60

5. Saborear sua Gastronomia

Quem aprecia peixes e frutos do mar vai gostar da gastronomia de Los Roques, pois a maior parte dos pratos servidos nas pousadas do local é composta por eles, entre os pratos mais servidos estão peixes grelhados, lagostas ceviches e sushis.

Além disso, você também encontrará arepas (panquecas feitas com farinha de milho), fogazza, empanadas, além de sanduíches, saladas e até mesmo pizza, uma vez que o arquipélago tem grande influência italiana.

As pousadas geralmente oferecem pensão completa, a qual compreende café da manhã, lanche para o passeio (chamado de cava) e jantar. Costuma compensar para quem deseja mais praticidade, no entanto não é a opção mais barata, sendo que você também pode escolher comprar o lanche nas pequenas mercearias das ilhas.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

6. Viajar Através de Agências

Viajar por conta própria atualmente não é uma boa opção na Venezuela, devido à crise política do país (confira mais detalhes aqui) ainda que seja em Los Roques, onde há mais tranquilidade que em cidades grandes como Caracas.

Por isso vários viajantes recomendam que a viagem seja feita através de agências de viagem, que além de oferecer mais segurança, proporciona maior praticidade já que você não terá que se preocupar em contratar passeios de última hora, nem se preocupar em procurar uma boa hospedagem.

7. Esquecer-se de Tudo

Como Los Roques é um arquipélago bem rústico e tranquilo, já que não há carros e muito menos trânsito, você terá a oportunidade de relaxar totalmente e curtir a bela natureza local, enquanto ouve apenas o som do mar e dos pássaros, te ajudando a esquecer de tudo e simplesmente aproveitar sua viagem.

Ótimo para quem curte a natureza e quer mudar um pouco de ares.

Mas algo que não é recomendado pelos viajantes é que a viagem seja feita com crianças pequenas e idosos, devido a não ter uma boa infraestrutura para isso e também pelos passeios não serem tão seguros em época de ventos fortes.

Dicas

Não há voos diretos entre o Brasil e Los Roques, sendo que você deve fazer escala em Caracas e de lá pegar pequenos aviões para Los Roques. Também é possível viajar via Isla Margarita, que se encontra próxima ao local, valendo a pena para quem quer emendar duas viagens em uma.

Não é preciso visto de viagem para entrar na Venezuela, mas devido à situação do país, acredito que seja bom retirar um passaporte, por segurança. Se quiser saber mais detalhes sobre situações difíceis que viajantes passaram no país e a crise, clique aqui e aqui.

É recomendado tomar vacina contra febre amarela, já que em alguns locais do arquipélago há muitos mosquitos e insetos.

É mais seguro levar a moeda venezuelana (bolívares), já que o governo venezuelano controla o câmbio com rigor, dessa forma você não corre o risco de ficar em apuros.

Só tome cuidado com o câmbio ilegal, pois não é nada recomendado devido ao grande risco de golpes por parte dos cambistas. Particularmente, se fosse realizar uma viagem para o país, preferiria executar esses trâmites de forma legal, no próprio aeroporto de Caracas para evitar dores de cabeça.

Os viajantes recomendam levar roupas leves (com mangas para proteger braços e ombros devido ao sol forte), chapéus, óculos de sol e protetor solar, pois em Los Roques faz muito calor.

Como se encontra no Caribe o clima em Los Roques é de muito sol e calor o ano todo, sendo que durante a época de chuvas (que ocorre nos meses de outubro e dezembro), elas geralmente são rápidas e não atrapalham os passeios. A alta temporada ocorre entre os meses de junho a julho e dezembro a janeiro. Quando as ilhas ficam mais cheias e os preços sobem.

Quer conferir um relato bem legal de um viajante que visitou Caracas? Então dá uma conferida no artigo do blog Apaixonados por Viagens, escrito pela Lily Pestanha, que está bem interessante.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha dúvidas, dicas ou queira dar sua opinião, fique à vontade para comentar.

Fontes – Viaje Aqui Abril, Wikipedia, Venturas, Viaje Sim, Roteiros Incríveis, Mochileiros

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!