Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Istambul

Istambul é a maior cidade da Turquia e também a quarta maior do mundo. Era a antiga Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente.

Apesar de não ser a capital da Turquia é considerado o centro financeiro, econômico e cultural do país. 

Sua localização faz com que esteja tanto na Europa quanto no continente asiático, dando um ar exótico ao país que mescla as culturas ocidental e oriental.

Na cidade você encontrará monumentos e templos antigos datados do século XV e XVI em meio a edifícios modernos, shoppings, lojas de design, galerias de arte, bares e restaurantes.

Quer mais motivos para realizar uma viagem para Istambul?

Então nos acompanhe neste artigo.

1. Visitar os Belos Monumentos da Cidade

Em Istambul você encontrará uma grande variedade de monumentos que contam um pouco sobre a história e cultura da Turquia.

Entre eles temos a Mesquita de Sultanahmet, ganhando este nome por ter sido construída durante o  reinado do sultão Ahmed I.

Mas é mais conhecida como Mesquita azul por ser coberta por mais de 20 mil azulejos azuis.

Imagem da Basílica de Santa Sofia em Istambul, na Turquia.
Foto: Basílica de Santa Sofia, Istambul, Turquia – Pixabay

É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes e é muito frequentada por muçulmanos para fazer orações.

A Basílica de Santa Sofia é outro lugar que vale a pena visitar, foi a maior igreja do Império Bizantino, mas depois foi transformada em Mesquita e atualmente é um dos museus mais importantes da Turquia.

Próximo à basílica se encontra a Cisterna da Basílica, onde era armazenada a água que abastecia o Grande Palácio e prédios nas proximidades. O lugar é sustentado por 336 colunas, ganhando destaque duas que são apoiadas sobre estátuas da cabeça da Medusa.

Entre outros monumentos religiosos de destaque temos a Mesquita de Sokullu Mehmet Pasa, construída em 1572, a Mesquita de Muruosmaniye, Mesquita Sueleymaniye e a Igreja de São Sérgio e São Baco.

Em Istambul você ainda encontrará imponentes palácios como o Palácio Topkapi, onde viveram sultões.

Nele você encontrará um grande museu com uma bela coleção de objetos antigos como louças de porcelana chinesa, joias do tesouro imperial, vestimentas oficiais, carruagens e armas.

Ao redor do palácio ainda há três pátios com jardins arborizados. E na mesma área você poderá visitar o Harém do Palácio, onde ficava os aposentos do sultão, mãe e esposas.

Outro palácio bem conhecido é o de Dolmabahce, um grandioso e belo monumento que possui 285 quartos e 43 salas.

Sua fachada se estende por 600 metros ás margens do Estreito de Bósforo, proporcionando uma bela visão e fotos.

2. Conhecer mais sobre a história e cultura da Turquia em museus

Imagem da entrada do Museu de Arte Moderna de Istambul, na Turquia.
Foto: Museu de Arte Moderna de Istambul, Turquia – Pixabay

Além de suas belas e imponentes construções, Istambul conta com importantes museus, como o Museu dos Mosaicos do Grande Palácio, que contém belos mosaicos do período bizantino que foram encontrados no sítio arqueológico do Grande Palácio de Constantinopla.

Esse local era a residência principal de imperadores bizantinos entre os anos 330 e 1081.

Os Museus Arqueológicos de Istambul é um complexo formado por três museus, o Museu Arqueológico, Museu de Artes Orientais e o Museu do Quiosque Esmaltado.

O primeiro contém peças de pedra e cerâmica, moedas, selos, condecorações medalhas, uma rica biblioteca e tumbas famosas. O segundo foi a sede da Escola de Belas Artes entre 1917 e 1935, hoje reúne obras de diferentes lugares, da Anatólia, Mesopotâmia, Egito e Arábia, ganhando destaque sua coleção de tabuletas cuneiformes, tendo mais de 75 mil peças.

O terceiro é um dos mais antigos edifícios construídos em arquitetura civil otomana, sendo edificado em 1472. Nele você encontrará exposição de peças chinesas e cerâmicas dos períodos Otomano e Seljúcida, tendo cerca de 2 mil obras. 

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

3. Fazer um Cruzeiro pelo Bósforo

Imagem de barcos no Estreito de Bósforo, próximos da Ponte de Gálata em Istambul, na Turquia.
Foto: Estreito de Bósforo, Istambul, Turquia – Pixabay

Em Istambul você também pode fazer um cruzeiro que pode durar de uma hora até o dia todo, dependendo de sua preferência, pelo Estreito de Bósforo. Este canal atravessa a cidade, ligando o Mar de Mármara e o Mar Negro.

Através do cruzeiro você poderá ter uma vista interessante da cidade, seus imponentes monumentos e saber de fato como é se sentir entre dois continentes (Europa e Ásia).

Os barcos saem do Porto de Eminonu, que se encontra ao lado da Ponte Gálata. Há passeios mais simples e baratos que duram menos tempo e outros de longa duração que contam com guias de viagem e por isso são mais caros.

Você ainda pode aproveitar na ida ou volta para atravessar a Ponte de Gálata e subir na Torre de Gálata, onde poderá ter uma vista panorâmica de seu mirante, que é linda, especialmente ao por do Sol.

4. Fazer Compras

Imagem de loja em Grande Bazar, na cidade de Istambul, na Turquia.
Foto: Loja em Grande Bazar em Istambul, Turquia – Pixabay

Quem gosta de fazer compras também vai curtir Istambul, onde você encontrará tapetes, especiarias, joias, peças em tecido, produtos em couro, cerâmicas e utensílios domésticos talhados em um estilo não encontrado em outras partes do mundo. Além dos deliciosos doces turcos que chamam a atenção.

O melhor lugar para fazer compras em Istambul é o Grande Bazar, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, composto por mais de 60 ruas e 5 mil lojas.

Se você prefere lugares mais modernos vai gostar de visitar a Avenida Istikal, a qual possui dezenas de lojas, restaurantes, cafés e casas de câmbio.

Istambul também possui bons shoppings centers, entre eles o Cavahir Istanbul, considerado o segundo maior da Europa, o Istambul Saphire, que se encontra instalado no quarto maior edifício da Europa e o Istinye Park Mall.

5. Experimentar a Gastronomia Local

Imagem de borek, um prato típico turco.
Foto: Borek – Pixabay

A comida na Turquia é muito saborosa, segundo viajantes que visitaram o país. Em Istambul você poderá encontrar vários pratos típicos gostosos.

Entre os que ganham maior destaque temos o balik ekmek (sanduíche de peixe servido com salada e pedaços de limão), kebap (churrasco grego), simit (rosca frita coberta de gergelim), pide (pizza comprida feita na massa de pão pide com recheios variados), borek (pastéis de massa recheada com carne, queijo, espinafre e outros legumes), lokum (doce feito com goma com diferentes recheios) e baklava (doce de massa folheada recheado com pistache, nozes e castanhas).

Outra coisa interessante de saber é que o café veio da Turquia, sendo o café turco muito apreciado pelos turistas. Outra bebida que faz sucesso no país é o çay, uma espécie de chá preto muito tomado pelos turcos e a cerveja Efes, marca mais famosa do país.

Encontre ofertas em seguro viagem para a Europa na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem europa 468x60

6. Usar os Transportes da Cidade

Istambul possui uma boa variedade de meios de transporte que facilitam a vida dos viajantes. O melhor de tudo é que todos os transportes públicos podem ser pagos com o Istanbulkart, um cartão que pode ser adquirido em máquinas dispostas em estações como Eminonu, Taksim e Besiktas, bancas de jornal ou quiosques.

Entre os transportes em Istambul, você encontrará o tram, um bonde elétrico que leva os passageiros aos principais pontos da cidade, o funicular é um carro puxado por cabos que transporta os passageiros entre a Praça Taksim e Kabatas e de Karakoy a Beyoglu.

Ainda há os ônibus e táxis, que não são tão caros. Mas é importante verificar se o taxímetro está ligado assim que entrar no veículo, pois alguns motoristas os desligam para cobrar mais caro.

7. Sem Burocracia

Outro motivo para realizar uma viagem para a Turquia é que apesar de ser um lugar tão distante não exige visto de viagem para brasileiros.

Sendo permitido a permanência de até 90 dias, apenas apresentando um passaporte válido.

Quer saber mais sobre a Turquia? Então confira nosso artigos sobre os 7 motivos para realizar uma viagem para Turquia

Dicas

A melhor época para visitar Istambul é na primavera e outono, pois o clima se encontra mais ameno e a cidade está mais bonita.

Durante o inverno faz muito frio, enquanto que no verão além de ser muito quente atrai mais turistas, fazendo com que os pontos turísticos fiquem mais cheios.

Importante: No entanto esta (agosto de 2016) não é uma boa época para visitar a Turquia, já que está ocorrendo um golpe militar contra o governo de Erdogan.

Os ataques estão violentos, e manifestantes e pessoas estão morrendo. Portanto se pensa em viajar para a Turquia é melhor adiar sua viagem até as coisas se acalmarem. Se quiser saber mais informações acesse o site da Revista Época

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado.

Caso tenha alguma dica para compartilhar, informação ou queira expressar sua opinião, fique à vontade para comentar.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais. 

Fontes – Esse Mundo é Nosso, Melhores Destinos, Roteiros de Viagem, Wikipédia, Quanto Custa Viajar, Viaje Aqui Abril, Partiu Viagens, Viagem Uol, Viaje na Viagem

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!