Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Inhotim

O Instituto Inhotim é um grandioso museu que se encontra na cidade de Brumadinho em Minas Gerais.

Nele estão algumas das mais importantes obras de arte contemporânea do Brasil e de alguns artistas estrangeiros.

Trata-se do maior centro de arte da América Latina, contendo 110 hectares.

Além disso, o Instituto Inhotim conta com um belo Jardim Botânico, onde se encontram plantas nativas e exóticas.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Inhotim?

Então confira as informações que reunimos para você.

1. Conferir Obras Artísticas Interessantes

Você encontrará um grande número de obras artísticas no centro de arte Inhotim, as quais impressionam não somente pelo tamanho, mas pela criatividade de seus autores.

Entre as mais chamativas temos, Invenção da Cor, pelo artista brasileiro Hélio Oiticica, que se assemelha a um pequeno labirinto com paredes coloridas, representando propostas de edificações ao ar livre que o autor não chegou a realizar em vida.

A Piscina, do artista argentino Jorge Macchi, nada mais é do que uma grande piscina que forma uma caderneta de endereço. O legal é que além de contemplada a piscina pode ser usada pelos visitantes.

Imagem de obra Nascisus Garden, no Inhotim, na cidade de Brumadinho em Minas Gerais.
Foto: Nascisus Garden, Inhotim, Brumadinho, MG – Pixabay

Nascisus Garden, da artista japonesa Yayoi Kusama é uma obra de arte diferente composta por 500 esferas de aço inoxidável que flutuam sobre o espelho d´água do Centro Educativo Burle Marx.

As esferas refletem tudo ao seu redor, até mesmo os visitantes que podem ver o próprio reflexo. Essa obra tem relação com a antiga lenda de Narciso, um jovem que se apaixonou pela própria imagem refletida e ficou a contemplá-la até morrer.

A obra Gui Tuo Bei é uma referência à cultura chinesa, em que representa um monumento monolítico carregado por uma tartaruga, a qual tem a face do autor, Zhang Huan.

Há uma mensagem gravada na escultura que conta a história de um homem, que apesar de idoso, consegue com a ajuda de seus descendentes mover as montanhas que bloqueavam o caminho de sua casa, transmitindo a mensagem de esforço e perseverança.

Outra obra interessante é a Bisected Triangle, criada pelo artista americano Dan Graham. Trata-se de um triângulo tridimensional edificado com vidros espelhados, os quais refletem a bela paisagem ao redor.

A ideia é misturar a construção com a paisagem ao redor, de modo que o espectador reflita sobre a arquitetura e o espaço circundante.

2. Observar Galerias de Arte Incomuns

Imagem de Galeria Adriana Varejão, no Inhotim, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.
Foto: Galeria Adriana Varejão, Inhotim, Brumadinho, MG – Inhotim

As galerias de arte do Inhotim além de conterem obras interessantes, possuem arquiteturas incomuns.

Entre elas temos a Galeria True Rouge feita pelo artista brasileiro Tunga, a qual se encontra à beira de um belo lago.

Nela você encontrará uma arte diferente formada por redes, madeira, vidro soprado, pérolas de vidro, tinta vermelha, esponjas do mar, bolas de sinuca, escovas limpa-garrafa, feltro e bolas de cristal.

Seu intuito é mostrar que a arte se encontram em um campo multidisciplinar, misturando filosofia, ciências naturais e literatura às artes visuais.

A Galeria Adriana Varejão, que se encontra em uma construção em formato retangular, a qual guarda várias obras da artista brasileira.

Entre elas Panacea phantastica, um conjunto de azulejos que retratam 50 tipos de plantas alucinógenas de várias partes do mundo, Linda do Rosário, uma obra inspirada no desabamento do Hotel Linda do Rosário, no centro do Rio de Janeiro, em 2002 e O Colecionador, uma grande pintura que cria um labirinto interior idealizado.

O Sonic Pavilion é um grande pavilhão feito de vidro e aço, revestido de película plástica, o qual envolve um poço tubular de 202 metros de profundidade, o qual é munido de microfones e equipamento de amplificação sonora, com o intuito de captar e transmitir os sons da terra. Essa obra foi criada pelo artista americano Doug Aitken.

A Galeria Claudia Andujar reúne mais de 400 fotografias da artista, que retrata o povo indígena Yanomami que ela tirou entre os anos de 1970 e 2010.

Encontre ofertas em seguro viagem para o Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem brasil 468x60

3. Contemplar a Beleza do Jardim Botânico

Imagem da Reserva Particular do Patrimônio Natural Inhotim, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.
Foto: Reserva Particular do Patrimônio Natural Inhotim, Brumadinho, MG – Pixabay

O Instituto Inhotim ainda conta com um belo jardim botânico, o qual guarda cerca de 5 mil espécies de plantas. Ele é formado por espécies conhecidas, mas também raras e exóticas.

Entre seus destaques se encontra a flor-cadáver, a maior flor do mundo, a qual pode atingir até 3 metros de altura e exala um aroma forte que atrai insetos.

Além disso, o instituto possui 145 hectares de natureza, compondo a Reserva Particular do Patrimônio Natural Inhotim (RPPN), onde você vai encontrar também mata atlântica, parte de cerrado em suas serras, mais de mil espécies de plantas vasculares, uma grande diversidade de flores e três nascentes.

4. Curtir um Passeio Dinâmico

Imagem de pessoas observando e curtindo a obra A Piscina, em Inhotim, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.
Foto: A Piscina, Inhotim, Brumadinho, MG – Inhotim

Diferente de outros museus, o passeio não se torna enfadonho para as pessoas mais ativas, pois como o centro de arte é muito grande, as obras se encontram afastadas pelo menos 1 km da outra.

Dessa forma você pode desfrutar de uma gostosa caminhada pelo instituto ou se preferir andar em um de seus carrinhos elétricos e assim poder observar o espaço sob outra perspectiva.

Para contribuir as obras criativas e surpreendentes ajudam a manter a dinâmica do passeio, especialmente esculturas que não só te fazem refletir, mas vivenciar diferentes experiências.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

5. Conhecer a História de Inhotim

Observando as fotos e conhecendo melhor as obras do instituto, deve ter surgido a curiosidade de como surgiu o lugar, não é mesmo?

Bem, esse espaço foi criado em 2004 para guardar a coleção de arte de Bernardo paz, um empresário brasileiro da área de mineração e siderurgia que foi casado com a artista plástica Adriana Varejão. Sua bela coleção modernista incluía trabalhos de Portinari, Guignardi e Di Cavalcanti.

Com o tempo, quando foi aberto ao público, o instituto foi chamando ainda mais a atenção, se desenvolvendo e assim hoje conserva obras da década de 1970 até os dias atuais, contendo 450 obras de artistas brasileiros e estrangeiros.

Outra curiosidade é que conta-se que o nome Inhotim tenha sido escolhido em homenagem a um minerador inglês chamado Sir Timothy, sendo que na linguagem popular ele passou de “Senhor Tim” para “Nhô Tim”.

6. Oportunidade de Visitar Belo Horizonte

Realizando uma viagem para o Instituto Inhotim você terá a oportunidade de visitar Belo Horizonte, que se encontra a apenas 60 km de Brumadinho.

De acordo com alguns viajantes, a cidade de Brumadinho não possui hotéis de qualidade com preços convidativos, por isso muitos dão preferência a se hospedar Belo Horizonte que tem uma melhor infraestrutura e atrações interessantes, como museus, parques e monumentos.

7. Programar-se Antes de Ir e Aproveitar Ainda Mais

O ideal é se programar antes de visitar o Instituto Inhotim, pois como o centro de arte é muito grande, você pode acabar não conseguindo ver todas as obras que gostaria.

Alguns viajantes recomendam que a visita de dois dias seja suficiente para conhecer boa parte do local.

Para te ajudar, vamos disponibilizar o link do site oficial do instituto, dessa forma você poderá conhecer a fundo todas as suas obras e atrações e assim se programar.

Nele você vai encontrar descrições detalhadas de todas as obras do Inhotim, horários de visitação, valor dos ingressos e até o mapa do parque.

Dicas

Você pode chegar ao Instituto de carro, vindo a partir de Belo Horizonte, pela BR 381. Essa opção compensa para quem viaja em grupo.

Agora se você vai viajar sozinho ou com apenas um acompanhante a viagem de ônibus costuma compensar, já que é mais barato. A empresa de ônibus se chama Saritur e você pode conferir os horários de viagem acessando seu site oficial.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira comentar algo, fique à vontade.

E se curtiu o artigo, compartilhe nas redes sociais, assim estará nos ajudando a divulgar nosso trabalho.

Fontes – Wikipedia, Viciada em Viajar, Viagem Uol, De Casa Para o Mundo, Inhotim, Blog Vambora

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!