Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Ilhabela

Ilhabela é o maior arquipélago brasileiro, o qual se encontra no estado de São Paulo.

É um belo lugar cheio de paisagens lindas, praias, cachoeiras, trilhas em mata fechada e história.

O local perfeito para se esquecer um pouco da vida urbana e curtir a natureza.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Ilhabela?

Então dá uma conferida nos motivos que reunimos para você a seguir.

Ilhabela possui cerca de 42 praias, uma mais bela que a outra.

A mais famosa é a Praia do Perequê, uma das mais longas da ilha e que possui uma bela infraestrutura, formada por restaurantes, bares, quiosques, ciclovia e playground para as crianças.

Essa praia também é a preferida para os praticantes de esportes aquáticos como surf, windsurf e stand up paddle, além de ser dela que parte a maior parte dos passeios de barco por Ilhabela.

1. Curtir Suas Praias

Imagem da Praia do Perequê, em Ilhabela, no estado de São Paulo.
Foto: Praia do Perequê, Ilhabela, São Paulo – Férias Brasil

A praia do Bonete é uma das mais belas da ilha, sendo que em sua orla se encontram árvores chapéu-de-sol e uma bela natureza ao redor, formada por morros e mata. Nela é possível fazer trilhas em meio a mata atlântica e ver belas cachoeiras como a Cachoeira da Lage e a Cachoeira do Areado.

A praia da Fome é ideal para quem curte mergulho, tendo águas claras, límpidas e tranquilas oferece ótimas condições para os praticantes do esporte.

Algo curioso é que o nome dessa praia vem da história em que os escravos eram alimentados ali após uma viagem cheia de privações para então serem vendidos conforme seu peso.

Outra praia interessante é a praia da Garopocaia também conhecida como praia da Pedra do Sino, uma vez que dizem que as pedras que rodeiam a praia quando batidas emitem um som metálico semelhante a um sino.

De acordo com a lenda local, as pedras eram usadas para alertar os moradores de ataques piratas à ilha.

Encontre ofertas em seguro viagem para TROCA DE NOME na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem brasil 468x60

2. Praticar Esportes Radicais

Em Ilhabela você encontrará uma boa variedade de esportes radicais para praticar, uma boa notícia para quem curte.

Entre eles temos trekking, onde você poderá subir em alguns morros da região como o Pico do Baepi, que se encontra no Parque Estadual de Ilhabela, além de trilhas por outras áreas do parque.

Você ainda pode praticar mergulho na praia do Bonete e até mesmo nas ilhotas próximas como a Ilha das Cabras, onde é possível nadar entre os peixes. No local se encontra o Santuário Ecológico Marinho que é protegido por lei da caça e pesca submarina.

Na região você encontrará diversas espécies de peixes ornamentais, tartarugas, estrelas-do-mar e até mesmo cavalos-marinhos.

Além disso, nas praias você poderá praticar uma boa diversidade de esportes aquáticos, como surf, windsurf, entre outros e ainda se quiser fazer um tour pela região poderá contratar passeios 4×4, barco e até mesmo bicicleta.

3. Conhecer o Parque Estadual de Ilhabela

Imagem de longe da Ilhabela, em São Paulo.
Foto: Ilhabela, São Paulo – Pixabay

Como dissemos anteriormente, as praias de Ilhabela chamam muito a atenção, no entanto no quesito natureza nada se destaca mais do que o Parque Estadual de Ilhabela.

Trata-se de uma das maiores áreas do floresta da Mata Atlântica. As florestas são compostas por árvores de 20 a 30 metros de altura, além de bromélias, caraguatás e orquídeas.

Algo interessante é que o Parque Estadual de Ilhabela não é um parque comum e sim um parque-arquipélago, o qual possui uma área composta por 12 ilhas, 2 ilhotas e 2 lajes.

O lugar ainda abriga centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves, sendo que muitas delas são endêmicas, ou seja, existem naturalmente apenas na ilha, como o rato de cururuá que vive na área de restinga do parque.

No local você poderá realizar trilhas como a trilha da Água Branca que possui 4 km de duração e te leva a cachoeiras e piscinas naturais de grande beleza, entre elas o Poço da Pedra, o Poço da Escada e o Poço Jabuti.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

4. Contemplar Belas Cachoeiras

Se você gosta de apreciar a natureza e especialmente cachoeiras vai curtir o passeio pelo Parque Estadual de Ilhabela que contém várias cachoeiras.

Entre elas temos a Cachoeira Pancada d´água, a qual é formada por três quedas d´água, além de uma boa diversidade de aves, sendo possível observá-las em horários mais tranquilos. Outra cachoeira é a do Veloso, a qual contém mais de 30 metros de queda d´água, uma das cachoeiras mais altas da ilha.

Além dessas também há a Cachoeira do Gato, a qual é a maior do Parque Estadual llhabela e a Cachoeira da Friagem, onde é possível observar lagartos teiús e árvore pau-brasil.

5. Conhecer a História Local

Imagem de canhões na Praia da Feiticeira, em Ilhabela, São Paulo.
Foto: Canhões na Praia da Feiticeira, Ilhabela, São Paulo – Pixabay

Há muitas histórias sobre piratas em Ilhabela sendo algumas delas baseadas em fatos e outras lendas.

De qualquer forma essa característica desperta a curiosidade dos turistas e para sustentá-la há algumas evidências, como resquícios de uma nau que foi encontrada na praia Castelhanos que provavelmente foi construída entre os séculos XVII e XVIII.

Hoje ela se encontra soterrada, devido a ação da maré, mas estudiosos acreditam na possibilidade de ser uma embarcação pirata ou simplesmente de carga, já que conta com uma escotilha grande.

Monumentos que já mostram mais evidentemente a presença de piratas na região são os canhões, construídos para combater piratas ingleses e holandeses que atacavam a ilha, os quais se encontram na praia da Feiticeira.

A ilha também possui um centro histórico com construções importantes como a Antiga Cadeia e Fórum, que hoje é a sede do Parque Estadual de Ilhabela. Ela foi construída em 1805 e 1806 nos estilos barroco, neoclássico e colonial, sendo um centro de exposições de trabalhos regionais.

A Igreja da Senhora D´Ajuda e Bom Sucesso é um dos monumentos mais antigos da cidade, sendo construída entre 1617 e 1718, em estilo português. O legal é que do topo de suas escadarias é possível ter uma visão panorâmica da Vila, centro comercial da ilha.

6. Passear Pela Vila

Imagem de píer na Vila, em Ilhabela, São Paulo.
Foto: Píer na Vila, Ilhabela, São Paulo – Pixabay

A Vila é um lugar gostoso, feito para relaxar das aventuras em meio à exuberante natureza de Ilhabela.

E além do centro histórico que já citamos acima, saiba que o lugar é cheio de lojas, galerias comerciais, restaurantes e até mesmo um shopping.

Além disso, o lugar ainda possui um calçadão que fica na Rua do Meio, cheio de lojas, bancos e lustres. Ainda há uma praça e um píer bem estruturado, ótimo para tirar belas fotografias.

7. Saborear sua Gastronomia

Quem curte frutos do mar vai apreciar a gastronomia de Ilhabela. Na ilha você encontrará restaurantes de qualidade que servem pratos deliciosos que compreendem desde comida caseira, massas e até mesmo pizza, crepe, entre outras delícias.

Além de frutos do mar como camarão, ostras e salmão, você também poderá provar hambúrgueres caseiros, picanha, vitelo, cordeiro e até mesmo avestruz.

Algo interessante é que você ainda pode experimentar pratos alemães, uma vez que são os turistas estrangeiros que mais visitam a ilha, entre eles o famoso chucrute e comida tailandesa.

Dicas

Ilhabela fica no Estado de São Paulo, próxima a São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, é também próxima ao Rio de Janeiro.

É possível chegar até ela de ônibus, carro ou avião, sendo que o aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos.

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira comentar algo, fique à vontade.

E se você gostou ou gosta do nosso trabalho nos ajude a divulgar, não paga nada e é muito rapido. Até mais.

Fontes – Ilhabela, Wikipédia, Viaje Aqui Abril, Roteiro de Turismo, Férias Brasil, Viagem Uol, Blog Meu Destino, Revista Galileu

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg
3 Comments

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!