Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Fortaleza

Fortaleza é a capital do estado do Ceará, um dos destinos mais visitados do Brasil. Nela você encontrará lindas praias, uma natureza exuberante formada por dunas e lagos e atrações culturais interessantes.

Além disso, se deparará com uma cultura brasileira bem característica e terá a oportunidade de saborear sua deliciosa gastronomia.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Fortaleza?

Então nos acompanhe neste artigo e veja as informações que reunimos para você.

1. Curtir Suas Belas Praias

Fortaleza possui um belo litoral, de 34 km de extensão, tendo em torno de 15 praias.

Entre as mais famosas da cidade está a Praia da Barra do Ceará que se encontra a apenas 8 km do centro e tem grande importância histórica, pois foi onde Pero Coelho de Sousa construiu a primeira fortificação da história de Fortaleza.

Trata-se do Forte da Senhora dos Prazeres, que se encontra em parte soterrada pelas dunas. A praia não é própria para banhos, sendo visitada para a visualização do monumento, e a bela paisagem que fica ainda mais impressionante por seu pôr do sol.

Outra praia conhecida é Meireles, a qual é bela e arborizada, tendo uma boa estrutura formada por calçadões, feira de artesanato e quadra de esportes. No entanto não é indicada para banhos já que é poluída.

Imagem de quiosques na praia do Futuro, em Fortaleza, no Ceará.
Foto: Praia do Futuro, Fortaleza, CE – Fortaleza.CE

Já a Praia do Futuro é limpa e bonita, sendo muito frequentada pelos banhistas. além disso, ela possui uma excelente infraestrutura formadas por diversas barracas, onde você poderá encontrar comidas e lanches de qualidade, duchas de água doce e cadeiras de praia.

Na Praia do Porto das Dunas você encontrará o Beach Park, um complexo turístico com um excelente parque aquático, considerado o maior da América Latina. Ótimo se você vai viajar com crianças, pois encontrará uma ótima infraestrutura e bastante atividades divertidas.

Quem curte esportes aquáticos vai curtir as praias Titãzinho, que é famosa pela prática de surfe e do Cumbuco, um ótimo lugar para praticar kitesurf.

Agora se você gosta de natureza vai curtir muito a Praia das Fontes, ela possui uma belíssima paisagem formada por falésias coloridas, formações rochosas, onde há lagos de água doce, dunas gigantescas, além de fontes, onde é possível tomar banhos refrescantes.

2. Apreciar a Natureza

Imagem do Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba, na cidade de Fortaleza, no Ceará.
Foto: Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba, Fortaleza, CE – Fortaleza em Fotos

Saiba que Fortaleza possui sete unidades ambientais de conservação, onde você poderá conferir sua bela natureza formada por dunas, rios, falésias e mangue.

Entre elas está o Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba, ele possui 460,7 hectares, composto de uma boa variedade de ecossistemas, entre eles dunas fixas e móveis, faixa de praia, lagoas costeiras e tabuleiros pré-litorâneos.

O Parque Ecológico da Lagoa da Maparonga possui 31 hectares e é formado pela lagoa da Maparonga e uma linda paisagem, com vegetação variada. Além disso, conta com uma boa estrutura para lazer.

Outra unidade de conservação ambiental é a Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti, a qual possui mais de 2 mil hectares, sendo composto por vegetação de manguezal e o maior rio da cidade, o Pacoti, que conta com 150 km de extensão.

O Parque Ecológico do Cocó, foi feito para proteger a área do rio Cocó, tendo mais de mil hectares. No lugar você encontrará um manguezal que abriga várias espécies de animais como moluscos, crustáceos, peixes, répteis, aves e mamíferos.

O legal é que o parque possui uma boa estrutura para os visitantes, contendo guias, trilhas ecológicas, equipamentos e eventos de educação ambiental e coturismo.

Outras unidades de conservação ambiental é a Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará, Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio e a Área de Relevante Interesse Ecológico do Sítio Curió.

3. Visitar os Pontos Turísticos da Cidade

Imagem do Museu do Ceará, na cidade de Fortaleza, no Ceará.
Foto: Museu do Ceará, Fortaleza, CE – Mapa Cultural do Ceará

Quem curte passeios culturais vai gostar de passear pela cidade e conhecer seus pontos turísticos.

Entre eles está o Farol do Mucuripe, o qual abrigava o Museu de Fortaleza. Ele foi construído no século XIX por escravos, sendo uma das edificações mais antigas da cidade. Ele chegou a abrigar o museu da cidade, onde havia uma coleção de reproduções, desenhos fotografias, documentos, entre outros que conta a história de Fortaleza. Mas infelizmente hoje ele se encontra em ruínas e totalmente mal cuidado.

No entanto há outros lugares para visitar, como o Museu do Ceará, que contém vários artefatos que contam a história do lugar, com peças indígenas, mobiliário, itens de lutas e revoltas populares, entre outros. Ele se encontra no Palacete Senador Alencar.

Também há o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um grande complexo cultural, onde se encontram o Museu da Cultura, Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do ceará, teatros, um planetário, cinemas, lojas, espaços para apresentações públicas, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, o Porto Iracema das Artes e a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.

A cidade também conta com belos teatros, como o Theatro José de Alencar, que conta com uma bela arquitetura e é onde são realizados os principais espetáculos de Fortaleza. Outros teatros são o Teatro São Josée o Cine-Teatro São Luiz.

4. Fazer Compras

Imagem de prateleiras com produtos de artesanato da Central do Artesanato do Ceará, na cidade de Fortaleza, no Ceará.
Foto: Central do Artesanato do Ceará, Fortaleza, CE – Férias Brasil

Se você não resiste a comprar um souvenir saiba que em Fortaleza encontrará um artesanato de qualidade, que pode ser encontrado em vários estabelecimentos específicos, como a Central de Artesanato do Ceará, o Centro de Turismo do Ceará, a Feira de Artesanato da Beira-ar, o Mercado Central de Fortaleza e o Polo Comercial da Avenida Monsenhor Tabosa.

Nesses lugares você encontrará uma grande variedade de peças de artesanato, feitos em couro, argila, cipó, madeira, manufaturas de fibra de algodão e cerâmica. Encontrando cestas trançadas com palha de carnaúba, rendas de bilros, bordados, crochês, entre outras técnicas.

Entre os objetos vendidos você encontrará, bibelôs, bolsas, roupas, tapetes, toalhas, vasos entre outros.

Encontre ofertas em seguro viagem para o Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem brasil 468x60

5. Saborear Sua Gastronomia

A gastronomia de Fortaleza tem a fama de ser deliciosa. Ela é baseada maiormente em frutos do mar, como camarão, caranguejo e diversas espécies de peixe.

Entre seus pratos mais famosos temos a moqueca de arraia, peixadas de cavala e pargo, peixada cearense (cozido de peixe com legumes, acompanhado de pirão de farinha),caldeirada (ensopado de camarão com verdura, legumes e diversos temperos) arroz de camarão e bobó de camarão.

Mas você também encontrará muitos pratos típicos nordestinos, como baião de dois com manteiga e queijo de coalho, pratos com carne seca, batata-doce, farinha de mandioca, milho, entre outros.

Entre os doces que mais fazem sucesso na cidade estão a canjica, pamonha, pé de moleque, paçoca e a famosa tapioca.

6. Conferir Seus Festivais

Em Fortaleza costuma ocorrer vários festivais. Entre eles o Cine Ceará, que é considerado um dos principais do país. Ele é realizado no Cine-Teatro São Luiz e traz produções de cinema e vídeos ibero-americanos, divulgando talentos brasileiros na área de audiovisual.

Também há o Festival de Teatro que traz várias apresentações de diversos estilos. Outros festivais que ocorre na cidade são de música como o Roots Rock Reggae, que traz artistas nacionais e internacionais de rock e reggae, Choro Jazz, que traz artistas desse estilo musical.

Ainda há o Festival UFC de Cultura, que conta com mostra de filmes, mesas de conversa, exposições, oficinas e apresentações musicais, o Festival de Design e Cultura Digital que apresenta artistas de design e tecnologia e o Festival Ponto.CE que conta com atrações musicais, de dança e audiovisual.

O legal é que os festivais são gratuitos e abertos a todos. Esses festivais costumam ocorrer entre os meses de novembro e dezembro.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

7. Viajar na Melhor Época

Em Fortaleza faz sol o ano todo, no entanto no primeiro semestre é a época de chuvas, que podem atrapalhar um pouco sua programação. Por isso é indicado os meses de julho a dezembro, onde o tempo é mais estável e há muito vento também. Ótimo para a prática de surfe e kitesurf.

Dicas

Fortaleza recebe voos de várias capitais do Brasil. De carro o acesso é mais fácil partindo de cidades próximas como Teresina, São Luiz, Natal e Piauí.

A melhor forma de circular pela cidade é de carro, uma vez que o acesso é fácil através da Avenida Beira Mar.

Como na cidade faz muito calor e sol, o ideal é levar roupas leves, protetor solar, óculos de sol e chapéu para proteger a cabeça.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira deixar sua opinião, comente.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Viagem Uol, Portal Fortaleza, Fortaleza em Fotos, Férias Brasil, Albergaria Hostel, Wikipedia

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!