Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Cusco

Cusco é uma cidade famosa por ser porta de entrada para Machu Picchu, a qual fica a 3.400 metros acima do nível do mar.

No entanto a cidade peruana também apresenta suas belezas. Ela chama a atenção por sua bela e diferente arquitetura que une o estilo espanhol que foi construído sobre construções incas, que ainda mantém suas paredes de pedra usadas pelos espanhóis para fazer suas construções religiosas.

Além disso, a cidade conta com uma eficiente infraestrutura turística e uma deliciosa gastronomia.

Quer saber mais detalhes?

Então confira 7 motivos que atraem os viajantes para Cusco.

1. Conhecer suas Construções Históricas

Cusco é uma cidade histórica, sendo a capital do Império Inca, o maior império da América pré-colombiana, do século XIII ao XIV.

No entanto em 1532 após uma guerra civil que levou a praticamente o fim do império, a Espanha invadiu e saqueou a cidade, destruindo a maior parte das construções incas, usando-as como apoio para a construção de igrejas católicas.

Imagem da Plaza das Armas, em Cusco, no Peru.
Foto: Plaza das Armas, Cusco, Peru – Pixabay

E visitando a cidade você poderá ver essas construções de perto. Entre elas o mais importante é o Qorikancha, um templo dedicado ao Deus Sol, que os incas cultuavam. Sobre suas ruínas foi construída a Igreja e o Convento de Santo Domingo. É possível observar bem a sobreposição da arquitetura espanhola a inca.

Outras construções se encontra na Plaza das Armas, a principal praça de Cusco. Entre elas a Catedral de Cusco, que tem uma bonita arquitetura colonial, sendo que demorou 100 anos para ser construída. Foi edificada com pedras extraídas das muralhas de Sacsayhuaman.

A Igreja da Companhia de Jesus também se encontra na praça e tem um estilo barroco andino, sendo erguido sobre o palácio Amarukancha. No lugar você ainda encontrará várias lojas e restaurantes.

Um belo lugar com um belo gramado e jardins, perfeito para caminhar e tirar lindas fotografias.

A região de San Blás que se encontra próxima à Plaza das Armas também rende um bom passeio histórico, sendo que suas ruas são estreitas, onde você encontrará lojas de artesanato e se encontra a Igreja e Convento La Merced, construída em meados do século XVI, um dos monumentos mais antigos de Cusco.

Encontre ofertas em seguro viagem para a América do Sul na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem america do sul 468x60

2. Realizar Atividades Culturais

Em Cusco você também terá a oportunidade de realizar diversas atividades culturais, entre elas visitar o Museu Inca, que se encontra próximo à Plaza das Armas e contém uma grande coleção de artefatos do período Inca, contendo, peças de cerâmica, em ouro, ferramentas, tecidos, múmias e representações de como era o ambiente durante essa época.

Outro museu se encontra bem próximo à Igreja e Convento de São Domingo, trata-se do Museu do Sítio del Qorikanca, um pequeno museu subterrâneo, onde se encontram artefatos e dados históricos da cultura quéchua, como a representação do ritual de prosperidade praticados pelos Xamãs que seguem a antiga cultura até os dias atuais e múmias.

Outros museus bastante visitados na cidade são o Museu Histórico Regional, que além de artefatos contém obras da escola de arte cusqueña, que une características da cultura inca e imagens da fé católica, Museu de Arte Popular e o Museu de Arte Comtemporânea, onde encontrará diferentes tipos de obras de arte, desde quadros a esculturas.

Um passeio cultural bem interessante é subir no Arco de Santa Ana, um lugar simples, mas que tem uma grande importância histórica e turística, dele é possível ter uma linda vista da cidade que pode ser ainda mais apreciada à noite.

3. Visitar as Ruínas Incas

Imagem das Ruínas de Moray, no Peru.
Foto: Ruínas de Moray, Peru – Pixabay

Ao redor de Cusco você vai encontrar diversas ruínas incas interessantes como as Ruínas de Moray, que são formadas por terraços em formato circular, uma versão menor de Machu Picchu, mas não menos impressionante.

Na pequena cidade de Pisaq você também encontrará as ruínas incas da cidade, as quais se encontram no alto de uma linda montanha. Nas ruínas ainda há um fato curioso, túmulos descobertos no topo da montanha, sendo que parecem favos feitos em cerâmica, cada um contendo um esqueleto, formando um cemitério nas alturas.

4. Adquirir o Boleto Turístico de Cusco

Imagem da cidade de Cusco, no Peru.
Foto: Cusco, Peru – Pixabay

E se você é daquelas pessoas que gosta de aproveitar bem a viagem e conhecer todos os pontos turísticos possíveis, vai apreciar o Boleto Turístico de Cusco, o qual dá direito ao ingresso de 16 atrações turísticas da cidade.

Você pode fazer dois passeios: o Tour do Vale Sagrado dos Incas, que abrange sítios arqueológicos às margens do Rio Urubamba e o City Tour que te leva para visitar as ruínas incas que se encontram ao redor da cidade e ainda as principais atrações históricas de Cusco.

O legal do boleto é que ele contém todas as informações sobre os horários de abertura e fechamento de cada local.

5. Apreciar a Gastronomia Local

Imagem de um prato peruano composto por carne, batata e vegetais.
Foto: Prato Peruano –Pixabay

Muitas pessoas consideram a gastronomia peruana deliciosa e em Cusco não poderia ser diferente. Os pratos geralmente compreendem peixes, frutos do mar, carne de porco e cordeiro, tempero como pimenta, e vegetais como batata, milho, entre outros, que acompanham os pratos.

Entre os pratos típicos servidos na cidade encontramos o ceviche peruano (prato feito com frutos do mar e limão), carnes exóticas como alpaca e porquinho-da-índia, cerdo com quinua negra, risoto de quinua com vegetais, entre outros.

Mas se você quer comer algo diferente, saiba que encontrará outras opções como massas, sanduíches, pizzas, entre outros.

E se você quer conferir de perto a vida social dos cusquenhos, o ideal é visitar o Mercado Central de San Pedro, onde você encontrará diversas iguarias, comidas, bebidas e poderá ter um maior contato com os habitantes da cidade, ao mesmo tempo em que conhece a culinária peruana.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

6. Assistir o Inti Raymi

Também conhecido como o Novo Ano do Sol ou Festival Inca do Sol, o Inti Raymi é um ritual antigo realizado pelos incas na época do império, em que realizavam danças e sacrifícios ao Deus Sol.

Este ritual foi proibido depois da colonização espanhola, pela igreja católica considerá-lo pagão. No entanto na década de 1940 foi realizada uma reconstrução histórica do Inti Raymi por Faustino Espinoza Navarro, tornando-se uma festa representativa que atrai turistas de todos os lugares.

Este festival, que se tornou um dos mais importantes da cidade é comemorado no dia 24 de junho, onde participam milhares de pessoas.

7. Conhecer Lima

Como para viajar para Cusco é preciso fazer escala na cidade de Lima, capital do Peru, você terá a oportunidade de conhecer a cidade.

No local você poderá conhecer seu centro histórico, o qual é rico em construções antigas, poderá visitar museus e sítios arqueológicos, como Huaca Pucllana e até mesmo ter contato com o mar através das praias de Lima.

Quer saber mais sobre Lima? Então clique aqui. E se quiser conhecer outros lugares do Peru, clique aqui.

Dicas

Não há voos diretos entre Brasil e Cusco, sendo que é necessário fazer escala em Lima.

Não é necessário obter o visto de viagem para realizar uma viagem para o Peru, mas é recomendado levar o passaporte.

Em Cusco, diferente de outros lugares do mundo, há somente duas estações do ano, a seca e a chuvosa. A época seca ocorre entre os meses de abril a outubro, enquanto que a chuvosa é entre novembro e março.

No entanto devido ao aquecimento global, é possível encontrar as estações desreguladas e ver chuva durante a época seca.

Mas saiba que durante a estação seca ocorre a alta temporada, em que as tarifas dos hotéis sobem e a cidade fica cheia, na baixa temporada é mais vazia, mas há riscos de encontrar chuva, o que pode atrapalhar alguns passeios.

Como a cidade tem a altitude muito alta, algumas pessoas podem passar mal, podendo ter tontura e até mesmo enjoos.

Nesse caso é recomendado tomar chá de coca ou chupar bala de coca para aliviar os sintomas.

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira comentar algo, fique à vontade.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Wikipedia, Get Outside, Viaje Aqui Abril, Quanto Custa Viajar, Andarilhos Pelo Mundo, Machu Picchu Brasil, Museo Inka, Cusco Peru

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg
One Comment

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!