Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Caraguatatuba

Caraguatatuba também chamada de Caraguá é uma cidade brasileira que se encontra no litoral norte do estado de São Paulo, fazendo parte do Vale do Paraíba.

Trata-se de um destino praiano cheio de praias urbanas e desertas que atendem a diversos estilos de turistas, além de uma natureza exuberante, bela de se olhar e perfeita para fotografar.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Caraguatatuba?

Então confira as informações que reunimos para você.

1. Curtir suas Praias

Caraguatatuba é um ótimo destino para quem curte praia, já que possui uma boa variedade delas.

Entre elas temos Momoca, uma praia limpa e tranquila, que contém uma boa estrutura em quiosques e barraquinhas, ótima para quem deseja mais comodidade.

Outra coisa interessante é que a praia é menos movimentada e seu mar é calmo, sendo indicada para esportes como pesca e mergulho.

Também há a praia do Camaroeiro que tem uma grande concentração de pescadores, e por isso é um ótimo lugar para comprar peixe fresco.

Prainha fica bem próximo do centro da cidade, possui águas limpas, calmas e rasas, sendo ideal para famílias com crianças e idosos. Além disso, ainda conta com uma boa estrutura em quiosques, bares e restaurantes.

Imagem da praia de Massaguaçu na cidade de Caraguatatuba, em São Paulo.
Foto: Praia de Massaguaçu, Caraguatatuba, São Paulo – Pixabay

Já a Praia Martim de Sá é uma das mais urbanizadas de Caraguatatuba e é muito frequentada pelos jovens, especialmente durante finais de semana, feriados e férias. Ela ainda possui um calçadão com uma ciclovia, ótima para caminhadas, além de uma boa infraestrutura de lazer e alimentação.

Tabatinga é conhecida como a praia mais bonita da cidade, tendo o mar limpo e tranquilo, além de ser bem preservada.

A praia Cocanha também contém uma bela paisagem formada por coqueiros, rios e vista das ilhas Cocanhas e do Tamanduá. Também é ótima para a prática de caiaque e mergulho de observação, contando com uma boa estrutura para os banhistas.

Por outro lado a praia Brava é a preferida dos surfistas, pois contém ondas fortes e desafiadoras. Devido a não ser tão acessível, sendo necessário atravessar uma trilha pelo morro a partir de Martin de Sá e por ser mais agitada e ainda não conter qualquer quiosque ou infraestrutura não é escolhida pelos banhistas. Mas possui uma bela paisagem formada por areias grossas e mata Atlântica.

A Praia de Massaguaçu forma a enseada mais longa da cidade. Ela conta com uma boa estrutura em quiosques, dando mais conforto aos banhistas. No entanto é bom tomar cuidado quando for nadar, uma vez que as correntezas costumam ser fortes, já no canto esquerdo o mar é mais calmo, pois a estrada não passa mais paralela ao mar.

2. Visitar o Parque Estadual da Serra do Mar

Imagem de pessoas caminhando em trilha no Parque Estadual da Serra do Mar em Caraguatatuba em São Paulo.
Foto: Parque Estadual da Serra do Mar, Caraguatatuba, São Paulo – Trip Advisor

Outra atração imperdível em Caraguatatuba é o Parque Estadual da Serra do Mar. Trata-se de um belo lugar formado por árvores e vegetação típica da mata Atlântica. Ele conta com 315 mil hectares, sendo que 88 mil se encontram na cidade.

Nele é possível admirar sua bela paisagem através de três trilhas, a trilha do Poção que leva à Cachoeira da Pedra Redonda, que tem 6 metros de queda, o caminho pode ser percorrido em três horas (ida e volta).

A trilha do Jequitibá é de fácil acesso e termina em uma piscina natural com uma pequena queda d´água, sendo de curta duração apenas 40 minutos ida e volta. Devido a isso ela pode ser feita tanto de dia quanto à noite, sendo que nesta última você poderá observar animais de hábitos noturnos como cotias, pacas, tatus e corujas.

E por fim, a trilha dos Tropeiros , que é a mais longa, tendo 8 km de extensão, durando cinco horas. Ela começa no Bairro Pouso Alto e termina na sede.

Todas as trilhas são feitas em companhia de monitores ambientais, sendo necessário pagar uma taxa para atravessá-las.

Encontre ofertas em seguro viagem para o Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

3. Praticar Esportes Radicais

Imagem de parapente sobrevoando o Morro de Santo Antônio, em Caraguatatuba em São Paulo.
Foto: Voo Livre no Morro de Santo Antonio, Caraguatatuba, São Paulo – Trip Advisor

Se você é fã de esportes radicais, saiba que Caraguatatuba é o destino certo para que você viva uma grande aventura.

Na cidade você poderá praticar voo livre, que é feito através de duas rampas no Morro de Santo Antônio, a 340 metros de altitude. Entre os esportes praticados nessa modalidade se encontram asa-delta e parapente. Durante o voo você poderá admirar a bela paisagem da região formada pela enseada de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Outro esporte bem praticado é o surf, sendo que a principal praia procurada para a prática é a praia Brava, que contém ondas fortes, além de ser deserta. O esporte também pode ser praticado nas praias de Tabatinga e Martin de Sá, apesar de serem mais movimentadas.

O mergulho é outro esporte que vale a pena praticar, sendo mais comum na ilha do Tamanduá e na praia de Cocanha, onde você poderá ver uma bela e diversificada vida marinha.

Agora se você curte natureza e caminhada, o trekking é uma ótima opção, podendo ser praticado no Parque Estadual Serra do Mar, onde você se deparará com uma bela mata Atlântica, cachoeiras, piscinas naturais e animais silvestres.

4. Conhecer a Ilha do Tamanduá

Imagem de praia na Ilha do Tamanduá, em Caraguatatuba, em São Paulo.
Foto: Ilha do Tamanduá, Caraguatatuba, São Paulo – Pousada Poiares

A Ilha do Tamanduá é um dos pontos mais visitados de Caraguatatuba. Trata-se da maior ilha da cidade, sendo acessível de barco através das praias Mococa, Cocanha e Tabatinga.

Na ilha você poderá observar uma bela natureza formada por mata atlântica, praia e mar. Nela você encontrará uma bela praia deserta com águas cristalinas e calmas, onde é possível descansar, nadar e praticar esportes como passeios de escuna, jet ski, pesca e mergulho, podendo observar sua variedade de vida marinha.

5. Apreciar sua Gastronomia

Os pratos típicos de Caraguatatuba envolvem especialmente frutos do mar, que são sempre fresquinhos, já que parte de sua economia depende da pesca.

Na cidade você poderá apreciar uma boa variedade de pratos feitos com peixe, camarão, ostra, ouriço, entre outras delícias.

Na cidade você também poderá provar outros tipos de pratos da cozinha italiana, francesa, brasileira, chinesa e até mesmo árabe.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

6. Viajar na Baixa Temporada

Se você viajar na baixa temporada poderá aproveitar ainda mais a viagem, já que durante as férias de verão e feriados a cidade costuma lotar, sendo difícil encontrar hospedagem e sossego.

Assim você poderá curtir mais suas praias e atrações naturais, podendo fazer tudo com tranquilidade.

7. Visitar Outros Destinos Praianos Próximos

O legal também de realizar uma viagem para Caraguatatuba é que você poderá visitar outros destinos litorâneos próximos, como São Sebastião e Ubatuba.

Em São Sebastião você encontrará diversas praias para curtir e praticar esportes radicais, além de monumentos históricos no centro da cidade e ilhas para apreciar sua natureza e praticar mergulho.

Ubatuba é outro destino que vale a pena visitar, contendo mais de cem praias, cachoeiras, ilhas para a prática de mergulho e acesso ao Parque Estadual da Serra do Mar, onde você poderá percorrer trilhas que passam por praias desertas, costões, rios e ruínas de fazendas, sendo todos os cenários emoldurados por mata atlântica.

Dicas

É possível chegar em Caraguatatuba de ônibus ou carro, partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, através da Rodovia Ayrton Senna, passando por Mogi-Bertioga e Rio-Santos, onde você poderá apreciar a bela paisagem da estrada, percorrendo toda a costa.

Caso pense em realizar uma viagem para Caraguatatuba na alta temporada, especialmente no Ano Novo e Carnaval, faça sua reserva de hotel com antecedência, pois nessas épocas as hospedagens costumam lotar.

Como é um destino praiano é essencial que você leve protetor solar, óculos de sol e chapéu na viagem, principalmente se for viajar durante o verão, quando as temperaturas podem chegar aos 30°C.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira deixar sua opinião, fique à vontade para comentar.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Férias Brasil, Viagem e Turismo, Naturam, Visite Litoral Norte, Wikipedia, Manual do Turista, Guia Viagens Brasil

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!