Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Bonito

Bonito é uma cidade que se encontra no estado do Mato Grosso do Sul. É um dos destinos mais famosos do Brasil.

Isso se deve à beleza de suas paisagens naturais somada à ótima infraestrutura para ecoturismo e grande preocupação com a preservação de seu patrimônio natural, tornando a cidade referência no assunto.

Está curioso para conhecer as belas atrações de Bonito?

Então dá uma conferida em 7 motivos que te farão ficar com vontade de visitar a cidade.

1. Visitar o Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Bonito é a principal cidade que abriga o Parque Nacional da Serra de Bodoquena, um complexo turístico que cuida da preservação da Serra da Bodoquena, uma linda formação rochosa que abriga belas paisagens como cachoeiras, rios com águas transparentes, grutas, cavernas e florestas.

Imagem de cima do Parque Nacional da Serra da Boquena, em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Foto: Parque Nacional Serra da Boquena, Bonito, Mato Grosso do Sul – Bonito-MS

Algo interessante é que as rochas que compõe a serra são do tipo tufas calcárias, sendo muito porosas, agindo como filtradoras das impurezas dos rios, tornando suas águas mais cristalinas e belas.

Ao redor dos rios você poderá ver uma vegetação típica de cerrado, que tem como papel proteger o solo das chuvas.

Passeando pelo local você pode ter a oportunidade de ver diferentes espécies de animais como pássaros, capivaras, jacarés de papo amarelo, peixes que habitam os rios e borboletas.

Encontre ofertas em seguro viagem para o Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem brasil 468x60

2. Realizar Passeios em Meio à Natureza

Já pensou fazer trilhas na mata, ter um contato mais próximo com animais silvestres, contemplar lindas cachoeiras e nadar em piscinas naturais?

Você pode fazer tudo isso em Bonito e curtir seus passeios em meio à natureza.

A melhor época para ver os animais, navegar em caiaques pelos rios e aproveitar as cachoeiras é durante as chuvas (entre os meses de dezembro a março), quando o nível dos rios está mais alto e a vegetação está mais verde, proporcionando mais alimento para os animais.

Porém não é possível realizar passeios no local fora das agências de turismo, uma vez que as reservas naturais são privadas.

Portanto você não pode fazer ecoturismo em Bonito por conta própria, tendo que contratar um passeio com um guia turístico.

Essa medida, um tanto rigorosa, é tomada com a finalidade de preservar a natureza de Bonito. No entanto em nossa opinião isso é uma vantagem, pois com um guia você não terá que se preocupar em se perder no caminho, será avisado sobre lugares perigosos, orientado em como proceder durante o passeio e ainda assim poderá aproveitar tudo, ainda que sem tanta liberdade.

Você pode optar por contratar passeios em grupo, em que se dirigirá aos locais em uma van com outros viajantes ou alugar um carro, comprar os ingressos para os passeios separadamente e encontrar os demais viajantes e o guia na entrada das reservas.

Nesta última opção você terá mais liberdade. Mas é bom ficar atento ao caminho e contar um mapa e GPS para não se perder e chegar no horário combinado. Pois em Bonito os horários dos passeios não são muito flexíveis.

3. Praticar Mergulho

Imagem de mergulho na Lagoa Misteriosa em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Foto: Mergulho na Lagoa Misteriosa, Bonito, Mato Grosso do Sul – Portal Bonito

Uma das atividades esportivas mais requisitadas em Bonito é o mergulho. Há três tipos de mergulho para praticar nas reservas da cidade.

Entre eles snorkeling, onde você usa apenas uma mascará com tubo e pés de pato, nadando na parte rasa de piscinas naturais, lagos e rios para observar a fauna da superfície, mergulho livre em que você flutua na água e é levado pela corrente da água e o mergulho autônomo, feito com garrafas, este voltado somente para mergulhadores experientes.

Você poderá praticar o mergulho em rios, lagos e cavernas, sendo que nesta última opção é necessário ter uma habilitação especial.

A melhor época para praticar mergulho é durante a seca (entre os meses de maio e setembro) quando as águas estão mais cristalinas e, portanto, a visibilidade é melhor. Um dos locais preferidos dos mergulhadores é a Lagoa Misteriosa, cujas águas azuis e profundidade (22o metros) impressionam.

4. Conhecer o Abismo Anhuras

Imagem do Abismo Anhumas, em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Foto: Abismo Anhumas, Bonito, Mato Grosso do Sul – Viaje Aqui Abril

O Abismo Anhuras é uma das principais atrações de Bonito, sendo esta que tornou a cidade famosa, turistamente falando.

Pois foi nos anos 70, que um peão de uma fazenda descobriu um buraco no chão de 72 metros de profundidade, o qual foi batizado de abismo Anhumas, e em seu fundo que se encontra uma caverna com um imenso lago de águas cristalinas.

Depois disso, Bonito nunca mais foi a mesma, chamando a atenção das pessoas através de suas belezas naturais e assim ganhando fama e infraestrutura turística em todo o mundo.

Ele se encontra a 23 km de Bonito, e é muito procurado por fãs de rapel que tem coragem de descer seus 72 metros de altura até sua caverna e quem é fã de mergulho vai gostar muito de mergulhar nas profundas e límpidas águas do lago.

Se você quer tirar uma bela foto do Abismo Anhumas, saiba que durante o verão (entre o final de dezembro e início de fevereiro) é a melhor época, devido aos raios de sol que incidem de forma tão perfeita que é possível contemplar toda sua beleza natural.

5. Ver a Beleza das Aves no Buraco das Araras

Imagem de araras escalando paredes do Buraco das Araras, em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Foto: Buraco das Araras, Bonito, Mato Grosso do Sul – Pinterest

O Buraco das Araras é outro belo ponto turístico de Bonito. Trata-se de uma dolina (depressão no solo que se formou através do desmoronamento de blocos rochosos, resultando em uma grande cavidade), de 500 metros de diâmetro e 100 de profundidade.

No fundo dele há uma lagoa de águas esmeraldas, rodeada por uma bela vegetação. No lugar você poderá ver uma grande diversidade de animais, sendo que os mais visíveis são as araras que vivem em buracos nas rochas e voam pelo céu exibindo-se para seus admiradores.

Os visitantes podem subir em um mirante para contemplar toda a beleza do Buraco das Araras.

6. Praticar Esportes Radicais

Imagem de rafting no Rio Formoso, em Bonito, Mato Grosso do Sul.
Foto: Rafting no Rio Formoso, Bonito, Mato Grosso do Sul – Férias Brasil

Além do mergulho e trekking, há outros esportes que chamam a atenção dos turistas, entre eles o rapel, realizado especialmente no Abismo Anhumas, liberando a adrenalina dos viajantes que tem que descer 72 metros de profundidade.

Se você curte esportes em meio às corredeiras dos rios vai gostar de bóia cross (esporte individual em que uma pessoa desce o rio em uma bóia gigante) e rafting (bote para pequeno grupo de pessoas) no Rio Formoso.

Além disso, também há esportes estilo arvorismo que são oferecidos por algumas empresas turísticas e hotéis, como o Hotel Cabanas, que oferece opções como tirolesas e travessias em cabo de aço. E também poderá realizar passeios de bicicleta e até praticar montain bike.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

7. Passear Pela Cidade

Já a cidade em si não tem muitos atrativos, sendo pequena e rústica, composta por pousadas, hotéis simples, hostels, lojas e restaurantes.

No entanto é ideal para descansar dos passeios, caminhar tranquilamente e ainda provar uma deliciosa comida de fazenda.

Também há algumas épocas em que ocorrem eventos na cidade e que podem chamar sua atenção. Entre elas a Festa de Santos Reis, uma tradição religiosa que começa em 25 de dezembro e vai até o dia 6 de janeiro, Festa do Peão de Boiadeiro de Bonito, que é realizada no final de abril e tem como destaque os peões que representam as fazendas de todo o Estado, concorrendo a troféus de várias modalidades.

Também há o festival de inverno de Bonito que ocorre em julho e compreende apresentações de música, teatro, exposições de artes plásticas, de fotografia, cinema voador, vídeos e palestras. E o Encontro Estadual Clubes de Laço em agosto, o qual reúnem 11 clubes de laço do Estado.

Curiosidade Bônus

Sabia que a cidade de Bonito não se chama assim por causa de sua beleza natural?

É isso mesmo, na verdade se trata de uma coincidência, pois a fazenda que deu origem ao povoado em 1869 se chamava Rincão Bonito, e aí o nome ficou e acabou combinando perfeitamente com o lugar.

Dicas

Você pode chegar a Bonito, através da cidade de Campo Grande, a qual conta com um aeroporto que tem ligação com várias outras localidades do Brasil. De lá é possível contratar um traslado ou ter reserva de locação de carro.

Apesar de ser um destino incrível, seus preços em comparação a outras cidades turísticas no Brasil são bem salgados, devido aos passeios. Por isso é bom se programar.

Outra coisa é que como Bonito tem um ecoturismo bem rígido é necessário reservar os passeios com antecedência, já que há um número limitado de visitantes permitidos, e você pode acabar sem realizar o passeio tão almejado, especialmente se for época de alta temporada (durante as férias escolares e ano novo)

É preciso ter muito respeito pela bela natureza de Bonito, não somente devido à acirrada vista grossa de sua infraestrutura turística, mas também para preservar este belo patrimônio natural do Brasil.

Quer conferir dicas práticas de viagem de quem já visitou Bonito? Então dá uma olhada no artigo da Clarissa Donda, do blog Dondeando Por Aí, que está bem interessante.

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado.

Caso queira contar sobre sua experiência de viagem em Bonito ou dar sua opinião sobre esse belo lugar, deixa seu comentário abaixo, ficaremos felizes com seu compartilhamento.

E se curtiu o artigo, não se esqueça de compartilhá-lo com os amigos nas redes sociais, dessa forma nos ajuda no crescimento desse projeto, trazendo novos lugares que talvez você não conheça!

Fontes – Wikipedia, Partiu Viagens, Férias Brasil, Viaje na Viagem, Portal Bonito, Dondeando por Aí, Abismo Anhumas, Buraco das Araras

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg
2 Comments

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!