Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Ilha de Boipeba

A ilha de Boipeva é uma ilha brasileira que pertence ao Arquipélago de Cairu e se encontra no litoral da Bahia.

Boipeva é considerada uma das ilhas mais belas do mundo, contendo uma paisagem exuberante formada por mata atlântica, palmeiras, restingas, recifes de coral e manguezal. O lugar ideal para curtir a natureza e descansar.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Boipeva?

Então fique atento às informações que reunimos para você.

1. Curtir Suas Praias

Boipeva contém belas e conservadas praias, as quais se encontram praticamente desertas durante todo o ano.

Entre elas temos a Praia da Boca da Barra que é a mais movimentada, devido à sua proximidade com o vilarejo Velha Boipeba. Por causa da junção com o rio, as águas são mais escuras e não tão bonitas quanto às outras praias.

No entanto na maré baixa nela são formadas pequenas lagoas, perfeitas para nadar que se unindo a seu belo por do sol tornam a praia da Boca da Barra, uma das preferidas dos viajantes.

É dela também que partem as excursões e onde você encontrará uma boa estrutura hoteleira em pousadas e barracas.

Imagem da praia Moreré, na Ilha Boipeba, na Bahia.
Foto: Praia Moreré, Ilha Boipeba, Bahia – Férias Brasil

Já a praia de Cueira é extensa e conta com uma bela paisagem formada por coqueiros e águas cristalinas.

Apesar de seu acesso não ser tão fácil, vale a pena passar pela trilha que leva a um conjunto de pedras e corais para chegar à praia. Sendo que é bom atravessar essa trilha durante a maré baixa, onde você poderá aproveitar as águas calmas de cor esverdeada do mar.

Durante a alta temporada você poderá encontrar quiosques improvisados que vendem lagostas pescadas no local.

Tassimirim é uma das praias mais bonitas, contendo belas árvores e piscinas naturais formadas pela grande quantidade de pedras.

Outra bela praia é Moreré que é pequena e repleta de coqueiros e amendoeiras. Durante a maré baixa é possível visitar piscinas naturais que se encontram em alto-mar, perfeitas para praticar mergulho. E pra quando bater aquela fome, saiba que na região há bares de pescadores que vendem moquecas caprichadas.

Se você curte praias desertas vai gostar de visitar Bainema, que é acessível através de uma trilha de duas horas e possui belos coqueirais. Também há a Cova da Onça, que é mais difícil ainda de ser acessada, ficando a quatro horas de caminhada e duas de barco. Essa praia contém uma vila de pescadores e é cercada por manguezais que deixam suas águas escuras.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

2. Visitar Monumentos Históricos

Imagem da fachada da Igreja do Divino Espírito Santo, na Ilha de Boipeba, na Bahia.
Foto: Igreja do Divino Espírito Santo, Ilha de Boipeba, Bahia – Boipebatur

Como Boipeva foi fundada no século XVI conta com alguns monumentos históricos que chamam a atenção.

Entre eles a Igreja do Divino Espírito Santo, edificada em 1616, contendo o estilo de arquitetura português e uma coloração azul chamativa.

Também há a Igreja de São Sebastião que se encontra no povoado de Cova da Onça em frente ao mar, o que dá à construção um charme especial. A construção possui uma nave capela-mor, torre independente, corredor e sacristia.

Além disso, a ilha conta com arruamentos e casas antigas.

3. Apreciar sua Bela Natureza

Imagem de barco na Praia da Boca da Barra, na Ilha Boipeba, na Bahia.
Foto: Passeio na Praia da Boca da Barra, Ilha Boipeba, Bahia – Guia Viagens Brasil

Desde o primeiro momento você será capaz de apreciar a bela natureza da Ilha Boipeba. Afinal, a forma mais barata de acessá-la é via barco, a partir de Valença. Assim durante a ida, você poderá apreciar o mar e a bela paisagem da ilha.

Já no destino também há outras formas de apreciar a natureza de Boipeba. Uma delas é caminhar em suas praias desertas, um passeio gratuito e inspirador, feito para os apaixonados por natureza e aventuras.

Você também poderá passear de lancha e fazer um tour ao redor da ilha e também conhecer suas piscinas naturais, e chegando a elas que tal praticar mergulho?

Em Moreré você encontrará piscinas naturais cheias de peixes coloridos que costumam comer na mão dos visitantes. Você poderá fazer snorkel e se sentir parte da natureza local ao observar tanta beleza.

Agora se você curte mergulho com cilindro, um ótimo lugar é a praia Ponta de Castelhanos, que é rica em barreiras de corais e embarcações naufragadas, um deleite para os olhos de qualquer explorador.

E se você gosta de apreciar os fenômenos naturais mais comuns vai curtir o por do sol visto da foz do rio do Inferno, onde você poderá ver as mudanças de cores do céu, em nuances que vão do laranja ao lilás, até dar lugar às estrelas.

Encontre ofertas em seguro viagem para o Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

4. Conhecer as Duas Vilas da Ilha

Boipeva é dividida em duas ilhas, Velha Boipeva e Moreré. As duas se encontram distantes cerca de 1 hora de caminhada.

A primeira Velha Boipeva tem uma localização mais acessível e é mais urbanizada, onde é possível observar a vida de seus moradores, conferir o comércio e encontrar restaurantes e pousadas.

O ponto mais acessado do lugar é a Praça de Santo Antônio, onde você vai encontrar barraquinhas de comidas, bebidas e artesanato, podendo se socializar com os moradores locais.

Já a segunda, Vila de Moreré é mais rústica, tendo ruas de areia, hospedagens e restaurantes mais tranquilos, onde você encontrará maior sossego e uma natureza mais bela.

5. Aproveitar a Visitar a Ilha de Tinharé

Imagem de praia na Ilha de Tinharé, na Bahia.
Foto: Ilha de Tinharé, Bahia – TripAdvisor

A ilha de Tinharé se encontra bem próxima de Boipeva e é a mais famosa, devido a Morro São Paulo, uma bela região composta por belas praias e uma pequena vila.
No lugar você poderá praticar várias atividades divertidas e interessantes como a observação da baleia jubarte, que migra para o local entre os meses de julho e novembro para se reproduzir.
Em suas belas praias você poderá desde aproveitar uma tranquila caminhada a praticar esportes radicais como surf, mergulho, vela e realizar um tour pela ilha e visitar suas belas piscinas naturais.
Na ilha você ainda poderá ver muitos monumentos históricos como o Forte Grande, construído no século XVIII e ainda conhecer a pequena vila e apreciar seu artesanato local.
Quer saber mais detalhes sobre o Morro São Paulo? Então confira o artigo abaixo:

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para o Morro de São Paulo

6. Apreciar sua Gastronomia

A culinária de Boipeva é influenciada maiormente pela preparação de frutos do mar, sendo que você poderá encontrar pratos com lagosta, que é bem comum e apreciado no local, camarão, lambretas, polvo, caranguejo, siri, guaiamu e peixes como robalos, cavalas, tainhas, vermelhos, entre outros e a preços bem acessíveis.

Entre os pratos mais servidos estão as famosas moquecas, grelhados, ensopados e fritos. Além de peixes e frutos do mar você também encontrará uma cozinha variada, com comida típica brasileira e até mesmo italiana.

Muitas sobremesas são doces caseiros feitos à base de frutas como caju, banana, cajá e as deliciosas cocadas de coco.

7. Viagem Barata

Uma viagem à Boipeva é relativamente barata se comparada a outros destinos turísticos no Brasil.

Os maiores gastos que você terá serão com a passagem aérea até Salvador, caso não more na região, e a hospedagem. Pois a maior parte dos passeios pode ser feita de graça, uma vez que geralmente são feitos a pé, de barco ou mesmo de trator, já que não é permitido usar automóveis na ilha, para sua maior conservação.

E também a comida é barata, especialmente se você preferir comer nas barraquinhas das praias que vendem pratos gostosos a preços bem acessíveis. Assim você poderá aproveitar ainda mais a viagem.

Dicas

Para chegar a Boipeva você pode partir de Salvador, seguindo até Torrinhas ou Valença, de onde poderá apanhar barcos que levarão os tripulantes a Boipeva. Ou mesmo partir diretamente de Salvador em um avião biomotor, sendo mais rápido, mas também mais caro.

É necessário levar protetor solar, óculos de sol e chapéu durante a viagem para se proteger dos raios solares e repelente contra insetos, para se proteger de picadas.

Como não há caixas eletrônicos ou bancos em Boipeva é indicado que você leve dinheiro em espécie para poder comprar as coisas e adquirir serviços.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira deixar sua opinião, fique à vontade para comentar.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Boipebatur, Férias Brasil, Wikipedia, Viagem e Turismo

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!