Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é uma das cidades mais visitadas do estado do Rio Grande do Sul, sendo conhecida como a “capital brasileira do vinho”.

Nela você encontrará vinícolas de qualidade, uma culinária deliciosa composta por pratos italianos e galetos e uma história e cultura interessante.

Quer se aprofundar nos motivos que atraem os turistas a realizar uma viagem para Bentos Gonçalves?

Então confira as informações que reunimos para você.

1. Conhecer a História da Cidade

Tendo mais de 100 anos de história, Bento Gonçalves tem muita história para contar, sendo que é possível compreender parte dela através de seus monumentos históricos.

O primeiro a ser observado é Pipa-pórtico, um grande monumento que se encontra na entrada da cidade (espécie de portal), o qual foi construído em 1985.

Imagem do portal pipa-pórtico em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Foto: Pipa-pórtico, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves

Ele tem em torno de 17 metros de altura e representa uma pipa (grande barril de vinho), dando alusão à principal atração turística da cidade e característica que mais a destaca culturalmente, sua produção de vinhos.

Se você gosta de construções antigas vai apreciar a visita a Caminhos de Pedra, um trecho de apenas 7 km situado no distrito de São Pedro e que possui casas antigas feitas de madeira e de pedra, edificadas na época em que os primeiros imigrantes italianos ocuparam a região.

Entre os destaques do lugar estão a Casa dos Doces Predebon, Casa do Tomate, Casa da Ovelha e Casa das Massas e Artesanato e a Casa da Erva-Mate. Além de serem belas construções te darão a oportunidade de experimentar a culinária de Bento Gonçalves e conhecer sua cultura.

Outro belo monumento é La, uma fonte que se encontra no centro da cidade, na Via del Vino. Ela foi construída com retalhos de pedras, imitando o estilo das construções dos primeiros imigrantes italianos.

O legal é que as águas da fonte tem a mesma tonalidade do vinho tinto, dando a ilusão de que ao invés de água, o que jorra dela é a famosa bebida.

E se você quer ficar por dentro da história da cidade poderá realizar a visita ao Museu Histórico Casa do Imigrante, o qual conta com 3 mil fotos e cerca de 1400 peças que contam como se deu a imigração italiana no final do século XIX e a origem do município.

Outra atração interessante é a visita ao Parque Temático Epopeia Italiana. Nele você sentirá como se estivesse fazendo uma viagem do tempo, pois ele retrata toda a história da imigração italiana na cidade, contando com nove ambientes diferentes, atores e efeitos especiais. Dessa forma você poderá compreender ainda melhor a história local.

2. Visitar Vinícolas

Imagem da vinícola Miolo, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Foto: Vinícola Miolo, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul – Mapa do Mundo

As vinícolas são a principal atração de Bento Gonçalves e o principal motivo que leva os viajantes a conhecerem a cidade.

Você poderá encontrá-las no Vale dos Vinhedos, que se encontra entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. É um lugar pitoresco onde você encontrará várias vinícolas circundadas por belos vinhedos.

A maior e mais antiga delas é a Cooperativa Vinícola Aurora, a qual foi criada em 1931 por 16 famílias italianas que trouxeram de seu país de origem a cultura do vinho, dessa forma destacando-se na região com a produção de vinho, suco de uva e espumante.

A vinícola Miolo e Casa Valduga também chamam a atenção por terem grande porte e apresentarem bons vinhos. No entanto no Vale do Vinhedo você ainda encontrará vinícolas menores e mais simples, mas não menos interessantes.

Durante os passeios você poderá entender a história da produção do vinho na região através de vídeos, conferir como funciona o processo e ainda degustar vinhos.

Se quiser conhecer várias vinícolas locais poderá realizar tours através das agências de turismo ou conta própria. Só tome cuidado para não exagerar, sendo recomendado antes de visitar as vinícolas tomar um café da manhã reforçado e ter bom senso na hora da degustação.

3. Conferir Suas Atrações Culturais

Imagem da igreja São Bento, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Foto: Igreja São Bento, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves

A cidade também conta com boas atrações culturais como a visita à Ponte Ernesto Dornelles, também conhecida como Ponte dos Arcos ou Ponte do Rio das Antas (já que corta este corpo d´água), que se trata da maior do mundo com arcos paralelos.

Ela interliga Bento Gonçalves com Verenópolis. O interessante é que ela não possui pilares de sustentação, mas sim uma estrutura formada por dois arcos paralelos, tendo uma extensão total de 227 metros.

Se você curte arquitetura ficará impressionado com as igrejas de Bento Gonçalves, as quais foram edificadas em diferentes estilos, como a Igreja Cristo Rei, em estilo gótico, a Santo Antônio, em estilo romano e a Igreja São Bento que tem o formato de uma pipa, recordando os imigrantes italianos e a cultura do vinho.

Todo ano no lugar também ocorre a Fenavinho, a Festa Nacional do Vinho, um grande evento que conta com várias atrações como música, shows, comida típica e, como não poderia faltar, o vinho.

4. Apreciar sua Natureza

Imagem da Ferradura do Vale do Rio das Antes, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Foto: Ferradura do Vale do Rio das Antas, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul – Mapa do Mundo

Bento Gonçalves também possui uma bela natureza formada por vales e montanhas. Um passeio gostoso é seguir pela rodovia BR 470 e observar a Ferradura do Vale do Rio das Antas.

Como este rio forma um vale profundo ao se locomover em zigue-zague entre as montanhas, em um determinado momento (a mais ou menos 14 km do centro da cidade) forma o desenho de uma ferradura, proporcionando uma bonita visão.

Se você gosta de praticidade e deseja unir cultura e natureza o passeio de Maria-Fumaça pode ser ideal.

Pois a viagem no trem a vapor compreende observar a bela natureza da Serra Gaúcha, e viajar com funcionários animados que recepcionam bem o visitante, com a típica alegria italiana, em meio a música gaúcha e italiana e ainda degustando espumante e suco de uva.

Encontre ofertas em seguro viagem para o Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem brasil 468x60

5. Praticar Esportes Radicais

Se você curte esportes radicais saiba que Bento Gonçalves oferece uma boa variedade de atividades.

Entre elas rafting no Rio das Antas, em que os viajantes passam pelas corredeiras do rio em um bote. A atividade pode ainda incluir pêndulo, tirolesa e rapel na Ponte Ernesto Dornelles.

Outra opção é realizar as diversas atividades que o Parque de Aventuras oferece. O lugar se encontra na Rota Rural Encantos da Eulália e além de contar com uma ótima estrutura, a natureza ao seu redor é de encantar.

Entre as atividades praticadas estão: bungee jump, tirolesa, arvorismo, escalada, rapel, trilha, passeio de quadriciclo e paintiball.

Quem não curte tanta adrenalina, mas deseja aproveitar a natureza do parque pode contar com playground para as crianças, lanchonete, churrasqueira, e uma bela área verde para admirar.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

6. Saborear Sua Deliciosa Gastronomia

A gastronomia de Bento Gonçalves tem a fama de ser deliciosa, pois une os pratos típicos italianos com o churrasco gaúcho.

Entre os melhores restaurantes da cidade está a Casa di Paolo, que tem a fama de oferecer os melhores galetos (prato italiano típico que pode vir acompanhado de sopa de capeletti, radicce com bacon, polenta frita e massas) da região.

No Caminhos de Pedra você vai poder conferir várias lojas e pequenas fábricas que comercializam deliciosos quitutes, entre elas a Casa dos Doces Predebon, que comercializa doces e frutas, Casa do Tomate, que produz geleias, sucos e até cerveja, Casa da Ovelha, onde você poderá ver como funciona a fabricação do leite e queijo do animal e até mesmo conferir sua tosquia, Casa das Massas e Artesanato, onde poderá ver diversos tipos de massa italiana, nos mais diferentes formatos, além dos biscoitos italianos.

E saindo um pouco da tradição italiana, também há a Casa da Erva-Mate, onde é possível comprar os ingredientes para fazer o famoso chimarrão.

7. Sentir-se na Europa

Em Bento Gonçalves além de a cultura italiana ser muito forte, o clima é bem mais fresco que outras regiões do Brasil, pra você ter ideia a temperatura média anual mede cerca de 17°C.

Além disso, a cidade é muito bonita rodeada de verde e possui uma arquitetura diferente de outros lugares no país.

Dessa forma é possível que você se sinta, de certa forma, na Europa, podendo aproveitar uma viagem diferente do que está acostumado, conhecer mais sobre a história dos imigrantes italianos, sua culinária, alegria e hospitalidade.

Dicas

Para chegar à cidade é necessário pegar um voo até Porto Alegre (capital do Rio Grande do Sul) e seguir para Bento Gonçalves de carro ou ônibus.

É recomendado para que os viajantes aluguem um carro, pois dessa forma poderão visitar as atrações da cidade com mais liberdade e poderão economizar na viagem também.

Se quiser conferir dicas práticas e experiências turísticas na cidade, confira o interessante relato que Letícia Zaika contou ao blog Esse Mundo é Nosso.

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado.

E você já viajou para Bento Gonçalves? Como foi sua experiência? Conte pra gente.

Caso tenha alguma dúvida ou queira deixar sua opinião, fique à vontade.

E se curtiu o artigo, que tal compartilhar com os amigos? Dessa forma você não só estará nós ajudando como também estaremos trazendo novos lugares que talvez você não conheça!

Fontes – Wikipedia, Esse Mundo é Nosso, Partiu Viagens, Férias Brasil, Viaje Aqui Abril, Bento Gonçalves

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!