Seguro viagem geral 728x90

7 Motivos Para Realizar Turismo em Porto – Portugal

Porto é a segunda cidade mais populosa de Portugal. Era sua antiga capital e a cidade que deu nome ao país.

É um belo lugar, onde você poderá visitar monumentos históricos, fazer um delicioso passeio de barco, conhecer a fabricação do famoso vinho do Porto, e conferir outras atrações.

Quer saber mais motivos para realizar uma viagem para Porto?

Então confira as informações que reunimos para você.

1. Visitar Monumentos Históricos

A cidade de Porto foi fundada em 200 A.C, sendo assim contém muitos monumentos históricos, que valem a pena ser visitados.

Entre eles temos a Igreja dos Clérigos, uma bela construção barroca fundada em 1630. Ela foi projetada pelo artista Nicolau Nasoni, famoso artista, decorador e arquiteto italiano.

Sua principal atração é a Torre dos Clérigos, uma torre sineira que possui 75 metros de altura. Sendo que os visitantes podem subir suas mais de 200 escadas para ter uma vista panorâmica da cidade.

Imagem do Forte São Francisco e Xavier, na cidade de Porto, em Portugal.
Foto: Forte São Francisco e Xavier, Porto, Portugal – Fortalezas.org

Outro monumento importante é o Forte de São Francisco e Xavier, que se encontra a uma pequena distância da foz do rio Douro. Ele foi edificado sobre uma rocha de granito no século XV.

Devido ao fato da rocha ter o formato parecido com um queijo, a edificação também é conhecida como o Castelo do Queijo. Ele contém guaritas, plataformas de tiro, canhões histórico, edifícios de serviço, fossos, ponte levadiça e portão monumental.

O Palácio da Bolsa é outro monumento interessante. Ele foi construído 1842, sendo sede da Associação Comercial do Porto. É nesse lugar que ocorrem diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade.

De todas as salas da edificação a que chama mais a atenção é o Salão Árabe, cujas paredes e teto são repletas de estuques (revestimento decorativo) do século XIX, legendados a ouro com caracteres arábicos.

A Estação Ferroviária de São Bento também ganha destaque, uma vez que possui belíssimos painéis de azulejo que conta a história do transporte em Portugal. Ela foi inaugurada em 1916 e se encontra no Centro Histórico da cidade.

2. Realizar o Passeio de Barco no Rio Douro

Imagem de barcos navegando pelo Rio Douro, na cidade de Porto, em Portugal.
Foto: Passeio de Barco no Rio Douro, Porto, Portugal – To Go Travel

Se você se deslocar até a Ribeira, um bairro que se encontra à beira do rio Douro, você poderá conferir lugares históricos e realizar um gostoso passeio de barco.

Os barcos de Porto são tradicionais, sendo conhecidos como rabelos. Através deles você poderá observar pontes, como a Ponte D. Luís I, que foi edificada em 1886 por um discípulo de Gustave Eiffel.

Também é possível ter uma vista privilegiada da Vila Nova Gaia, uma cidade localizada do outro lado do rio Douro e que se liga a porte através das pontes que corta o corpo d´água.

Uma boa oportunidade para ver a cidade sob outro ângulo e relaxar.

Encontre ofertas em seguro viagem para a Europa na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem europa 468x60

3. Visitar as Adegas de Porto

Imagem da Adega Taylor, na cidade de Porto, em Portugal.
Foto: Adega Taylor´s, Porto, Portugal – Taylor

Porto também é famosa por seu vinho do Porto, considerado um dos melhores do mundo. Você encontrará as adegas da cidade à margem do rio Douro, onde poderá realizar visitas guiadas e conferir de perto como funciona a fabricação do vinho.

Entre as adegas mais conhecidas está a Taylor´s, que oferece visitas gratuitas assim como a degustação do vinho.

A Graham´s tem mais de 350 anos de história, onde você poderá conhecer todo o processo da fabricação do produto assim como fazer uma refeição no restaurante Vinum, que tem excelente qualidade.

Também há a Vinícola Ramos Pinto, onde você poderá conhecer a história da marca, visitar a pequena cave e apreciar seus saborosos vinhos. Entre muitas outras adegas.

4. Conhecer Outras Atrações Culturais

Imagem da Livraria Lello, na cidade de Porto, em Portugal.
Foto: Livraria Lello, Porto, Portugal – Ruralea

Porto ainda reserva outras atrações culturais a seus visitantes.

Se você gosta de ler, vai curtir a visita à Livraria Lello, considerada uma das melhores do mundo. Ela foi inaugurada em 1906 e se encontra em uma edificação encantadora, em estilo neogótico.

Sem dúvida o que mais chama a atenção em sua arquitetura são suas escadas, as quais inspiraram J.K. Rowling, autora de Harry Potter, a criar as escadas de Hogwarts.

Outro lugar que ganha destaque na cidade é a Casa da Música, a principal sala de concertos de Porto. Ela foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, sendo inaugurada em 2005. A edificação possui dois auditórios e ainda um terceiro espaço para apresentações.

Nele ocorrem concertos, espetáculos, sendo possível realizar uma visita guiada para conferir sua moderna arquitetura.

O Museu Serralves é o museu de arte contemporânea da cidade, onde você poderá conferir obras nacionais e internacionais de artistas desde o final dos anos 1960 até os dias atuais. Além das obras o que chama a atenção no local são os belos jardins que rodeiam o museu.

5. Apreciar a Beleza do Parque da Cidade

O Parque do Porto é o maior parque urbano de Portugal, contendo 83 hectares de extensão. Nele você vai poder conferir uma bela paisagem formada por lagos, flora e fauna variada.

Há também caminhos pavimentados, por onde os visitantes podem realizar caminhadas e assim conhecer melhor o parque.

No parque você ainda poderá conferir o Pavilhão da Água, um edifício que cria a ilusão de que você está suspenso no ar, o Sea Life Center, um aquário privado que dá acesso ao público e o Queimódromo, um recinto, onde são realizados eventos esporádicos.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:

Booking.com

6. Saborear a Gastronomia Local

Porto possui uma deliciosa culinária, formada por pratos à base de bacalhau. Entre seus pratos mais famosos estão as Tripas à moda de Porto (dobrada de vitela com embutidos e feijão branco).

Uma curiosidade interessante sobre esse prato é que os moradores de Porto começaram a ser conhecidos como “tripeiros”, quando doou toda a carne de qualidade à Armada, ficando apenas com as tripas dos animais, uma forma de mostrar que apoiava D. Pedro IV na luta contra os absolutistas, no século XVII.

Outros pratos muito encontrados na cidade são caldo verde (feito com batatas e couve verde), bacalhau à Gomes de Sá (feito com leite, dente de alho, cebola, batata, azeitonas pretas, salsa e ovo cozido), cabrito assado, broa de milho, pão de ló, entre outros.

Quer conhecer outros lugares em Portugal? Então confira o artigo abaixo: 

7 Motivos Para Realizar Turismo em Portugal

7. Realizar um Tour de Ônibus Turístico

Se você tem pouco tempo de estadia em Porto, uma boa opção é realizar um tour turístico de ônibus.

Neste passeio você terá a oportunidade de conhecer as principais atrações de Porto. Entre elas a Torre dos Clérigos, a Fundação Serralves, a Casa da Música, o Cais da Gaia, a Foz do Douro, o Museu do Carro Elétrico, entre outros.

Dessa forma você poderá visitar diversos pontos turísticos da cidade em uma só viagem.

Dicas

Para chegar em Porto é necessário partir de Lisboa. De lá é possível viajar de ônibus, carro ou mesmo trem. A viagem dura cerca de três horas.

Não é necessário de visto de viagem, caso sua viagem seja apenas para turismo. Sendo preciso levar apenas um passaporte válido.

A melhor época para conhecer a cidade é entre maio, junho e setembro (primavera e outono) quando as temperaturas estão mais amenas.

Esperamos que as informações tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida, dica ou queira comentar algo, fique à vontade.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Wikipedia, O Guia de Portugal, Férias em Portugal, Viagem e Turismo, Go to Portugal, Janelas Abertas, Terras de Portugal, CVC, Soul Portugal

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!