Seguro viagem geral 728x90

6 Motivos Para Realizar uma Viagem Para Manaus

Manaus é a capital do estado do Amazonas. Um dos lugares mais visitados do Brasil por ser o ponto de partida para vários passeios pela Floresta Amazônica.

No entanto a cidade tem outros encantos, como sua história, cultura, monumentos e deliciosa culinária.

Quer conhecer mais a fundo os motivos que levam as pessoas a realizar uma viagem para Manaus?

Então nos acompanhe neste artigo.

1. Conferir Seus Monumentos Históricos

Fundada em 1669, Manaus é uma cidade antiga e que tem muita história para contar.

Seu nome Manaus para quem não sabe foi escolhido em 1832 em homenagem ao povo indígena dos manaós.

Mas Manaus ficou conhecida mesmo no início do século XX, quando atraiu a atenção de estrangeiros e imigrantes (especialmente franceses) que queriam investir na borracha (durante a era de ouro do produto).

Imagem da fachada do Teatro Amazonas, em Manaus.
Foto: Teatro Amazonas, Manaus – Pixabay

Por isso é possível ver algumas construções em estilo europeu que se tornaram importantes pontos turísticos na cidade.

Entre elas está o Teatro Amazonas, que foi inaugurado em 1896. No local eram exibidos espetáculos de companhias europeias, os quais eram assistidos por barões e outras pessoas de posses da época.

Além de ser uma bela construção e poder ser visitado em visitas guiadas é um ótimo lugar para assistir espetáculos teatrais e óperas.

Uma curiosidade interessante é que o piso de pedras portuguesas que compõem o Largo São Sebastião, onde fica o teatro, lembra o calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Isso se deve ao fato de Manaus ter inspirado a cidade a fazer o mesmo estilo de piso, que se originou primeiro na capital amazonense em 1901.

Outras construções interessantes são o Palácio da Justiça, o Relógio Municipal e a Igreja Matriz, que se encontram próximos em seu centro histórico.

2. Visitar Seus Museus

Imagem da plataforma no Museu da Amazônia, em Manaus.
Foto: Museu da Amazônia, Manaus – Tripadvisor

A cidade também é rica em museus, onde você pode conhecer ainda mais a história e cultura da região.

Entre eles temos o Museu do Índio, que conta com um acervo de 3 mil peças e utensílios de grupos indígenas da Amazônia, Museu Amazônico, que é dedicado à pesquisa sobre a Amazônia e suas culturas e o Museu de Ciências Naturais da Amazônia, onde se encontram expostos espécies de animais da floresta amazônica empalhados.

Também há o Museu de Numismática do Amazonas, onde se encontram coleções de moedas, cédulas e documentos históricos, Museu do Porto, que conta a história da navegação e comércio na era da borracha e o Museu Tiradentes, que apresenta a história da Polícia Militar do Amazonas.

Quem gosta de artes vai gostar dos museus de Imagem e do Som do Amazonas, que é dedicado ao cinema e a Pinacoteca do Estado do Amazonas, que conta com uma bela coleção de mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros dos séculos XIX e XX.

Um museu novo e que chama a atenção é o Museu da Amazônia, que se encontra na Reserva Florestal Adolpho Ducke e foi inaugurado em 2014. Ele é composto por uma torre de observação com três plataformas, das quais é possível ter uma ótima vista para a floresta e parte da cidade.

Encontre ofertas em seguro viagem para o Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem brasil 468x60

3. Realizar Atividades Culturais

Imagem de espetáculo no Festival de Teatro da Amazônia, em Manaus.
Foto: Festival de Teatro da Amazônia, Manaus – G1

Além de conhecer a história de Manaus, na cidade e fora dela é possível realizar atividades culturais que vão te ajudar a conhecer melhor a vida de seus habitantes e de quebra se divertir.

Entre elas a visita à Biblioteca Pública Estadual do Amazonas pode ser um bom programa para quem é fã de história e quer conhecer a fundo informações sobre a região.

Esta biblioteca é a maior do estado, sendo fundada em 1870. Ela conta com mais de 80 mil títulos de obras, sendo que algumas são datadas do século XVII.

Outra biblioteca bem conhecida é a Biblioteca do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que tem obras que contam sobre a história da Amazônia.

Outra forma de conhecer a vida das pessoas da região é visitar suas feiras de artesanato, em que são usados materiais rústicos e que chamam a atenção.

Na cidade também acontecem festivais de artes interessantes como o Festival de Teatro da Amazônia, realizado desde 2003 em Manaus, onde ocorrem apresentações de espetáculos nacionais tanto adultos como infantis. O evento ocorre no Teatro Amazonas no mês de outubro, tendo ainda oficinas de artes.

Outros festivais são: o Festival Breves Cenas de Teatro e Amazonas Film Festival, evento de cinema internacional, o qual apresenta filmes, especialmente inspirados na Amazônia.

4. Apreciar a Natureza

Imagem da ponte do Rio Negro em Manaus.
Foto: Rio Negro, Manaus – Pixabay

Como dissemos anteriormente, Manaus é o ponto de partida para vários passeios na Floresta Amazônica e lindas paisagens naturais.

E entre os passeios mais requisitados está O Encontro das Águas, um fenômeno natural em que ocorre o encontro entre o rio Solimões (cujas águas são barrentas) e o rio Negro (cujas águas são escuras).

O encontro entre os dois rios, chama a atenção, pois as águas de tonalidades diferentes correm juntas sem se misturarem por cerca de 6 km. Isso acontece devido à temperatura e densidade das águas, e a velocidade de suas correntezas.

Outra atração que acontece durante a época de seca é a formação das praias de água doce, quando as águas do rio Negro baixam, como a Praia da Lua que se encontra na margem esquerda do rio Negro, a 23 km de Manaus. Seu nome se deve ao fato dela ter o formato de uma lua em quarto crescente.

A Praia Tupé e a Praia Dourada também se encontram no rio Negro.

Além das belas praias, há muitas belezas naturais para se ver a partir de Manaus, como a Cachoeira do Paricatuba, que só pode ser acessada de barco e é formada por rochas sedimentares e vegetação densa.

Outros passeios ao ar livre incluem trilhas na mata, passeios de canoa pelo igarapé, escalada nas árvores, visita às aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas, observação de animais e plantas e até mesmo passeios de monomotor. Se quiser saber mais detalhes sobre os passeios na Amazônia, clique aqui. [link]

E mesmo na cidade de Manaus você já pode entrar em contato com a natureza. Pois lá se encontra o Bosque da Ciência, um espaço que reúne espécies de animais e plantas nativas da floresta Amazônica.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

5. Realizar Cruzeiros

Um passeio muito realizado por estrangeiros, especialmente europeus, é o cruzeiro em navios que cruzam o rio Amazonas, visitam a cidade e exploram as belezas da Amazônia.

Geralmente os navios chegam entre os meses de outubro e abril, próximo à época de chuvas, quando os rios ficam cheios e facilitam a navegação.

O passeio apesar de ser gostoso e prático, já que o navio para de lugar em lugar e há comida e acomodações dentro do mesmo, o valor é bem salgado. Por isso muitos brasileiros preferem desfrutar Manaus e a floresta Amazônica de forma independente.

6. Deliciosa Gastronomia

Manaus também é famosa por sua deliciosa gastronomia, a qual é regada especialmente por peixes e frutos do mar, uma vez que na região há uma grande variedade desses animais.

Entre os peixes mais comidos estão: tambaqui, tucunaré e pirarucu. Estão entre as comidas típicas da cidade: farinha de uarini (farinha de mandioca), suco de guaraná (se usa um pó amargo que é feito da semente da fruta guaraná), sanduíche de tucumã (fruta típica da Amazônia), x-caboquinho (pão francês, queijo calho e tucumã, fruta típica da Amazônia), banana frita, sorvetes de açaí e cupuaçu, entre outros.

Dicas

É possível chegar de avião a Manaus através do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, ou se estiver próximo à região de carro, partindo de Boa Vista (Roraima) e Porto Velho (Rondônia) ou mesmo de barco, partindo de Belém (Pará), o que pode levar até cinco dias.

A melhor forma de andar pela cidade é de táxi,uma vez que o trânsito e sinalização são confusos, tanto que até os motoristas de táxi não conseguem se localizar.

Esperamos que tenha gostado das informações e que elas tenham ajudado.

Caso tenha alguma dúvida,dica ou queira comentar algo, deixe seu comentário.

E se curtiu o artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais.

Fontes – Wikipedia, Férias Brasil, Melhores Destinos, Viaje Aqui Abril, Blog Vambora

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!