Seguro viagem geral 728x90

5 Motivos Para Realizar Turismo na Bahia

A Bahia é um dos pontos turísticos que mais atrai visitantes no mundo. Trata-se do berço histórico brasileiro, onde os portugueses pisaram pela primeira vez em 1500.

Mas não é apenas o valor histórico do estado que chama a atenção dos turistas, mas também sua cultura, folclore, culinária, o carnaval, a música, sua natureza exuberante e as diversas atrações que encantam e despertam a curiosidade.

Como vocês puderam ver há diversos motivos para realizar turismo na Bahia.

Por isso para que vocês possam conhecer melhor as atrações que o estado oferece, separamos 5 motivos que mostram por que realizar turismo na Bahia vale a pena.

1. Admirar as Belezas da Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é o lugar perfeito para quem curte ecoturismo. Trata-se de uma região de serras formada por 57 cidades e protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina.

É um lugar muito bonito, composto por vegetação exuberante e lindas cachoeiras.

Quem é fã de esportes radicais vai gostar de conferir a grande variedade que a região oferece como escaladas, trilhas, tirolesa e rapel. O Vale do Capão, em Lençóis, é um dos lugares mais visitados pelos aventureiros.

Imagem da Cachoeira Fumacinha em Ibiacoara, Chapada da Diamantina, Bahia
Foto: Cachoeira da Fumacinha – Ibiacora – Tom Alves – Guia da Diamantina

Já quem prefere atividades mais calmas e tranquilas, vai gostar de flutuar nas águas cristalinas da Pratinha, em Iraquara e do Poço Azul em Nova Redenção.

As cidades ainda contam com pontos turísticos históricos como o Cemitério Bizantino e a Igreja Matriz Santa Isabel, ambos em Mucagê e o Centro Histórico de Lençóis.

A cidade Palmeiras também contém lugares que valem a pena visitar como os Sítios Arqueológicos do Matão, a Serra Negra e o Poço dos Impossíveis, além dos casarios coloniais, como o Museu da Cidade que conta um pouco da história da região.

Sem dúvida a Chapada Diamantina oferece uma gama de opções para os turistas, feitas para todos os gostos.

Veja também: 5 Motivos Para Realizar uma Viagem a Campos do Jordão

2. Se Encantar com a Costa do Sauípe

Imagem da Costa dos Coqueiros, que se encontra no Parque do Sauípe, Bahia.
Foto: Parque do Sauípe – Tatiana Azeviche – Fotos Públicas

O Sauípe é um distrito da cidade de Mata de São João, localizado no litoral norte da Bahia. O lugar guarda o maior complexo turístico do Brasil, contendo diversos hotéis e resorts.

A Costa do Sauípe conta com uma boa infraestrutura para lazer e esportes. Sendo composto por cinco hotéis internacionais, cinco pousadas temáticas (ótimas para quem quer economizar) e ótimas instalações, capaz de comportar 3,5 mil pessoas.

Os hotéis são de primeira linha, contendo várias opções de lazer para os hóspedes e diárias com tudo incluído.

As pousadas, por outro lado, mostram diferentes encantos da Bahia, a pousada Aldeia, por exemplo, foi construída um pouco afastada das demais, reproduzindo o cenário de uma aldeia de pescadores. Já a pousada Agreste faz referência à cultura nordestina, tendo arquitetura colonial e clima de forró. A pousada Torre é inspirada no castelo construído por Garcia d´Ávila o primeiro do Brasil.

Também há a pousada Carnaval que como o nome já diz tem a decoração voltada ao maior evento da Bahia. A pousada Gabriela homenageia o escritor baiano Jorge Amado, tendo o nome de sua famosa e contendo características dos casarões de Ilhéus, cidade natal do escritor.

Todas as pousadas se encontram na Vila Nova da Praia, um vilarejo praiano tranquilo que mostra ao visitante as belezas da Bahia.

Além dos hotéis, uma das grandes atrações do local é o Parque do Sauípe, o qual tem grande biodiversidade em flora e fauna, contendo alguns trechos de restinga e manguezal rodeados pela Mata Atlântica. É um local perfeito para realizar ecoturismo e tirar belas fotos em um mirante de 15 metros de altura.

Há várias atividades para fazer, especialmente para quem curte esportes radicais e natureza, como pesca oceânica, mergulho, canoagem e observação de baleias e tartarugas marinhas.

O lugar também oferece várias opções em esportes mais tradicionais, contendo um campo de golfe, quadras de tênis, squash e poliesportivas.

Além disso, as belas praias do local, restaurantes típicos e lojas de artesanatos também proporcionam boas experiências e atividades aos turistas.

Encontre ofertas em seguro viagem para Brasil na REAL SEGURO VIAGEM:

Seguro viagem brasil 468x60

3. Conferir as Opções de Porto Seguro

Imagem de praia em Porto Seguro.
Foto: Sundaytv – Pixabay

Porto Seguro é uma cidade que se encontra no sul da Bahia. Um lugar que atrai os turistas por conter uma grande variedade de opções de lazer como ecoturismo, praias, bons restaurantes, danceterias, pontos históricos, galerias de arte, entre outros.

Uma das principais atrações é o Arraial d´Ajuda Eco Parque, que foi inaugurado em 1997, sendo construído à beira-mar. Ele tem a capacidade para abrigar 5 mil pessoas.

Uma opção bem divertida, especialmente para crianças e adolescentes, já que o parque é equipado com diversos brinquedos importados, da mesma empresa que equipou grande parte dos parques da Disney.

O Beco das Cores é voltado para quem gosta de programas mais tranquilos. Essa viela se encontra na Rua do Mucagê, lá você vai encontrar pequenas lojas de roupas, barzinhos com comidas típicas, cachaçaria, creperia, restaurantes diversos que vendem desde sushi à pizza.

A cidade também conta com pontos históricos que valem a pena visitar, como a Cidade Histórica em que é possível ser transportado à época do Descobrimento do Brasil, através de prédios imponentes e peças do século XVI.

Ganha destaque o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal junto com as caravelas da frota de Álvares Cabral, as igrejas Senhora da Peña, que é a padroeira da cidade, São Benedito, que foi construída pelos jesuítas e Senhora da Misericórdia, também há a Casa da Câmara e Cadeia que guarda o Museu de Porto Seguro.

Sem contar as belas praias que sempre atraem os turistas que querem relaxar e ver o mar.

Veja aqui: Ofertas de voos para Porto Seguro

4. Se Maravilhar com as Praias de Ilhéus

Imagem de praia em Ilhéus.
Foto: Alvaro Coelho – Pixabay

Se você curte praia e sol vai apreciar muito Ilhéus. Pois a cidade possui o mais extenso litoral entre os municípios do estado. É a terra do escritor Jorge Amado, conhecida por ambientar seus mais famosos romances.

Além de suas belas praias, que já é de longe o que mais chama a atenção na cidade, Ilhéus contém diversos monumentos históricos, que chamam a atenção dos visitantes, seja por sua história ou beleza.

Entre eles o Bar Vesúvio, que se encontra na Praça Dom Eduardo e é um dos mais antigos estabelecimentos comerciais da cidade, tendo mais de 100 anos de existência.

Outra construção histórica é o Convento e Igreja Senhora da Piedade que se encontra na Rua Madre Thaís, no Alto da Piedade. O conjunto possui arquitetura neogótica e foi edificado no início do século XX. No convento hoje são realizados Congressos e Seminários.

Os amantes de chocolate vão gostar de conferir a Estrada do Chocolate, um roteiro turístico que leva os turistas em visitas à fazendas, fábricas e lojas, onde podem conhecer o processo de fabricação do produto. Além disso, há passeios em reservas de Mata Atlântica, localidades históricas e construções antigas.

Pessoas que curtem a natureza vão gostar muito da Lagoa Encantada, um povoado que como o nome já diz, possui uma bela lago natural de grande extensão. O local também contém quedas d´água, área verde, comida típica e você pode conferir a cultura local.

Veja aqui: Ofertas de voos para Ilhéus

5. Conhecer as Atrações de Salvador

A capital do estado oferece muitas atrações para os visitantes, sendo um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.

O legal da cidade é que tem diversão para todos os gostos.

Suas belas praias encantam os turistas. O melhor é que elas são calmas, sendo perfeitas para quem curte esportes náuticos como, natação, velas, mergulho e pesca submarina.

O destaque vai para as praias cercadas por recifes que formam piscinas naturais, ótimo para crianças brincarem.

No entanto para quem busca emoções mais fortes saiba que as enseadas de mar produzem ondas poderosas, ideais para surfistas.

Imagem da cidade de Salvador, Bahia
Foto: Mercado Modelo, Salvador – Pixabay

Salvador também possui um Centro Histórico, onde os visitantes podem conhecer Pelourinho, que é parte mais alta da cidade e que guarda parte da história da escravidão no Brasil, assim como diversas atrações. Também há ótimos restaurantes, ensaios de blocos de carnaval para quem gosta de dançar e hotéis excelentes com vista para o mar.

A cidade ainda conta com pontos turísticos de qualidade como o Elevador Lacerda, construído em 1873 e que devido às reformas e implementações tecnológicas funciona até hoje, sendo um dos lugares mais requisitados da cidade, o Mercado Modelo que chama a atenção dos turistas, pois vende uma grande variedade de peças de artesanato produzidos no estado.

Quem gosta de belas paisagens vai curtir o Farol da Barra que é ideal para ter uma linda vista da Baía de Todos os Santos (a baía mais extensa do Brasil), especialmente ao pôr do Sol.

Além disso, a cidade conta com a maior festa de Carnaval do mundo, onde os turistas podem curtir a folia de diversas formas.

Quer saber mais sobre o que Salvador tem de bom para oferecer aos turistas? Então clique aqui.

Encontre a hospedagem ideal para você no BOOKING.COM:


Booking.com

Veja aqui: Ofertas de voos para Salvador

Esperamos que as informações tenham lhe ajudado a conhecer melhor a Bahia e suas belezas.

Você já visitou a Bahia? Qual lugar gostou mais ou gostaria de visitar? Conte pra gente nos comentários.

E se curtiu o artigo compartilhe com seus amigos.

Fontes – Guia Chapada Diamantina, Viaje Aqui, Guia do Litoral, Bahia Turismo, Melhores Destinos, Porto Seguro Tur, Wikipedia, Vai Bahia, G1

Compartilhe nas Redes Sociais:

 photo banner real seguro 468 x 60_zpsgvj8olhy.jpg
3 Comments

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!